Maternidade pública: pleito de Mossoró a Henrique Alves

Publicação: 2014-09-19 00:00:00
“Aqui está o candidato a governador em que confio. Acredito na sua palavra e na sua capacidade de trabalho. Sempre disse que apoiaria o candidato a governador que assumisse compromissos com a população de Mossoró e em razão dos compromissos assumidos em praça pública pelo deputado Henrique Eduardo eu anuncio não somente o apoio, mas a disposição de trabalhar para ajudá-lo a ser o nosso governador”.
Henrique disse a Cláudia ter incorporado ao seu programa de governo a criação de Bases Cidadãs
A declaração foi feita pela ex-prefeita Cláudia Regina (DEM) ao anunciar o apoio à candidatura do deputado Henrique Eduardo Alves a governador. O anúncio foi feito no final da noite dessa quarta-feira, 17, numa “reunião de amigos”, um encontro que reuniu centenas de pessoas na Estrada da Raiz/Bairro Santo Antônio, próximo ao local onde a então prefeita implantou, em 2013, a Base Integrada Cidadã (BIC), uma das mais inovadoras iniciativas de combate à criminalidade já adotadas no Rio Grande do Norte e que reduziu praticamente a zero,  os índices de ocorrência de homicídios na região do Grande Alto de Santo Antônio.

A reunião de amigos, como assim denomina a ex-prefeita mossoroense, foi  pautada por compromissos públicos com a cidade e a população de Mossoró. Cláudia Regina e Henrique Alves haviam se encontrado semanas antes e ela sugerira a inclusão no seu plano de governo de ações na área da segurança pública, saúde e incentivos fiscais como forma de atração de empresas para gerar empregos para os jovens de Mossoró. Henrique já anunciara o atendimento aos pleitos e a inclusão do seu programa de governo, mas faltava o encontro público para selar o apoio.

“Esse povo quer que você assuma o compromisso de construir uma maternidade pública para que os filhos de Mossoró nasçam em Mossoró e deixem de nascer em Assu e Apodi”, defendeu a ex-prefeita no encontro na Estrada da Raiz/Santo Antônio. “Queremos também que você também assuma um compromisso com os jovens: inclua no seu plano de governo uma política de incentivos fiscais para atrair empresas e oferecer empregos e oportunidades para os jovens mosssoroenses”.

Depois de destacar que aquele encontro era uma das reuniões mais conscientes de que participou na vida pública de Mossoró, Henrique assumiu os compromissos com a cidade de Mossoró. “A Base Integrada Cidadã, que você implantou no Grande Santo Antônio, já passou a fazer parte, após o nosso encontro de semanas atrás, do meu programa de governo. O candidato a governador destacou que, a exemplo da experiência mossoroense, não será feito apenas combate à criminalidade, mas adotadas políticas públicas de assistência às famílias, de promoção do esporte, do lazer, da educação e da cultura, “para mostrar aos jovens que vale a pena trilhar o caminho do bem”.

Henrique Alves disse ainda que, apesar das dificuldades que irá encontrar, fará tudo o que for possível para construir, no primeiro ano do futuro governo, a maternidade pública que Mossoró tanto necessita. “Os filhos de Mossoró não podem continuar nascendo em Assu, Apodi ou em Russas, no Ceará. As gestantes de Mossoró não podem continuar correndo o risco de perder a vida ou perder seus filhos por causa da falta de leitos ou por causa de uma queda-de-braço entre a Prefeitura e a classe médica. Hoje (quarta), ao visitar o Hospital da Mulher, liguei para o ministro da Saúde, Arthur Chioro, e pedi a sua intervenção para acabar com esse drama, essa irresponsabilidade”, afirmou o deputado e candidato a governador.

O encontro na Estrada da Raiz, de que participaram também o ex-vice-prefeito de Mossoró, Wellington Filho e o ex-prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rego, terminou com Cláudia Regina recebendo o “15” e convocando todos os seus amigos a se mobilizarem para construir a vitória de Henrique Alves nas eleições de 5 de outubro. 

CARREATA
Antes do encontro com Cláudia Regina, Henrique, ao lado de Wilma de Faria, candidata ao Senado, e das deputadas Sandra e Larissa Rosado, vereadores e lideranças mossoroenses, participou de um misto de carreata e caminhada que percorreu diversas ruas e cerca de 4,5 quilômetros na região do Grande Alto de São Manoel. 

AGENDA
Nessa quinta-feira,  18, Henrique Alves, Wilma de Faria e companheiros, candidatos e lideranças da coligação União pela Mudança participam de duas carreatas em Mossoró. A primeira, nas Malvinas, ainda na parte da manhã; e a segunda, a partir das 15h30, começando pelo bairro Santo Antônio. À noite, a Caravana da Mudança esteve em Areia Branca.