quinta-feira, 25 de abril, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Maracanã tem novo dia histórico

- Publicidade -

ARTICULADOR - O meiocampista Lúcio Flávio é um dos principais armadores de jogadas no Botafogo

Gazeta Press (RJ) – Depois de 39 anos Botafogo e América voltam a se encontrar na decisão de uma Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca. O confronto será neste domingo, às 15 horas (do RN), no Maracanã, o mesmo palco em que em 1967 Paulo César Caju brilhou na vitória de 3 a 2 dos botafoguenses. Neste domingo os americanos terão a chance de se vingar.

Nas semifinais o Alvinegro conseguiu bater o Americano no tempo normal, por 2 a 1. Já o Diabo precisou da disputa de pênaltis para despachar a Cabofriense. Penalidades que serão exigidas caso após os 90 minutos hoje o placar marque empate.

Carlos Roberto, técnico do Botafogo, esteve em campo em 1967, defendendo o Alvinegro como jogador. Neste domingo ele sonha em repetir o feito. Mesmo sabendo que seu time está mais acostumado a decisões e é apontado como o franco favorito, o treinador prefere descartar o rótulo. “O Botafogo está acostumado a decisões, mas não chega a uma final há muito tempo. Portanto, não podem apontar esse fator para nos colocar como favoritos. Além disso, o América já provou que tem um time de qualidade e que vai dar muito trabalho”, disse Carlos Roberto.

 O treinador alvinegro tem bons motivos para pensar assim. Na fase de classificação os dois times se encontraram, também no Maracanã, e os botafoguenses perderam de 2 a 0. “Mas agora a situação é diferente, pois vale título e os dois times já se conhecem. Respeito ao América teremos sempre, mas sabemos que as nossas condições atuais nos permitem sonhar com o título”, afirmou o meia Lucio Flavio, autor do gol da vitória sobre o Americano.

Para este jogo Carlos Roberto não poderá contar com o zagueiro Rafael Marques, suspenso pelo Tribunal de Justiça Desportiva da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro por conta de sua expulsão contra o Madureira, na primeira fase. Asprilla será seu substituto. Mesmo sentindo um incômodo no tornozelo direito o lateral-direito Ruy garante que joga. “Para ser campeão vale qualquer sacrifício. É claro que vou para o jogo”, prometeu Ruy.

 No América o técnico Jorginho não tem problemas e vai repetir a escalação que derrotou a Cabofriense. O treinador acredita que o Diabo tem plenas condições de ficar com o troféu. “O América está trabalhando sério e há muito tempo para conquistar esse título. Não vamos abrir mão disso agora, que estamos na final. A qualidade do Botafogo todo mundo já conhece. Mas nosso poder de superação poderá ser determinante”, ressaltou.

Galeria de títulos vai aumentar

Botafogo e América que disputam hoje o título da Taça Guanabara têm pouca tradição em matéria de títulos. O Botafogo conquistou o torneio em três oportunidades – 1967,1968 e 1997 -, enquanto o América só ganhou em 1974. O Alvinegro foi vice da Taça GB sete vezes (1965, 69, 71, 89, 90, 95 e 2000). Já o América terminou em segundo quatro vezes (1967, 75, 81 e 83).

Os dois clubes só decidiram a Taça Guanabara uma única vez. Há 39 anos, no dia 20 de agosto de 1967, Botafogo e América se enfrentaram no Maracanã para decidir a terceira Taça Guanabara, que,na época, não fazia parte do Campeonato Carioca. E a decisão foi inesquecível.

 A partida marcou o surgimento de um novo craque do futebol brasileiro: Paulo César Lima, até então um jovem desconhecido de 18 anos, teve uma atuação espetacular e fez os três gols do Botafogo. Foi o início da arrancada que o levaria à Seleção Brasileira que conquistou o tricampeonato mundial no México, três anos depois.

Paulo César começou a se destacar logo no primeiro minuto. Com um chute de pé direito, ele venceu o goleiro Arésio. O América que tinha uma equipe de com jogadores de grande talento, não se perturbou e empatou a partida no minuto seguinte com Edu, a grande estrela da equipe.

Antes de terminar o primeiro tempo, o Botafogo perdeu Jairzinho, expulso após revidar entrada violenta de Aldeci. Aos oito minutos da segunda etapa, o ponta esquerda Eduardo pôs o Diabo rubro em vantagem.  Mesmo com dez homens em campo, o Botafogo passou a pressionar em busca do gol de empate, o que acabou acontecendo aos 26 minutos, outra vez com Paulo César empatou com um chute de perna esquerda. A partida foi para a prorrogação e novamente Paulo César brilhou, marcando o gol da vitória aos quatro minutos do segundo tempo.

Ficha técnica:

Botafogo: Max, Ruy, Asprilla, Scheidt e Bill; Thiago Xavier, Diguinho,
Lucio Flavio e Zé Roberto; Marcelinho e Dodô. Técnico: Carlos Roberto

América-RJ: Everton, Guerra, Santiago, André e Maciel; Válber, Argeu, Bruno
Lazaroni, Robert e Julinho; Chris. Técnico: Jorginho

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 12 de fevereiro de 2006 (Domingo)
Horário:16h(de Brasília)
Árbitro: William de Souza Nery (RJ)
Assistentes: Marcelo Duarte (RJ) e Wagner Santos (RJ)

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas