sexta-feira, 26 de abril, 2024
28.1 C
Natal
sexta-feira, 26 de abril, 2024

Medalhas do ouro para RN

- Publicidade -

Tadeu Oliveira
[email protected]

Os estudantes do Rio Grande do Norte melhoraram o desempenho e conquistaram 591 medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)/2016, organizada pelo IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada). Foram 9 ouros,14 pratas e 75 bronzes, além de 493 menções honrosas. Nesta terça-feira (14), 501 estudantes de escolas públicas de todo o país têm um encontro no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, promovido pela Matemática. Esses jovens e crianças são protagonistas de uma mesma história: conquistaram, entre 17,8 milhões de participantes, a medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2016), organizada pelo IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada).

Festa da matemática
A premiação nacional terá a presença de representantes dos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, do diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, e do diretor-adjunto do IMPA e coordenador nacional da OBMEP, Claudio Landim, além de autoridades do meio acadêmico.

Em sua 12ª edição, a maior olimpíada estudantil do país, destinada a alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, reuniu concorrentes de 99,6% dos municípios brasileiros. Além dos 501 medalhistas de ouro, 1.500 conquistaram prata; 4.500 bronze; e 42.482 foram agraciados com menções honrosas.

Entre os melhores
Quatro alunos do curso de Ciências Contábeis (UFRN) ficaram entre os melhores estudantes na segunda fase da Edição 2017 da Olimpíada Brasileira de Contabilidade (OBC), realizada pela Universidade de Brasília (UnB). A aluna Ruhama Fernandes foi a melhor colocada ficando em 6º lugar na competição nacional. Também atingiram uma boa colocação os alunos Thiago Magalhães Lima de Oliveira – 15º lugar, Leonardo de Almeida Chou – 22º lugar, e Rodrigo Lopes de Lemos – 32º lugar. A competição envolveu 500 alunos de 14 Instituições de Ensino Superior (UnB, UFPB, UFPA, IESP-PB, UFRN, UFMG, UFF, UFPE, UFES, Unipê, UFS, UNIRN, FGV-Nova Roma e FSF-RJ).

Caminhada pela ciência
A Marcha pela Ciência de Natal acontece neste sábado, 11, às 16h iniciando o trajeto no Shopping Midway Mall, localizado em frente ao IFRN. A caminhada vai ocorrer simultaneamente em várias cidades do Brasil. Com a participação de associações científicas e a organização da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a marcha terá o apoio da UFRN. O objetivo é alertar a população sobre como os cortes de orçamento na ciência e na tecnologia e o fim do ministério dedicado exclusivamente às áreas prejudicam o desenvolvimento do Brasil, afetando a soberania nacional.

Nota de esclarecimento
Nas instituições particulares onde são realizadas as provas do Enem, os estacionamentos próprios são fechados por serem considerados acessos extras ao prédio. A coordenação do Enem orienta que a entrada dos candidatos seja apenas por um único acesso. Algumas instituições, no entanto, disponibilizam o estacionamento privado apenas para quem trabalha durante o exame. No caso da Estácio Ponta Negra, o estacionamento estava totalmente fechado durante a realização do Enem em virtude de, por estar em obras, dispor de um acesso aberto ao prédio pela lateral. Desta forma, foi acordado com a coordenação do Enem que os candidatos entrassem apenas pela porta principal.

Rede estadual de ensino
O início do ano letivo da rede estadual de ensino é previsto para o dia 19 de fevereiro de 2018. Pelo calendário de matricula, em 1º de dezembro começa o prazo para a transferência automática dos estudantes. Os alunos da rede estadual de ensino que buscarem transferência para outra unidade da própria rede deve comparecer na secretaria da escola, no período de 1º de dezembro de 2017 até o dia 12 de janeiro de 2018. O mesmo prazo vale para as transferências dos alunos oriundos da rede municipal para a estadual de ensino. Os estudantes que por motivo pessoal desejem ser transferidos devem buscar a sua escola no período de 26 de dezembro até o dia final das demais transferências, dia 12/01/18.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas