Esportes
Marco zero da liberação de público
Publicado: 00:00:00 - 25/09/2021 Atualizado: 21:54:56 - 24/09/2021
A diretoria do América sabe que o futuro da presença da torcida nos estádios do RN vão depender muito do que ocorrer na partida de amanhã, na Arena das Dunas, contra o Moto Club-MA, por isso o presidente Ricardo Valério está se cercando de várias garantias para evitar que algo saia do roteiro. A Arena das Dunas irá disponibilizar um grande aparato de controle da situação, que vai envolver mais de duzentas pessoas, uma vez que o foco das autoridades da área de saúde estarão em cima desse evento.

Alex Régis
Ricardo Valério confia no sucesso do desafio que o América terá amanhã, na Arena das Dunas, tanto dentro quanto fora de de campo

Ricardo Valério confia no sucesso do desafio que o América terá amanhã, na Arena das Dunas, tanto dentro quanto fora de de campo


“A diretoria executiva e o grupo gestor do futebol confia plenamente que a sua torcida será o décimo segundo jogador na partida, empurrando o time a conquista de um grande resultado. Estamos certos de que o comportamento nas arquibancadas da Arena das Dunas , será exemplar, seguindo todos os protocolos requeridos pela CBF/FNF e Governo do Estado. Reforço que todos que forem ao jogo não abram mão do uso de máscara, distanciamento social  e que também respeitem o isolamento dos assentos feitos preventivamente, no sentido de evitar grandes aglomerações”, alertou o dirigente. 

Ele lembra ainda que por ser uma situação nova para o público potiguar, que viu algo semelhante apenas na disputa da Copa do Mundo em 2014, que o torcedor faça o possível para chegar com antecedência a praça esportiva.

“Para ter acesso ao jogo, será seguido um rigoroso protocolo para liberação do público. Será exigida a comprovação da segunda dose completa e a primeira dose para o público mais jovem, desde de que a vacinação não esteja com seu ciclo vacinal em atraso. Vai valer o que estiver comprovado na carteira de vacinação para emissão dos vouchers de acesso que serão personalizados e intransferíveis”, salientou. 

A carga inicial de ingressos disponibilizada para venda pode alcançar mais de 7 mil ingressos, o volume extra só será mexido depois que se esgotarem as entradas para os setores leste inferior e premium. No total, existe a liberação para um público de até 9.437 torcedores, que equivalem a 30% do total de público da Arena, que é de 32.000 assentos.

A questão do valor cheio do ingresso cheio: R$ 100 (setor leste) e R$ 200 (premium), segundo o dirigente, se explica pelo fato do grande aparato de segurança e controle que será disponibilizado para o controle de público. Porém, dificilmente um torcedor mais atento irá pagar esse valor, porque está ocorrendo uma promoção, onde quem apresentar um jogo do próximo concurso da Timemania, tendo o América como clube de coração, terá direito a um desconto de 50% no valor inicial dos ingressos. Todo gasto com a segurança será repassado para o borderô da partida. 

Todos os setores da Arena das Dunas estarão disponíveis para uso, pois o protocolo de segurança estabelece que a capacidade é medida por 30% de cada setor operacional da praça esportiva, não do público total de 32 mil lugares. 

“Os custos envolvidos num evento como esse são muito altos , pois temos que trabalhar com uma estrutura como se  a Arena estivesse funcionando com sua capacidade máxima em termos de logística de segurança e limpeza , mas para no máximo 1/3 de sua ocupação. Somente de pessoal, teremos  cerca de 222 pessoas trabalhando na segurança, orientação e logística de todos setores da Arena, o que onera e muito os custos de uma partida como essa, para que possamos ter tudo funcionando a contento”, explicou o presidente americano, que só após o evento terá uma ideia melhor de quanto de público o clube terá de levar para arquibancada para não sair no prejuízo.. 

“Fora os custos com pessoal, temos gastos adicionais , com a sinalização, álcool gel e isolamento de cerca de 22.400 assentos para a identificação das cadeiras disponíveis, para que o distancia social seja cumprido pela torcida, isso fora os custos de limpeza e manutenção de praticamente todos os setores, que estão sendo liberados para vendas à medida que a carga de ingressos forem se esgotando por setor”, completou.

Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte