Médico discorda do uso de homeopatia contra dengue em Natal

Publicação: 2011-05-31 09:32:00 | Comentários: 6
A+ A-
O médico infectologista Henio Lacerda se pronunciou em nome da categoria, através de um e-mail, afirmando que a os infectologistas de Natal estão preocupado com a utilização de medicação homeopática no combate e prevenção de dengue.

A Lei Nº.  6.252, de 25 de maio de 2011, autoriza o Poder Executivo Municipal a realizar estudos e pesquisas no sentido de adotar este tipo de medicação. De acordo com Lacerda “a literatura mundial não dá respaldo nenhum sobre o uso desses compostos homeopáticos no tratamento da dengue”.

O médico diz que só existem dois trabalhos sem metodologia cientifica e que não trazem evidência dos efeitos benéficos do uso dos compostos. Este tipo de medicamento foi, inclusive, abandonado pela Secretaria de Saúde de Rio Preto (SP).

Confira o e-mail do médico Henio Lacerda na íntegra:

A imprensa de Natal, é com extrema preocupação que os infectologistas de Natal viram a publicação da Lei LEI Nº.  6.252, DE 25 DE MAIO DE 2011 que autoriza o Poder Executivo Municipal a realizar estudos e pesquisas no sentido de adotar medicação homeopática (Eupatorium perfoliatum, Phosphorus e Crotalus horridus), no combate e prevenção de dengue em Natal.

A literatura mundial não dá respaldo nenhum sobre o uso desses compostos homeopáticos no tratamento da Dengue. Só existem dois trabalhos sem metodologia cientifica e que não traz evidencia dos efeitos benéficos do uso desses compostos. Não segue as fases clinicas (leia http://www.roche.pt/portugal/index.cfm/investigacao/) necessárias para colocar um produto em uso. Inclusive, esse medicamento já foi abandonado em São José do Rio Preto por falta de comprovação cientifica
(leia http://www.diarioweb.com.br/novoportal/Noticias/Saud/5724,,Saude+de+Rio+Preto+abandona+homeopatia+contra+a+dengue.aspx) Portanto, a prefeitura, a SMS,nem os médicos da SMS, não podem realizar essa "pesquisa" com seres humanos sem antes passar por todas as etapas envolvidas na produção de um medicamento, já que isso não foi feito pelo autor do composto. O parecer inicial do COMITÊ de VIROLOGIA CLINICA DA Sociedade Brasileira de Infectologia mostra-se contrário a qualquer tipo de medicamento que não tenha evidencia científica de sua eficácia. Estaremos emitindo parecer e ser enviado as secretarias de saúde.

Abraços

Henio Lacerda
Médico Infectologista.
SRNI

continuar lendo



Deixe seu comentário!

Comentários

  • cinaragarcia

    O "Dr.", esqueceu de mencionar o porquê foi abandonado pela Secretaria de Saúde de Rio Preto. Por mera questão política, como o antigo prefeito tinha implantado, o atual não quis dar continuidade por razões políticas, não queria que o bom trabalho, que os bons resultados ficassem ligados à gestão anterior. Basta ver os incríveis resultados das pessoas que tomaram o medicamento tanto como preventivo quanto como curativo. Pesquisar um pouco não faria mal, antes de publicar. Vou dar uma sugestão, acesse o blog do pesquisador, médico, mestre em saúde coletiva e solicitar que ele encaminhe os ensaios clínicos, os resultados, os artigos publicados, daria uma matéria bem melhor, pelo menos verdadeira. Segue o blog: www.renanmarino.com A alopatia não precisa temer tanto a homeopatia, tem espaço para todos, sempre haverá aqueles que querem curar os sintomas e não a causa das suas doenças. Fiquem tranquilos.

  • nobukunister

    Se os medicos não concordam com a homeopatia,que apresentem uma solução para mortes com dengue!

  • nobukunister

    Eu tive a 1ª dengue, hemorrágica pelo uso de paracetamol,quase fui à óbito,pensei que se viesse outra seria fatal.Pesquisei e quando veio a 2ª, passei ela \"leve pelo uso do Proden,remédio homeopático.

  • rsilva.jorge1

    Dr Lacerda isto pra mim é perseguição a homeopatia,pois como o sr mesmo sabe os remedios alopáticos tb não cura as doenças,eles só mascaram as doenças deixando elas mais dificil de serem curadas,então deixe a homeopatia fazer o seu papel se ela não funcionar aí o sr usa os remedios alopaticos que tb nãovai curar a doença,mas pare de criticar a homeopatia pois os homeopatas não criticam a alopatia!

  • pedro.almeida

    finalmente! alguem se pronuncia em nome da ciência... salve!

  • motacosta

    Homeopatia é chá de pirilim-pim-pim, ou seja, nada! Tratam as pessoas com nada. N-A-D-A, água com açucar e farinha. Obviamente alguma farmácia homeopata com boas conexões com o poder municipal (em nome de laranjas) vai ganhar a licitação para manipular esse remédio e prover um fatástico tratamento, que segundo a jumenta da prefeita é ideal \"por que minha família usa e sempre usou\". Quando a prefeita quer saúde de verdade, vai fazer os melhores tratamentos em São Paulo, que obviamente não são homeopáticos.