terça-feira, 23 de abril, 2024
26.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

MEC reabre prazo de adesão ao Fies

- Publicidade -

O Ministério da Educação reabre nesta segunda-feira, o prazo de adesão das instituições de ensino superior privadas ao Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). As instituições terão dois dias – 20 e 21 – para cumprir os procedimentos vinculados à adesão.

O prazo vale para todo o setor privado, universidades, faculdades, centros de ensino, que têm alunos que precisam de financiamento para pagar a mensalidade, como também as instituições que têm bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni). A portaria do ministro da Educação, Fernando Haddad, que autoriza a reabertura do prazo, será publicada segunda-feira no Diário Oficial da União.

Com o novo prazo, abrem-se para as instituições duas possibilidades: a inclusão de novos cursos e a adesão de outras instituições. Na avaliação do diretor do Departamento de Modernização e Programas da Educação Superior do MEC, Celso Ribeiro, as medidas ampliam a oferta para os estudantes.

A mudança do calendário também interessa aos alunos. As inscrições dos estudantes serão suspensas de 20 a 24 deste mês. Reabrem no dia 25 e se estendem até 3 de dezembro.

O calendário, explica Celso Ribeiro, beneficia tanto os alunos do ProUni, que podem financiar 25% da mensalidade, como os demais, com financiamento de 50%. Até o final da tarde desta sexta-feira, 17, a Caixa Econômica Federal e o Ministério da Educação receberam 87.223 inscrições ao Fies. Em 2006, o MEC oferece 100 mil financiamentos.

Capes assina convênio internacional

Novos mecanismos de avaliação do ensino na pós-graduação estão sendo criados com parcerias entre especialistas brasileiros e da América Latina e Caribe. Para isso, serão desenvolvidos estudos sobre métodos mais eficientes de avaliação de acordo com as normas de cada país. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) assinou na última sexta-feira, convênio com o Instituto Internacional da Unesco para a Educação Superior na América Latina e no Caribe (Iesalc/Unesco), a Rede Ibero-Americana para a Avaliação da Qualidade da Educação Superior (Riaces) e a Comissão Nacional de Avaliação Universitária da Argentina (Coneau). O objetivo é promover o desenvolvimento da avaliação das carreiras de pós-graduação nesses países, segundo as prioridades e normas de cada um.

A cerimônia ocorreu na Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), em Brasília, durante o 1º Encontro Latino-Americano e Caribenho de Redes Universitárias e de Conselhos de Reitores. Entre as atividades conjuntas estão seminários, debates, cursos de interesse mútuo e o intercâmbio de instrumentos, dados, experiências e atividades. Além disso, serão feitos estudos e investigações sobre os sistemas de pós-graduação e mecanismos de avaliação.

O presidente da Capes, Jorge Guimarães, destacou o crescimento do Sistema Nacional de Pós-Graduação, formado por 3.561 cursos de pós-graduação, sendo 2.339 de mestrado e 1.222 de doutorado. Em 1976, o número total de cursos de pós-graduação era de 673, sendo 490 cursos de mestrado e 183 de doutorado.

Avaliação – O diretor de Avaliação da Capes, Renato Janine Ribeiro, apontou o que considera fundamental para o desenvolvimento da pesquisa. “Não queremos que nossos mestrandos e doutorandos tenham aulas ou sejam orientados por quem não pesquisa”, disse. Segundo ele, é importante que o aluno seja efetivamente formado, integrando suas atividades com as do orientador. “O foco da avaliação da Capes é o aluno. Não analisamos só a produção docente, mas o modo como ela ajuda o aluno a trabalhar melhor.”

O evento reuniu autoridades educacionais brasileiras e reitores de universidades públicas de 16 países para uma articulação entre as redes universitárias e os conselhos de reitores da região, para aperfeiçoar os projetos educacionais conjuntos. (Fátima Schenini)

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas