quinta-feira, 25 de abril, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Maratonas em Curitiba

- Publicidade -

Woden Madruga
[email protected]

O amplo noticiário sobre a prisão de Lula, inclui uma série de visitas de políticos ao ex-presidente, desde sábado recolhido a uma cela especial da Polícia Federal, em Curitiba. As manchetes anunciavam (isso até ao meio dia desta terça-feira, 10, quando tento escrever estas mal traçadas linhas) que 11 governadores   visitariam Lula na sede da PF, contrariando a decisão do juiz Sérgio Moro que limitou as visitas apenas nas quartas-feiras a familiares e advogados do ex-presidente. Nessa lista de governadores, a grande maioria – oito – era de nordestinos. Ouço no radinho de pilha que o nome de Robinson Faria não estava confirmado.

A mesma notícia acrescenta que o “juiz Sérgio Moro decidiu que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não terá esquema diferenciado em visitações na Policia Federal”

De privilégio mesmo, além da Sala do Estado Maior da PF, o ex-presidente terá apenas o direito a um aparelho de televisão. Diz ainda a notícia que no despacho assinado segunda-feira, o juiz Sérgio Moro, afirmou que “nenhum outro privilégio foi concedido, inclusive privilégios quanto a visitações, aplicando-se o regime geral de visitas da carceragem da Policia Federal, a fim de não inviabilizar o adequado funcionamento da repartição”.

Há a informação de que Lula tenta incluir no rol de visitantes parlamentares do PT, começando a lista com o nome da presidente do partido, a senadora Gleisi Hoffmann.

Ainda na avalanche do noticiário ao redor de Curitiba, li, na coluna de Mônica Bergamo, esses registros:

– Os amigos e assessores mais próximos de Lula estão preocupados com a possibilidade de ele entrar em depressão na cadeia.

– Eles afirmam que o ex-presidente costumava falar sem parar, da hora em que acordava até quando dia dormir, sempre cercado de gente. E isso desde criança, já que foi criado com seis irmãos.

– A defesa estuda pedir que Lula seja transferido para uma sala de Estado Maior em dependências militares. Ele teria esse direito já que, como presidente, foi chefe das Forças Armadas.

Chuva
Continua chovendo com intensidade na região Oeste e em vários municípios do Seridó. Açudes sangrando. Cenário que vem assim derna de sexta-feira. A maior chuva de ontem foi em Mossoró, 77 milímetros, segundo o boletim da Emparn. Certamente é a continuação da forte chuva, 116 milímetros, que caiu em Aracati, do lado de lá do Ceará, vizinhos de cerca.

As outras chuvas maiores no Oeste foram em São Rafael, 59 milímetros, Tibau e Doutor Severiano, 46, Porto do Mangue, 45, Pendência, 42, Carnaubais, 40, Areia Branca, 37, Ipanguaçu e Alto do Rodrigues, 34, Grossos, 33, Caraúbas, 24, Baraúna, 23, Campo Grande, Frutuoso Gomes, Itajá e Riacho da Cruz, 20, Portalegre, 19, Martins, 17, Viçosa, 14.

Seridó
Caicó (Emater), 61 milímetros. As chuvas em Caicó, de sábado até o amanhecer de ontem, chegam a 117 milímetros. É para comemorar, muito.  Em Cerro Corá, onde nasce o Potengi, 45, Lagoa Nova, ao lado, 43, São Vicente, 25, Currais Novos, 20, São João do Sabugi, 15, Florânia e São José do Seridó, 12.

No Sertão do Cabugi, choveu 27 milímetros em Pedro Avelino, 15 em Angicos, Lajes, 8.  Lá em Macau, 39, Guamaré, 38. Na região do Agreste, a melhor chuva foi em São Bento do Trairi, 40, Monte Alegre, 10. Em São Gonçalo do Amarante, 24.  Natal, nonada.

Paraíba
A maior chuva de ontem na Paraíba foi em Cajazeiras, onde nasceu a menina cantora Eduarda Brasil, campeã do programa “Dê voiciquides” da Globo, morando hoje em São José de Piranhas, ao lado. Foram 66 milímetros. Em Cachoeira dos Índios, também vizinha, 61.

No Ceará, a Funceme registra chuvas em 113 municípios, de todas as regiões. A maior foi a de Aracati, 113 milímetros, divisa com o Rio Grande do Norte, e as de Forquilha, 105, Frecheirinha, 102 e Ipu, 95, municípios da região da Ibiapaba, divisa com o Piauí.

Boa música
O trompetista potiguar Grácio Zaqueu foi convidado e vai participar do Programa de Jovens Artistas do Festival de Música de Alba, na Itália, que acontece de 22 a 29 de abril.

Grácio Zaqueu, que nasceu em Campo Grande, no Oeste do Estado, é aluno da Escola de Música da UFRN, e atualmente faz curso na Academia Sibelius, de Helsinque, Finlândia. Despertou para a música, aos oito anos, na escolinha de flauta doce do Instituto Gentil, aluno do maestro Raniere Soares.

Depois integrou a Banda Filarmônica do Instituto Gentil e, mais adiante, a Orquestra Sinfônica da UFRN. Anda pelos 22 anos de idade.

No Instituto 
O Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, a instituição cultural mais antiga do Estado, comemora amanhã, quinta-feira, seus 116 anos de fundação. Haverá a outorga de títulos de sócios Efetivos, Beneméritos e Amigos do Instituto. Mais: o lançamento do n. 96 da sua Revista e do Catálogo do IHGRN.

O ato está marcado para as 19h30 no Centro Pastoral Dom Heitor de Araújo Sales, ao lado do Instituto, na rua da Conceição, de lindo casario.

De Zuenir 
Deu na coluna de Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo:
– O jornalista e escritor Zuenir Ventura será homenageado neste ano pela Abraji (Associação Brasileira e Jornalismo Investigativo). A entidade já prestou tributo a profissionais como Clóvis Rossi, Elio Gaspari, Dorrit Hara-zin, Elvira Lobato e José Hamilton Ribeiro.

Insegurança 
Está nas manchetes potiguares: “O Rio Grande do Norte já teve 32 latrocínios este ano”. São dados oficiais da Secretaria de Segurança.

É normal. Isso é Rio Grande do Norte.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas