quarta-feira, 24 de abril, 2024
27.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Mar aberto

- Publicidade -

Tádzio França
repórter

Mergulhar é uma atividade que pode conjugar diversas qualidades: atividade física, hobby, esporte, lazer e descobertas. O mergulho a mar aberto permanece quase inexplorado pela maioria dos natalenses – que, ironicamente, possuem para isso um dos litorais mais privilegiados do país. Mas as possibilidades estão à disposição. Escolas e operadoras locais de mergulho oferecem toda a estrutura necessária para iniciados e iniciantes cruzarem águas nunca – ou pouco – dantes mergulhadas. Há os pontos ideais para mergulho, delimitados por profissionais. Seja qual for a profundidade, promete ser o tipo de experiência que não se esquece.
#ALBUM-4881#
“Você sabia que o 2º melhor ponto de mergulho no Brasil está a 25 quilômetros do Porto de Natal?”, indaga o gaúcho Flávio Marcato, diretor operacional da Natal Divers, centro de mergulho  atuante em Natal desde março de 2013. O ponto ao qual ele se refere é o Batente das Agulhas, local que ele mesmo define como “psicodélico”, de tão bonito. Mas que ainda permanece desconhecido da maioria dos natalenses. “Acho que nadar a mar aberto poderia ser a próxima fronteira de lazer do natalense. Nosso litoral é mais do que só parrachos”, afirma.

Natal é considerada a capital dos mergulhos de recifes de corais no Brasil – fato pouco conhecido dos natalenses . “Olha, 90% dos meus clientes são pessoas de outros estados, turistas em geral. Ainda falta uma cultura de mergulho por aqui”, diz Flávio. A Natal Divers oferece cursos do básico ao profissional. A base operacional é o Iate Clube, de onde o barco Minuano parte para os mergulhos a mar aberto. O aluno recebe todo material necessário, como roupa, colete, regulador e cilindro, além de seguro de vida e assistência médica.

Os iniciantes contam com a opção do ‘batismo’, através de um programa chamado “discovery scuba drive”: consiste em uma aula em vídeo, depois treinamento na piscina, e por fim um mergulho no mar a, no máximo, 14 metros de profundidade. “Quem faz o curso acaba se tornando cliente. Também atendemos os mergulhadores já certificados”, diz. Os mergulhos são feitos pela manhã ou à noite.

No fundo do mar
Os pontos de mergulho em Natal são distantes da costa. O mais próximo está a 15 quilômetros. Mesmo assim, a Natal Divers conta com mais de 30 pontos a mar aberto utilizados pelos mergulhadores. Entre os que ele destaca estão o Arabaianinha, a 15 quilômetros, com 14 metros de profundidade, é um dos mais usados pelos iniciantes; Laje da Serra, com 27 metros, é usado para níveis mais avançados; a Laje da Criminosa, na beira de um canal de 45 metros de profundidade, com um paredão de recifes com oito metros de altura; e o Batente das Agulhas, com 16 metros de profundidade, embelezado por colunas fossilizadas semelhantes a troncos de árvore.

Para quem preferir uma experiência mais “rasa”, mas não menos instigante, a Natal Divers conta com um mergulho ao lado de tubarões. Através de uma parceria com o Aquário de Natal, a empresa faz mergulhos no tanque dos cinco tubarões-lixa do aquário. “A criançada adora. Esse mergulho é 100% seguro e sem restrições”, diz Flávio. A ND também tem parceria com o Hotel Sehrs, no qual trabalha junto aos hóspedes, podendo também levar  um aluno de fora. “Num mergulho você vê tartaguras, arraias, corais, esponjas, formas e cores inéditas. É uma experiência diferente e recomendável”, afirma.

A nova “Noronha”
A Caju Divers é a mais antiga operadora de mergulho em Natal, com sete anos de imersões. O instrutor Paul Bouffis, paulistano, acredita que o potencial do litoral potiguar permanece sem uma exploração positiva e mais direcionada. “Se fosse, já teríamos passado Fernando de Noronha em mergulho. Não temos um parque marinho. E Maracajaú ainda está engatinhando nesse sentido”, analisa. Ele ressalta que sua maior clientela são estrangeiros e brasileiros do sul e sudeste. “Os praticantes são basicamente profissionais liberais, que veem o mergulho como libertação para o estresse, relaxamento”, diz. Há também alunos de biologia, potiguares e de outros estados.

A Caju Divers oferece toda a logística habitual desse tipo de atividades, com a segurança e os profissionais exigidos. A operadora conta com 10 pontos de mergulho, alguns a uma hora da costa. Segundo Paul, um dos mais conhecidos é Barreirinha, próximo a Pirangi. “É um verdadeiro aquário natural, com  vida marinha estonteante, e uma biodiversidade reconhecida por especialistas nacionais. É bastante comparada a Noronha”, explica. Há opções para mergulhadores certificados e iniciantes que precisam do ‘batismo’. Já teve até pedido de casamento debaixo d’água.

Segundo Paul Bouffis, o poder público deve ao segmento iniciativas para estimular a prática do mergulho a mar aberto em Natal. “Estão perdendo uma grande oportunidade para o turismo. O praticante de mergulho  geralmente tem grande poder aquisitivo e é exigente. O mergulho é uma atividade que sempre oferece novidades, e pode trazer mais gente. Diferente dos passeios de buggy, que não mudam quase nada”, afirma. O mergulhador justifica seu ponto de vista com um dado: “Sabe onde estão as maiores comunidades de mergulhadores no Brasil? Em Brasília e em Belo Horizonte. Dois lugares que não têm mar. É uma prova de que Natal precisa mergulhar mais”, diz.

Museus do Mar
Foi retomada nesta semana as discussões sobre a criação de um “Parque dos Naufrágios” no RN. A ideia volta a ganhar força entre representantes da Marinha, UFRN,  Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, empresas operadoras de mergulho, e Ibama. Segundo o oceanógrafo e analista ambiental do Ibama, Luiz Eduardo Bonilha, embarcações afundadas podem se converter em excelentes pontos de mergulho, desde que devidamente preparadas. Há grande quantidade de barcos abandonados às margens do rio Potengi e também no município de Areia Branca. Uma proposta será enviada pelo Seturde e UFRN nas próximas semanas.

QUEM
Natal já dispõe de empresas capacitadas para realizar mergulhos seguros em alto-mar

O QUE
Os pontos de mergulho em Natal são distantes da costa. O mais próximo está a 15 quilômetros

Serviço:
Natal Divers. Tel.: 9616-0123. 
Caju Divers. Tel.: 3219-3896/9937-6901.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas