quinta-feira, 18 de abril, 2024
31.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Melhoras não eliminam a gravidade do quadro geral

- Publicidade -

SOLIDARIEDADE - Senador José Agripino visitou familiares de Aluízio AlvesO ex-ministro Aluízio Alves foi retirado, na tarde de ontem, do coma ao qual havia sido induzido desde a última quarta-feira, quando deu entrada na UTI da Casa de Saúde São Lucas com quadro de parada cardíaca e respiratória. A expectativa, até o final da tarde de ontem era em torno do momento no qual o paciente deveria acordar.

As notícias, durante toda a sexta-feira, criaram um certo ‘otimismo cauteloso’ entre os familiares e amigos que acompanham o tratamento. Uma tomografia computadorizada não detectou lesões agudas no cérebro do jornalista e as funções renais apresentaram melhora. Contudo, somente um exame mais detalhado, após Aluízio Alves despertar, é que permitirá aos médicos descartarem, ou detectarem, futuras seqüelas resultantes do período no qual o ex-ministro passou sem oxigenação no cérebro.

Apesar da melhoria, os funcionamentos dos rins não estão totalmente estabilizados. Os médicos não descartam, por enquanto, a possibilidade de terem que submeter o ex-ministro a uma hemodiálise. Uma nova avaliação deve ser realizada na manhã de hoje. A expectativa é também de que Aluízio acorde até 24 horas após a suspensão dos medicamentos que o mantinham em coma.

“Agora, que a medicação foi suspensa, estamos esperando que ele acorde e que acorde bem. O que podemos fazer é rezar e esperar que, com as bençãos de Deus, ele possa ter forças e se acorde pronto para se recuperar dessa crise”, afirmou o empresário Aluízio Alves Filho, no final da tarde de ontem. Ele explicou que a previsão dos médicos é do paciente acordar no decorrer da manhã de hoje, devido à grande quantidade de remédios ao qual esteve submetido durante as 48 horas em que foi mantido no coma induzido. O secretário de Saúde do Estado, Adelmário Cavalcanti, esteve presente ao hospital, no início da noite, e esclareceu à imprensa as informações contidas no último boletim médico, liberado às 16h30.

Segundo o secretário, a tomografia realizada ontem não descartou totalmente as lesões cerebrais e apenas um novo procedimento (com uso de estímulos sonoros, visuais e táteis) poderá trazer um diagnóstico definitivo a esse respeito. Tal exame, contudo, só é possível após o despertar de Aluízio Alves. 

Apesar da apreensão, o semblante dos que visitaram o hospital na manhã de ontem foi de alegria com a divulgação do primeiro boletim, no qual foram apontados sinais de melhora nas funções renais, e também com o resultado da tomografia. Familiares e amigos ficaram mais otimistas. O ambiente se tornou mais leve. Após as 14h, o sentimento entre os que estavam na sala de espera da Casa de Saúde São Lucas passou a ser de expectativa pelo despertar do líder político.

Aluízio foi internado na quarta-feira à tarde, após passar mal em sua residência, devido a uma parada respiratória aguda, seguida de parada cardíaca. O quadro clínico dele havia piorado na quinta-feira, devido a problemas renais e queda na pressão arterial.

Expectativa é para retomada da consciência

A expectativa de médicos e familiares agora se volta para o momento em que Aluízio Alves retomar a consciência, o que deverá acontecer hoje. Para estimular o ex-ministro a "acordar", familiares foram levados à Unidade de Terapia Intensiva. A idéia dos médicos era que a visita das pessoas próximas e conhecidas "acordasse" ele mais rápido.

Ontem, políticos dos mais diversos partidos continuaram a visitar a Casa de Saúde São Lucas em busca de informações a respeito do quadro de saúde do ex-ministro Aluízio Alves. Passaram pelo local o senador José Agripino (PFL), o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Robinson Faria (PMN), os deputados federais Ney Lopes (PFL) e Nélio Dias (PP), o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PSB), sobrinho do líder peemedebista, entre outros. O senador José Agripino disse ter vindo de Brasília com esse intuito.

Ele destacou o respeito pela figura política de Aluízio Alves. “Fico feliz em saber das notícias animadoras, de saber que ele está reagindo à crise”. Após receber informações dos familiares, o senador mostrou ainda mais otimismo: “Saio mais tranqüilo e reconfortado porque as notícias são boas e o astral está elevado. Sei que Aluízio vai recuperar-se”.

Família agradece manifestações de apoio

A família do jornalista Aluízio Alves agradeceu as várias manifestações de apoio recebidas por ele nos últimos três dias. O sobrinho, senador Garibaldi Alves Filho, lembrou que todos “estão sensibilizados” pela corrente de orações e solidariedade, inclusive no próprio São Lucas, durante todo o dia. “Temos a absoluta certeza de que o povo do Rio Grande do Norte sempre esteve presente nos momentos de luta de Aluízio. Achamos que ele vai ter condições de sair dessa”, complementou.

Para Aluízio Alves Filho, as manifestações de apreço provam ainda mais: “É incrível como um político, classe que hoje em dia sofre várias restrições, no caso de papai recebe tantas demonstrações de apoio, seja por orações ou visitas.” O irmão do jornalista, prefeito Agnelo Alves, ressaltou: “Não há palavras para agradecer a capacidade de solidariedade, de fé, de empenho. Parece que todo o Rio Grande do Norte se dispôs de joelhos, orando por ele. Isso é gratificante para nós todos.”

Irmã do presidente de honra do PMDB, madre Carmen Alves declarou estar fazendo uma corrente de orações. Ela também passou todo o dia de quinta-feira em jejum. Sacrifício em nome de Aluízio. “Se ele não sair dessa, é porque Deus tem outros planos que não nos diz respeito. Mas ontem (quinta) de noite já sai daqui com uma notícia boa, de que os rins tinham voltado a funcionar, e agora mais essa notícia, de que a tomografia não deu nada”.

O filho, deputado federal Henrique Eduardo, aproveitou para fazer um apelo: “Continuem fazendo suas orações, porque está ajudando muito.” O pedido já parecia atendido antes mesmo de ser feito. Um livro de visitas, aberto ao meio-dia de ontem, já registrava mais de 160 assinaturas, por volta das 18h. Uma das visitas que mais emocionou a família foi a do arcebispo emérito, Dom Nivaldo Monte, que ontem esteve em frente ao São Lucas. Ele superou, há poucas semanas, problemas de saúde que o mantiveram internado por vários dias. 

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas