Top Natal
MARISTA: Formando cidadãos há 91 anos
Publicado: 00:00:00 - 01/12/2021 Atualizado: 21:21:01 - 30/11/2021
Há mais de nove décadas presente na vida dos potiguares, o Colégio Marista de Natal é mais que uma escola. Ao longo desse tempo, se tornou referência pedagógica contribuindo para a formação de cidadãos cada vez mais atuantes e preocupados com seu diferenciado papel na sociedade nas mais diversas áreas de atuação. A instituição que acolhe os novos alunos e recebe anualmente aqueles que por ela passaram em encontros emocionantes, tendo a educação como um ato de amor e cuidado alcançou, em 2021, o topo das menções na pesquisa Top Natal 2021 com 13% das menções dos entrevistados. No Marista, todos os dias, exercita-se a arte de amar por meio da contribuição na “formação de bons cristãos e virtuosos cidadãos, comprometidos na construção de uma sociedade sustentável, justa e solidária”.

Alex Régis
Irmão José de Assis destaca a excelência acadêmica do colégio

Irmão José de Assis destaca a excelência acadêmica do colégio


“Um resultado fruto do esforço, competência e compromisso de toda a comunidade educativa. Nós o recebemos com muita satisfação. São 91 anos de história e significativa atuação no processo educativo de crianças, adolescentes e jovens natalenses. E honrar esse legado é o que nos motiva a atuar, diariamente, prezando pela excelência de cada iniciativa empreendida dentro do nosso colégio, tendo em mente, principalmente, a realização e a felicidade de nossos educandos. 

A Pedagogia Marista, proposta por São Marcelino Champagnat, nosso fundador, é a Pedagogia do Amor. É a pedagogia que, na prática, considera os aspectos relativos às identidades e às necessidades individuais dos nossos estudantes; que foca na presença, no protagonismo, na solidariedade, no diálogo e no aprender fazendo; que considera a integralidade e a inteireza dos sujeitos da educação, em um movimento que harmoniza fé, cultura e vida, e que valoriza a diversidade, a diferença, a consciência planetária e a promoção de relações justas”, elenca Irmão José de Assis Elias de Brito, diretor do Marista de Natal.

O Projeto Educativo; a excelência acadêmica, refletida nos índices anuais de aprovação nas melhores universidades públicas de todo o Brasil; os projetos sólidos das diversas áreas de conhecimento; o significativo investimento em tecnologia educacional e também no ensino bilíngue; o fomento do protagonismo infanto-juvenil; a forte atuação nas atividades extracurriculares dos Serviços de Esportes, Arte e Cultura e Pastoral; além do grande e constante investimento na Formação Continuada de toda equipe pedagógica; e, claro, a parceria com as famílias, que fortifica a educação dedicada aos estudantes, são diferenciais do Marista que o colocaram no topo da categoria Escola Particular. 

Arte TN


As sementes que propiciam a colheita de resultados tão expressivos foram plantadas na terceira década do século passado. “O Colégio Marista de Natal foi fundado em 1930, com a chegada dos Irmãos Marista à capital potiguar, por convite de Dom MarcolinoDantas, bispo Diocesano de Natal na época, para assumir o Colégio Santo Antônio, localizado no Convento Santo Antônio dos Frades Franciscanos Capuchinhos. Em 1938, as instalações foram transferidas para o prédio atual, que dispõe de excelentes espaços de salas de aula e amplo espaço para arte, esporte, espiritualidade e lazer, com uma grande área verde”, relembra o Irmão José de Assis Elias de Brito.

O colégio tem área física de 61.081,71 m², que requer bastante cuidado, desde a segurança da comunidade educativa até a manutenção dos espaços, especialmente considerando que o colégio valoriza muito os ambientes abertos e contato com o meio ambiente. Hoje, a unidade tem cerca de três mil alunos da Educação Básica, Maternal ao 3º ano do Ensino Médio, focando na formação integral dos educandos e atuando com uma vasta equipe de colaboradores administrativos e pedagógicos, em constantes processos de atualização.

De olho no futuro, Irmão José de Assis Elias de Brito antecipa projetos previstos para o próximo ano. “Para 2022, avançaremos na implantação das novas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) referente so Novo Ensino Médio. Também faremos novos investimentos em tecnologias educacionais, da informação e da comunicação; ampliaremos os processos de formação continuada da equipe, e os investiremos em melhorias da estrutura física – a exemplo do novo prédio da educação infantil, já em construção”, anunciou.

Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte