quinta-feira, 25 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Matemático vê América entre favoritos

- Publicidade -

VITÓRIA - O América fez valer mais uma vez o fato de jogar em casa

O final da série B vai se aproximando e o América terá a grande oportunidade de ingressar no G-4 na próxima rodada da competição. O triunfo sobre o Náutico (3 a 1) colocou o time potiguar numa posição chave para roubar a vaga do próprio “Timbu”, hoje terceiro colocado com 49 pontos ou do Coritiba, que aparece em quarto, com 47. Para tanto, basta que o Sport vença o clássico contra o Náutico e o Coxa não vença o Paulista, a quem irá enfrentar em Jundiaí.

Projeções realizadas pelo matemático Oswald de Souza, levando em consideração a campanha de todas as equipes até a última rodada, apontam o clube potiguar como um dos favoritos a conseguir passagem para divisão de elite na próxima temporada. Debruçado sobre o cálculo estava o vice-presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), David Sabino, para quem as chances de classificação americana independiam do resultado diante do Náutico. “O número de vitórias pesará bastante a favor do América, que de acordo com as projeções deve se classificar com 59 pontos, na quarta colocação. Com o aproveitamento que possui em casa, ele bastará conquistar só um ponto fora para atingir essa margem de pontos”, frisou o dirigente.

De acordo com Souza os potiguares devem acabar a competição com 59 e 19 vitórias, o que fará do América o clube com maior número de êxitos da segundona. Os cálculos  apontam que o Atlético Mineiro deve ser o campeão com 64 pontos e 18 vitórias, seguido por Náutico com 62 pontos e Sport, 61.

Pelo site Chance de Gol, o time de Heriberto da Cunha também está bem cotado para chegar na divisão de elite, ele tem 40.9% de probabilidade de subir, atrás dos clubes pernambucanos, ambos com 75% e do Atlético/MG, com 73%. O Coritiba possui 40.2% de chances e o Paulista 34.6%. Se compararmos os números atuais com os registrados na virada do turno, que o representante do RN foi o que mais aumentou suas possibilidades de êxito. O clube que entrou no returno na 13ª posição, tinha apenas 4.3% de possibilidade para ascensão.

O matemático Felipe Arrais, mesmo diante de outros números, manteve sua base de cálculos que projetando que para se classificar em quarto, o América terá de fazer 61 pontos. “Pode até acontecer do time se classificar com 59 pontos, mas acho que ai tem um teor de adivinhação,. No meu modo de analisar, garantido mesmo só com 61 pontos”, frisou Arrais.

Heriberto dá parabéns aos jogadores

O América derrotou o Náutico por 3 a 1 em partida disputada sábado, no Machadão, recuperando a quinta colocação na série B. Com o resultado, a equipe potiguar entrou de vez na briga por uma vaga na primeira divisão. Agora o América está com 46 pontos ganhos enquanto o Náutico permanece com 49 pontos em terceiro lugar.

O jogo começou com muito atraso porque o Náutico se recusou a trocar de uniforme, em desobediência as regras regulamento geral das competições organizadas pela CBF. O caso foi resolvido com a troca de calções pelo time do América, que atuou todo de vermelho. Depois da confusão o que se viu foi uma confronto muito equilibrado no primeiro tempo, com os goleiros de sobressaindo perante aos atacantes. As duas melhores chances de abrir o placar pertenceram aos visitantes, mas Fabiano, em dia inspirado evitou o pior.

No segundo tempo o jogo se manteve equilibrado até o 21º minuto, quando Souza abriu o placar. Seis minutos depois Fábio Silva empatou, o que não intimidou o time do América, que melhor, chegou a vitória com gols de Paulo Isidoro, aos 36 e Leandro Sena, aos 43. O treinador Heriberto da Cunha, elogiou o comportamento da equipe na vitória e creditou o êxito a melhora na marcação aos alas adversários na segunda metade do jogo. “Iniciamos a partida com alguma predominância, mas depois deixamos o Náutico crescer. No segundo tempo, melhoramos a marcação na laterais e passou a valer a qualidade de jogadores como Souza, Paulo Isidoro e Tiago Cavalcanti. O grupo está de parabéns”, afirmou.

Para o jogo de sábado contra o CRB, às 20h30, no Machadão, o treinador não poderá contar com Magal, Fernando Lombardi, Paulo Isidoro e Tiago Cavalcanti, punidos com o terceiro cartão.

PM evita choque de torcidas

O anunciado confronto de torcidas, que tomou grande parte do noticiário esportivo potiguar durante a semana, não aconteceu. Com uma vigilância ostensiva a Polícia Militar conseguiu evitar o tumulto. Foram usados 400 homens divididos entre policiais da cavalaria, trânsito e vigilância de rua e nenhum caso grave foi registrado.

Momentos antes da partida começar, período considerado crítico devido ao acesso do público aos estádio, na delegacia do estádio havia apenas três torcedores detidos por questão de desordem. Três pernambucanos também procuraram o posto avançado da Polícia para registrar queixa contra o roubo de dois bonés.

O promotor público, Augusto Azevedo, elogiou o trabalho preventivo realizado pela PM, que só liberou os torcedores do Náutico para deixar o Machadão, após o escoamento dos americanos.

A única falha foi registrada nos bares, onde os vendedores de cerveja e refrigerante ainda insistem em repassar o produto para o consumidor em latas, ao invés de copos plásticos, descumprindo uma determinação contida no Estatuto do Torcedor.

Rodada terá briga nas duas pontas

A rodada da Série B começa hoje com briga para chegar próximo dos líderes e luta para escapar do rebaixamento para Série C. Jogam Brasiliense x Marília e Ituano x Remo.

Em partida válida pela 18ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, que foi adiada em função dos problemas de segurança levantados pelo laudo do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal no estádio da Boca do Jacaré, Brasiliense e Marília se enfrentam às 20h30 (de Brasília), em um jogo entre duas equipes bastante próximas na tabela.

O Jacaré, que aparece em oitavo na tabela, com 41 pontos, quer aproveitar este jogo para se aproximar ainda mais da zona de classificação para a disputa do Campeonato Brasileiro do próximo ano. O atual quarto colocado, o Coritiba, está apenas seis pontos na frente da equipe de Brasília. O técnico Jair Picerni terá três desfalques com relação à equipe que conseguiu um bom empate por 1 a 1 contra o Avaí, jogando na Ressacada. O lateral-esquerdo Kabrine e o meia Rodriguinho, foram expulsos em Florianópolis e cumprirão suspensão, assim como o zagueiro Padovani, que recebeu o terceiro cartão amarelo.   Na outra ponta da classificação, estacionado nos 37 pontos, o Ituano acha que agora é a hora de finalmente afastar o perigo. Para isso recebe o Remo.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas