quinta-feira, 28 de março, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Maratonando cultura

- Publicidade -
Tádzio França
Repórter
A música continua ausente dos palcos presenciais, mas com toda a força nas transmissões on-line. A mais nova iniciativa vem da TV Universitária, que lança nesta terça-feira o Festival Cultura em Casa, uma maratona de duas semanas com alguns dos mais renomados músicos potiguares, de 11 a 21 de agosto, com apresentações das 20 às 21h30. São dois shows por noite, de terça à sexta, que poderão ser vistos no canal 5.1 digital da televisão ou no YouTube da TVU.
O cantor Dudu Galvão está na programação Festival promovido pela TV Universitária
O evento musical on-line foi idealizado com o propósito de enaltecer os artistas e a música do Rio Grande do Note num período em que público e músicos estão isolados e distantes uns dos outros. “Com a pandemia do novo coronavírus, um dos segmentos mais afetados foi o da arte e cultura. Vários artistas tiveram shows e eventos cancelados, o que causa uma falta não somente econômica, mas também emocional”, disse Hilca Honorato, diretora do projeto. Ao todo, serão 16 artistas locais em apresentações bastante especiais para o momento.
O time reunido para as transmissões é de respeito. A estréia neste dia 11/08 será com lives da Família Pádua e do cantor Ivando Monte; no dia 12 será a vez de Dudu Galvão e Jubileu Filho; dia 13 com Eduardo Taufic e Valéria Oliveira; e no dia 14, a primeira semana terminará com Ângela Castro, Clara e Ricardo Menezes. Na segunda semana, volta o som no dia 18 com Camila Masiso e Diogo Guanabara, e Sueldo Soaress; dia 19, Carlos Zens e Luiz Gadelha; dia 20, Sérgio Groove e  Khrystal, e finalizando a temporada com Vinícius Lins e Natália Noronha, no dia 21.
Choro e piano
Antônio de Pádua, a esposa e os dois filhos, todos músicos, estão morando há um ano e meio em Viena, na Áustria. A apresentação que farão nesta terça, às 20h, mesmo à distância, tem um sabor de show em casa. “Acho maravilhosa a iniciativa! Principalmente para nós que estamos tão longe e querendo sempre manter laços com o nosso público no Brasil. Durante esse período é de suma importância para os artistas e o público a realização desses projetos on-line. Estamos ansiosos para abrir o festival”, disse Pádua à Tribuna do Norte. Ele conta que para hoje preparou um repertório com muita música autoral e alguns clássicos da MPB. Na capital austríaca ele mantém com a família e amigos o projeto Clube do Choro de Viena.
Dudu Galvão, que além de cantor também é ator, vê iniciativas como essa fundamentais para conservar a ligação com o público e manter o artista em movimento, mesmo longe de seu palco. “É muito importante para continuarmos fazendo o nosso trabalho, chegando nas casas das pessoas de alguma forma, aproximando nosso público do que estamos produzindo no isolamento. É a segunda vez que participo e sinto que essas ações acabam movendo o artista a não parar de trabalhar”, declara.
Para a apresentação na quarta-feira, Dudu conta que preparou um show baseado na voz e também no piano, o instrumento que ele está estudando a fundo e até incorporando ao seu repertório autoral. “Além de músicas próprias trago também a bossa e o jazz, do qual o público que me segue já está acostumado. Vai rolar de Frank Sinatra e Tom Jobim a Amy Winehouse. Na verdade, esse será meu primeiro show nesse formato e espero me divertir com ele e tocar ainda mais o público com essa novidade”, disse.
O objetivo do festival, segundo a organização, é celebrar a arte potiguar em casa, ultrapassando as barreiras do isolamento para promover uma troca cultural e levar o melhor da música feita no estado ao público, mesmo à distância. O evento é realizado pela Atena Marketing, iniciativa que tem a parceria da AMA Produções Criativas, Greenpoint Produções, e apoio do Sebrae/RN.
Serviço:
Festival Cultura em Casa. 
De 11 a 21 de agosto, das 20 às 21h30. 
Exibições no canal 5.1 digital da televisão ou no YouTube da TVU.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas