sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Marechal na Alemanha

- Publicidade -

Remexendo na gaveta dos papéis desarrumados encontro uma carta de Luís Antônio Porpino, o querido Marechal Porpa, postada em Düsseldorf, Alemanha, nos idos de junho de 1972, lá se vão 47 anos. Porpa cursava hotelaria, fazendo estágio (trabalhando) no Düsseldorf Hilton.  Carta escrita à mão em papel timbrado do hotel, oito páginas (quatro laudas). Cita personagens importantes que à época marcaram a vida política e social da aldeia potiguar, muitos deles frequentadores do famoso “senado” que se reunia no escritório do empresário Geraldo Santos, parede meia com a redação da TN, entrada pela Tavares de Lira, na velha Ribeira cheia de vida.  A maioria desses personagens (mais de 90%) já subiu para os plenários de São Pedro.  A carta é longa, transcrevo alguns trechos, começando pelo começo:

“Meu caro Woden.

Creio ser esta a quarta tentativa de receber umas linhas suas; Tenerife, pertinho da Lapônia, Kopenhagen, e, daqui, da Germânia sempre mandei umas linhas para você e nada… TC, Jornal de WM, Rodrigo, Rebeca & Cia, talvez sejam os responsáveis pela falta de tempo. Para o Gordo (Sanderson!), idem. Muitos têm razão de invejar sua vida, e, mais ainda quando sabe que você num lugar tranquilo chamado “Nascença”, entre Roberto e Dona Elenir, desfruta de uma feijoada ímpar com as batidas preliminares, depois a sobremesa deliciosa e água do Vale em copo de alumínio, gelado…”

“São 12 horas por aqui e aí já estão reunidos no Senado do Sr. Geraldo as seguintes pessoas: Expedito, Aldair Vilar (preparando a pick-up para a Redinha), Alcebíades Fernandes, Salviano Gurgel (recebendo antes na Estação Rodoviária juntamente com o Sr. Nezinho Alves as notícias de chuva), Agnelo (preocupado com o jogo de amanhã), Dr. Helio Galvão “visitando” o Senado para depois trabalhar no escritório da Cidade. Você e Ticiano chegarão um pouco mais tarde porque ontem a guerra foi grande…”

“São 8 e meia da manhã e o dr.  Jarbas com o dr. Aluízio Bezerra chegam para concluir o bolo particular dos jogos da Minicopa; garanto que os dois apostarão na equipe da Escócia (por razões óbvias), e eu também … Segredo de 7 anos agora revelado: quem é o “japonês” que ganhou a eleição do Monsenhor em 1965. É bastante verificar que em menos de quatro meses, ele, brasileiro de Angicos, já foi ao solo japonês: AA neles…”
“Soube que o general Ulisses deixou de fumar e engordou muito; quando encontrá-lo advirta-o de “moderação” nas atividades “extra-curriculares”… Só agora soube da morte do Caindão. Como anda o Reis Magos? Chico da Mãe? Xique-Xique (sugiro para você ostras frescas com limão, creme natural de abacate, gemada com ovos de granja no cardápio de Humberto para consumo – duas horas antes da guerra…)”
“Até o dia 8 próximo está se realizando uma feira internacional de máquinas impressoras, papéis e derivados. Como sempre curioso, passei 5 horas correndo as partes mais interessantes. Lembrei-me demais de nosso ambiente da TN: Dr.  Gobat e Agnelo chamando Nezinho para quebrar os galhos, Baltazar pensando no Palmeiras F.C. das Rocas e resolvendo tudo; Sebastião Carvalho desaparecendo numa sexta-feira de vale, etc., etc., etc. Falta de chumbo, o poste da confluência da Tavares de Lira x Frei Miguelinho bastante deteriorado privando a energia para a TN.”
Marechal Porpa fala do seu estágio:
“Somos 10/12 figuras de 5 continentes e pensamos um reencontro em junho próximo em terras australianas na inauguração do Sidney Hilton. Somos: ingleses, australianos, indianos, japoneses, franceses, alemães, escoceses; os meninos e as meninas tomaram os seguintes rumos: Havaí, Curaçao, Londres, Tokyo, Munique, Paris, Kenia e, possivelmente haverá o “congresso” no próximo ano na terra do canguru… Só há uma exceção: uma alemã casada com um escocês. O restante é tudo na base do “boy friend”… O mais velho do grupo sou eu: 30 anos.
“Vou passar meia hora na horizontal e depois trabalhar. Chefe da Cozinha do Pessoal ontem, hoje e amanhã. Trabalhei normal. Os colegas não reclamaram a refeição do chefe ‘brasiliana”… Adicionei laranjas do Marrocos, sorvete da Bélgica e terminou bem a sobremesa. Sempre dois cardápios: os turcos não comem porco e fui obrigado a fazer dois menus. Amanhã (hoje, 4/6/72) o cardápio é galinha holandesa com batatas fritas e eu não terei problemas.
“Informei a Ivis (Bezerra) que estava com 75 quilos. Engano, pesei-me e a balança marcou hoje 82. Trabalho, mestre Madruga, e é muita guerra… Notícia da grande figura Geraldo Santos e família. José Santos e o ABC. Pergunte ao Dr. Aldo (Fernandes) pela plantação de milho na mansão da Deodoro como foi feita no ano passado. Milson Dantas com as explorações de minérios e fórmulas para calvície… O eixo Ney Marinho x Raimundo do Cartório x Expedito Amorim x João Leite em atividades? O papo do “É Nosso” ainda lidera os sábados?  E Ivan como vai com os casquinhos? ”.
Festa do Boi Começou ontem no Parque de Exposição Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, a Festa do Boi. Vai até ao outro sábado, 19. Está entre as grandes exposições agropecuárias do país. Hoje já acontece o primeiro leilão, o da Emparn, a partir das 16 horas. Destaque para as raças Sindi,
Guzerá e Gir.
Na terça-feira, começando às 19h30, haverá o leilão dos cavalos da raça Quarto-de-Milha.

Queijos Uma atração muito especial da Festa do Boi acontece no Espaço Sebrae Terruá: a III Exposição de Queijos Artesanais do Brasil. É muito queijo e muita festa! Um canto para bons papos e excelentes sabores.

Assembleia no Parque A Assembleia Legislativa do Estado realiza amanhã uma sessão especial, ás 9 horas, no Parque Aristófanes Fernandes para celebrar os 60 anos da fundação da Associação Norte-rio-grandense de Criadores (Anorc) e homenagear pessoas que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento da pecuária em nosso Estado: Empresários, criadores, políticos. A solenidade será no Tatersal José Bezerra de Araújo.

Entre os homenageados estão os ex-governadores Sílvio Pedroza (que construiu o parque), Aluízio Alves, Tarcísio Maia (os três, in memoriam),
Geraldo Melo e Garibaldi Alves Filho.
No time dos criadores serão homenageados, entre outros, Bira Rocha, Kleber Bezerra, Flávio Mousinho Moreira, Roosevelt Garcia, José Bezerra de Araújo Filho, Marcelo Passos Sales (presidente da Anorc) e Eduardo Melo.

Presença O presidente da   ABCZ (Associação Brasileira de Criadores de Zebu), Arnaldo Machado Borges, está vindo de Uberaba para participar da Festa do Boi. Chega aqui quarta-feira.

Chuva Já que falamos de boi, tem notícia boa, muito boa, de chuva esta semana no cariri cearense. Sexta-feira, em Crato, 8 milímetros. Previsões positivas para ontem em outros municípios da região e do Sertão de Inhamuns. Dados da Funceme.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas