sexta-feira, 26 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 26 de abril, 2024

Meirelles defende reformas estruturais

- Publicidade -

Implementar ainda mais reformas estruturais e fazer o Brasil crescer de maneira gradual e constante: essa é a visão do Ministro da Fazenda Henrique Meirelles para o país. Com um extenso currículo na área econômica, incluindo a presidência do Banco Central, o Ministro esteve na 34ª edição do Seminário Motores do Desenvolvimento, e encerrou a manhã de programações com uma palestra intitulada “Crise e recuperação: construindo um novo Brasil”.

Em palestra sobre Crise e Recuperação, construindo um Novo Brasil, o Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles,  apresenta dados que mostram que reformas já implementadas põem fim a recessão

Em palestra sobre ”Crise e Recuperação, construindo um Novo Brasil”, o
Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, apresenta dados que mostram
que reformas já implementadas põem fim a recessão

#SAIBAMAIS#Considerado a principal figura por trás das reformas previdenciária e trabalhista, o Ministro acredita que o país já está apresentando os primeiros sinais visíveis de recuperação após o que ele classifica como “a maior recessão já vivida pelo Brasil”. Com um crescimento registrado de 1% no Produto Interno Bruto (PIB) nacional após dois anos consecutivos de queda, Meirelles ressaltou o controle de gastos do Governo e a redução da máquina Estatal como um dos principais fatores responsáveis por esse crescimento: “O Governo estava gastando muito, e isso impossibilitava o Brasil de crescer”, afirma.

Segundo ele, a a história do Brasil nos últimos anos, intercala períodos de grandes crescimentos, como na década de 70, seguidos por severas crises. “Nós estamos agora em um novo momento. Chegou a hora de crescermos de forma sustentável”, frisa ele. Meirelles compara a situação do Brasil a de um pai de família que, em uma situação de aperto, ia ao banco todo fim de mês para pegar mais dinheiro emprestado, o que a princípio parecia melhorar a situação, mas futuramente, o prejudicava. “O que devemos almejar é um voo constante, com crescimento progressivo”, explica o Ministro.

Em 2017, o Brasil bateu o recorde de desemprego da série histórica da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio Mensal (Pnad). A taxa de desemprego nacional ficou em 12,7%, a maior desde 2012, quando a série histórica do IBGE teve início. Na prática, isso representam 13,23 milhões de brasileiros desempregados. A expectativa do Ministro é de gerar 6 milhões de empregos nos próximos 10 anos. A médio prazo, a meta é gerar 2 milhões de empregos entre 2018 e 2019. Para isso, ele afirma que a aprovação da Reforma Trabalhista foi fundamental.

Sobre a Reforma da Previdência – amplamente defendida por ele como “necessária para o reequilíbrio fiscal do país” -, entretanto, ainda não há previsão para a votação. Às vésperas de ir a plenário no Congresso Nacional, a Reforma teve de ser adiada em função a Intervenção Federal decretada no Rio de Janeiro. De acordo com Meirelles, as reformas devem ser votadas tão logo acabe a Intervenção federal, o que pode não acontecer esse ano.

Números
Confira alguns dos indicadores que apontam para o crescimento da economia brasileira e a saída da recessão durante o MDRN

Crescimento do PIB ao longo dos anos:
Produção industrial: + 2,5% em 2017
Comércio varejista: +2,0% em 2017
Produção de bens duráveis: +5,9%
Produção de bens de capital: +6,0%
Produção de bens de consumo semiduráveis: +3,0%

Principais reformas já implementadas
Confira as principais reformas implementadas pelo Governo Federal, de acordo com Henrique Meirelles, para garantir a retomada da economia

Fiscal;
Teto de gastos;
Extensão DRU;
Recuperação Fiscal dos Estados;
Reformulação do FIES;
Redução dos juros bancários;
Reforma de crédito rotativo;
Taxa a Longo Prazo (TLP);
Letra imobiliária garantida;
Diferenciação de preços e meios de pagamento;
Produtividade;
Terceirização;
Reforma Trabalhista;
Conteúdo local de petróleo e gás;
Adesão ao Clube de Paris.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas