sexta-feira, 19 de abril, 2024
28.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Medida salvadora

- Publicidade -

Rosalie Arruda
[email protected]

O Supremo Tribunal Federal está autorizando a concessão de empréstimos pelos Estados. A medida vai permitir que o governo Robinson Faria  avalize empréstimos para o servidor público receber o 13º salário.

No caso, o barnabé solicita o empréstimo e o estado quita a dívida.

Pode-se confiar???

Auditoria na folha da UERN
O secretário Cristiano Feitosa, Secretaria da Administração e Recursos Humanos, está de olho na folha de pagamento da Universidade Regional do Rio Grande do Norte – UERN.  E, para ter acesso à dita, usou o recurso da auditoria de controle.

A auditora geral do Estado, Débora Cristiane Barreto de Souza, foi designada para esmiuçar a folha dos professores da Universidade.

RN Urgente
A Assembleia Legislativa abre as portas nesta quinta-feira (11) para iniciar a votação, em sessão extraordinária, de 18 matérias do RN Urgente – nome dado pelo governo ao pacote de Ajuste Fiscal que chegou ao Legislativo potiguar. 

Custo Zero?
Pela sessão extraordinária, os deputados estaduais não receberão qualquer tipo de subsídio em caráter indenizatório, o que é vedado pela Constituição Estadual.

Uma aspa aqui
Se depender do senador Garibaldi Filho (MDB), o seu partido votará a favor do RN Urgente, urgente. Ele alega que a situação pode parecer ruim para os servidores, mas, pior é ficar sem receber nada, disse. “Para a sobrevivência dos próprios funcionários, é pela aprovação”.

Marketing
Esse é certamente o discurso que o governo quer passar para a opinião pública potiguar quando criou o RN Urgente.  O secretário Cristiano Feitosa chegou a afirmar que esperava que essa mensagem tivesse sido entendida pelos deputados. Saravá!!!!

Pega que o filho é teu…
Os servidores das empresas com recursos próprios como o IDEMA e o DETRAN, estão defendendo a volta dos aposentados para suas respectivas folhas de pagamento, como no passado.

Eles alegam que algum “gênio” modificou as regras do jogo e levou os servidores para o IPERN. Resultado: estão sofrendo com o atraso salarial enquanto a ativa recebe pontualmente.

Duodécimo
A propósito, a ideia do governo é fazer com que os chamados “poderes”: TCE, TJ, MPRN e Assembleia assumam os pagamentos de seus aposentados e pensionistas que estão na folha do IPERN com super-salários. 

Eleições 2018
O senador Garibaldi Filho disse ontem em entrevista à FM 96 que é candidatíssimo ao senado. “Embora tenha gente que queira me aposentar, irei para  disputar a reeleição”, falou bem humorado.

Já a parceria com as candidaturas dos postulantes, ex-senador Geraldo Melo (MDB) e atual José Agripino (DEM), Gari disse que não pode afirmar nada.  “Devemos apostar nas pesquisas, não só no sentimento de fidelidade e correção com os companheiros”. 

Melhor notícia
Comentando sobre o problema financeiro do Estado, Garibaldi Filho disse também que a melhor notícia que o RN pode receber não é chuva de dinheiro, mas sim, “chuva de água”.

Comissionados
Veja só o tamanho da Assembleia Legislativa. O órgão tem 1.723 cargos comissionados (folha de novembro). Todo estado do RN tem 1380. O governo quer reduzir para 1.100.

Abstrato
A inflação em 2017 ficou em 2,95%.  Segundo o IBGE, esse acumulado foi o menor desde 1998, portanto, há 19 anos. Infelizmente essa não é a sensação de quem faz supermercado semanalmente.

Fonte solar
O Brasil acaba de ultrapassar a marca histórica de 1 gigawatt (GW) em projetos operacionais da fonte solar fotovoltaica conectados na matriz elétrica nacional.

O levantamento realizado pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) revela que a potência é suficiente para abastecer 500.000 residências no país. O RN passou de 56 kilowatts em 2013 para 2.219 kw no primeiro semestre do ano passado.

Zebuínos
A revista científica Acta Scientiarum dedicou matéria a estudo baseado nos rebanhos zebuínos da EMPARN. Com o título “Estimativa de tendências genéticas e fenotípicas leiteiras de animais das raças Gir e Guzerá”, o trabalho destaca que a produção de leite tem elevada importância econômica em sistemas de produção de bovinos leiteiros, sendo, portanto justificada a sua inclusão em programas de melhoramento genético.

Camada de Ozônio
Estudo feito pela NASA mostrou que o acordo de 1987 entre os países surtiu efeito: reduziu o buraco na camada de ozônio, regulando as emissões de gás CFC.

Homenagem
Patricia Abravanel deu à luz a sua segunda filha com o deputado federal potiguar Fábio Faria (PSD), nessa quarta-feira, 10, no hospital Albert Einstein de São Paulo. A mamys  anunciou o nome da futura herdeira pela rede social: Jane, o nome da avó de Fábio Faria. Silvio Santos será vovô pela 11ª vez.

Horário de expediente
A Prefeitura de Mossoró fixou novo horário de expediente nos órgãos da administração municipal até o dia 31 de janeiro deste ano, de 8h às 14h. A exceção fica com os serviços essenciais.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas