MEC aponta UFRN como a melhor do Norte/Nordeste

Publicação: 2014-12-30 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) é, pela terceira vez seguida, a melhor universidade do Norte e Nordeste, segundo o Índice Geral de Cursos (IGC), indicador de qualidade de instituições de ensino superior. No ranking nacional, entre 228 instituições avaliadas, a UFRN ocupa a 19ª posição, atrás apenas de instituições de ensino do Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Distrito Federal e Rio de Janeiro.
Alex RégisPelo terceiro ano seguido, a UFRN alcançou nota 4, ficando na 19ª posição no ranking nacionalPelo terceiro ano seguido, a UFRN alcançou nota 4, ficando na 19ª posição no ranking nacional

O índice é calculado a partir de avaliações dos programas de pós-graduação, da distribuição dos universitários entre os diferentes níveis de ensino e do rendimento dos alunos de cada instituição no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2011 a 2013.

Baseada nesse conjunto de parâmetros, a nota do IGC pode variar de 1 a 5. A UFRN alcançou 4, pontuação que vem atingindo desde que o Ministério da Educação (MEC) passou a calcular o IGC, em 2007.

Para ter o ensino avaliado como satisfatório, as instituições  precisam tirar nota 3 ou superior. Já as que tiram notas 1 ou 2 estão sujeitas a acompanhamento de perto do MEC, que pode penalizá-las com a diminuição do número de alunos por curso e até no processo de abertura de novos cursos.

Segundo o último IGC, que coloca a UFRN como a melhor universidade do Norte e Nordeste e a 19ª de todo o Brasil, as três melhores universidades do país são as federais do Rio Grande do Sul (UFRGS), do ABC (UFABC), em São Paulo, e de Lavras (UFV), em Minas Gerais.

Nas regiões Norte e Nordeste, o segundo lugar ficou com a Universidade Federal do Ceará (UFC) e, o terceiro, com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

O IGC é divulgado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)/MEC, imediatamente após a divulgação dos resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, cuja prova é utilizada para formar o índice conhecido como Conceito Preliminar de Curso (CPC), calculado, por sua vez, no ano seguinte ao da realização do Enade de cada área, com base na avaliação de desempenho de estudantes, corpo docente, infraestrutura, recursos didático-pedagógicos e demais insumos.

IGC - UFRN

ANO    PONTUAÇÃO
2007    338
2008    340
2009    341
2010    3,49
2011    3,6601
2012    3,6773
2013    3,6755

continuar lendo



Deixe seu comentário!

Comentários