Medicina é a profissão que teve mais vagas para trabalho em 2020

Publicação: 2020-11-24 07:32:00
A pandemia do novo coronavírus abalou vários setores da economia, mas foi sinônimo de crescimento para outros, como os segmentos ligados à saúde humana. O resultado foi um aumento na demanda para profissões nesta área. Um levantamento do site de recrutamento e emprego Glassdoor mostra que os médicos, por exemplo, estão no topo do ranking dos profissionais mais procurados em 2020.
Créditos: DivulgaçãoCarreira médica tem mais de 60 opções de especialização disponíveisCarreira médica tem mais de 60 opções de especialização disponíveis

Neste cenário positivo, o Curso de Medicina continua sendo um dos mais almejados. Não é à toa: o salário médio mensal de um profissional médico em início de carreira é de R$ 15 mil, mas as remunerações podem chegar a três vezes esse valor com a carreira estabilizada. E, para quem deseja começar a graduação ainda em 2021, há oportunidades com provas que serão realizadas já este ano.

Um exemplo disso é a UnP, integrante da Rede Laureate, que está com inscrições abertas para o Vestibular de Medicina. O processo seletivo ocorrerá em chamada única para 2021. Os interessados podem se inscrever até 27 de novembro por meio deste link. As provas serão realizadas em 6 de dezembro.

Diferenciais

Oferecido há mais de 10 anos no Rio Grande do Norte, o curso de Medicina da UnP é o único do Estado com conceito 5 (nota máxima) pelo MEC. A avaliação é resultado de uma série de fatores, como a alta qualificação do corpo docente, uma infraestrutura moderna e um currículo inovador.

“A qualidade é atestada também por levantamentos, como o Ranking Universitário da Folha (RUF) de 2019, que mostra nosso Curso de Medicina como um dos 10 melhores do País entre as Instituições Privadas”, afirma a Coordenadora do Curso, Profª Paula Maia.
Créditos: DivulgaçãoPandemia da Covid19 coloca médicos no topo do ranking e atrai cada vez mais interessados na área. No RN, a UnP já tem vestibular aberto para futuros profissionaisPandemia da Covid19 coloca médicos no topo do ranking e atrai cada vez mais interessados na área. No RN, a UnP já tem vestibular aberto para futuros profissionais

Entre os laboratórios de ponta oferecidos pela UnP, há um Hospital Simulado. O ambiente conta com simuladores de alta fidelidade que permitem a familiarização dos estudantes, ainda na instituição, com os ambientes profissionais como uma UTI.

Além disso, a Instituição de Ensino Superior conta com parcerias com os melhores hospitais públicos e privados de Natal e da Grande Natal. Outra vantagem é a existência de um Centro Integrado de Saúde que oferece atendimentos à comunidade e tem parceria com o SUS, permitindo ao aluno a prática interdisciplinar com outros cursos da Escola de Ciências da Saúde e Bem-Estar.

Atuação, empregabilidade e salários

O Curso de Medicina é o curso com maior carga horária. Sendo assim, os estudantes levam em média seis anos para concluir a graduação e mais de três anos para cursar a especialização escolhida, por meio da residência médica. Porém, o prazo de conclusão pode variar de acordo com o desempenho do aluno.

O longo caminho percorrido pelos futuros profissionais, entretanto, é bem recompensado com um grande leque de áreas em que o médico pode atuar e de fácil empregabilidade. Conforme foi divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), a área está no topo do ranking de taxa de ocupação, com uma estimativa de quase 100% de médicos empregados.

Promover a saúde, intervir nas doenças e suas causas e, a partir do diagnóstico, prescrever o tratamento adequado, conforme a necessidade de cada paciente, estão entre as principais atividades da rotina do médico.

Atualmente, o profissional de Medicina tem mais de 60 opções de áreas de atuação, como Clínica Médica, Medicina de Família e Comunidade, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Medicina de Urgência.

Inovação

Além das tradicionais e mais conhecidas áreas da Medicina, o desenvolvimento de novas tecnologias e a era pós-digital trazem oportunidades para os profissionais que desejam incrementar ainda mais sua atuação.

A Inteligência Artificial é uma delas. Atualmente, programas e softwares específicos contribuem para a análise de dados e a interpretação do quadro clínico, facilitando o raciocínio profissional. Já a Telemedicina e o uso de aplicativos ganharam bastante destaque com a pandemia da COVID-19 e a necessidade de distanciamento social. Hoje há aplicativos e rede para atendimento on-line e marcação de consulta.

Outra área que desponta é o uso dos dispositivos de alta tecnologia que se assemelham a simples acessórios como relógios, pulseiras e colares. Eles foram inventados para medir a pressão ou a temperatura do corpo 24 horas por dia. Alguns deles chegam até mesmo a medir atividades neurais e qualidade do sono.

Com isso, a Simulação e a Realidade Virtual, muito comuns em laboratórios das universidades, são ferramentas que apoiam o desenvolvimento de competências profissionais. E, no meio de tanta tecnologia, a filosofia da Produção On-Demand surge também como área de estudo e trabalho, focada em redução de custos e otimização do uso, com a produção de insumos feitos sob medida.

Serviço
Vestibular de Medicina UnP
Inscrições: até 27 de novembro
Provas: 6 de dezembro
Informações: https://lp.unp.br/medicina2021/