quinta-feira, 28 de março, 2024
29.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Mecenato das letras

- Publicidade -

Embora nomes como Alberto Maranhão e Juvino Barreto sejam lembrados, no geral a cultura da filantropia e do mecenato no Rio Grande do Norte é algo pouco incentivado e praticado. Nesse cenário, a Academia Norte-rio-grandense de Letras (ANRL) pretende reconhecer o gesto de empresários potiguares que de alguma forma contribuíram com a cultura. É o caso de Flávio Rocha, João Claudino, Marcelo Alecrim e Pedro Alcântara. Os quatro serão homenageados na “Noite dos Multiplicadores”, evento que a ANRL promove neste sábado (21), a partir das 19h30, na sede da academia.

Fundada em 1936, Academia Norte-riograndense de Letras quer atrair interessados em cultura

Fundada em 1936, Academia Norte-riograndense de Letras quer atrair interessados em cultura

Os agraciados serão saudados pelo jornalista Gaudêncio Torquato, Sócio de Honra da ANRL. Nascido em Luís Gomes (RN), Gaudêncio foi lembrado pela prestigiada carreira na imprensa nacional. A celebração também conta com a apresentação do Conjunto de Cordas da cidade de Luís Gomes e da Banda de Música da Polícia Militar. Na ocasião, os empresários serão agraciados com o troféu “Mecenas Potiguar” e o “Título de Benemérito”.

Segundo o presidente da ANRL, o escritor e advogado Diógenes da Cunha Lima, o evento é uma forma de agradecer e reconhecer a contribuição desses homens com ações importantes. “Por isso um troféu em forma de “x”, que simboliza a importante ação multiplicadora desses empresários”, conta Diógenes. O troféu foi produzido pelo artista João Luiz Miranda.

Dono da Riachuelo, Flávio Rocha colaborou de forma decisiva ao lado de Marcelo Alecrim (sócio-proprietário do grupo ALE Combustíveis) e de Pedro Alcântara (presidente do grupo Três Corações – Café Santa Clara) para viabilizar a confecção do fardão de posse do diplomata e escritor mossoroense João Almino na Academia Brasileira de Letras. Diógenes explica que os três participaram com doações significativas na campanha de arrecadação de recursos promovida em julho pela ANRL e por isso mereceram a comenda.

João Claudino Fernandes, Diretor Presidente da Armazém Paraíba, foi lembrado pelo trabalho de fomentador a partir das fundações que criou em diversos estados do Nordeste, como a fundação Francisca Fernandes Claudino, em Luís Gomes, que há 40 anos oferece aos jovens do Alto Oeste cursos música, literatura, informática.

“Com esse evento na ANRL estamos reconhecendo os serviços prestados por esses empresários. É importante valorizar essas ações de mecenato e filantropia. Espero que outros empresários sintam incentivados a colaborar com a cultura potiguar também”, comenta Diógenes.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas