sexta-feira, 29 de março, 2024
27.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Medicamento 90% mais barato para a população

- Publicidade -

Levar à população de baixa renda medicamentos de qualidade a baixos custos. Este é o objetivo da Secretaria Estadual da Saúde Pública (Sesap) com a inauguração da primeira Farmácia Popular do Brasil, hoje, a partir das 16h. A unidade será inaugurada na avenida Mário Negócio, 1841, no bairro das Quintas. Nesse primeiro momento serão disponibilizados 108 itens com preços até 90% mais baratos que aqueles atualmente praticados no mercado farmacêutico.

Para o secretário estadual da Saúde Pública, Adelmaro Cavalcante Cunha Júnior, “este é mais um passo em direção à constante melhora dos serviços de saúde para a população do RN. Temos outras 10 unidades previstas para inaugurar até o fim do primeiro semestre de 2007”, declara. Segundo o diretor da Unidade Central de Agentes Terapêuticos, George Antunes, a Farmácia Popular “proporciona o acesso ao medicamento diminuindo o impacto financeiro”, afirma.

Localizada em um dos bairros de renda per capita mais baixa de Natal, a Farmácia Popular atenderá uma demanda de cerca de 30 mil usuários. “Se levarmos em consideração a facilidade do acesso com a Zona Norte, esse número será bem mais expressivo”, diz o diretor técnico da Unicat, George Marcílio. Ele alerta que diferente do que acontece em outras drogarias, na Farmácia Popular não será permitida a venda de remédios sem a prescrição médica. “Todos os usuários terão de trazer a receita. Um farmacêutico fará o atendimento, realizará o cadastro do paciente e, só após, a dispensa da medicação”, esclarece Marcílio.

Das 11 unidades previstas para o RN sete serão instaladas em Natal, duas em Mossoró, uma em São Gonçalo e uma em Parnamirim. Das sete destinadas a Natal, duas ficarão na Zona Norte. A primeira, inclusive, com data de inauguração já marcada. Será na próxima quinta-feira (7/12), no bairro Potengi.

A Farmácia Popular do Brasil é um projeto do Ministério da Saúde (MS) que, no RN, conta com a parceria da Sesap. Para isso, o MS destinou R$ 50 mil para criação, adequação e reforma da unidade. À Sesap caberá a administração e o complemento financeiro quando necessário. O MS também disponibilizará R$ 10 mil mensais para manutenção da Farmácia.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas