Memória da esperança

Publicação: 2020-08-11 00:00:00
O ex-ministro e ex-governador Aluízio Alves completaria hoje 99 anos.  Fundador da TRIBUNA DO NORTE, com uma trajetória que marcou a história do país e do Rio Grande do Norte,  foi deputado federal constituinte (1946 a 1961), governador e ministro da Administração (1985 a 1989) e da Integração Regional (1994 a 1995), com atuações marcantes pela liderança, capacidade de realização e de comunicação. Sempre à frente de seu tempo e com a mensagem da esperança, vislumbrava os caminhos que levavam ao desenvolvimento e a conquistas para o Estado. Governador que marcou época, conseguiu manter relacionamento com a Casa Branca e articulou a vinda do presidente John Kennedy ao RN. Implantou o projeto do educador Paulo Freire com revolucionária experiência de alfabetizar adultos em 40 horas de aulas.

Fez também um governo que até hoje é reconhecido como o que assegurou uma infraestrutura com a qual o RN passou a ter perspectiva de crescimento. Uma das principais realizações foi trazer a energia da hidrelétrica de Paulo Afonso. Ministro da Integração, retomou o projeto de transposição das águas do Rio São Francisco. Faleceu em maio de 2006. O ex-deputado Henrique Eduardo Alves, filho do ex-ministro, resume o sentimento deste 11 de agosto: “Gratidão, esperança e saudades.”

Diálogo sobre aliança 
O prefeito Álvaro Dias (PSDB) teve conversas recentes com o ex-prefeito Carlos Eduardo (PDT) sobre aliança e formação de chapa.  

Rodízio para retomada
O Comitê para Prevenção e Combate à covid-19 da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte apresentou o documento de orientações para a retomada dos trabalhos presenciais. A equipe se reuniu ontem, via plataforma Zoom pela Escola da Assembleia, a convite das Diretorias Financeira e Administrativa e a de Políticas Complementares para detalhar as ações. A primeira fase da retomada está prevista para o dia 17 deste mês e as fases subsequentes dependerão dos números da pandemia e resultados obtidos com a retomada. Entre as medidas para a retomada estão a volta de 20% dos servidores, a continuidade de home office sempre que possível e rodízio dos servidores em dias alternados.

Visita do comandante
O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado Ezequiel Ferreira de Souza, recebeu ontem a visita do comandante do Comando Aéreo Nordeste (Comar), o Brigadeiro de Ar César Faria Guimarães que assume a direção das ações da Aeronáutica do Nordeste e a reativação da Base Aérea de Natal, sob o comando do Coronel Intendente Elésio Martins Ferreira.  O brigadeiro assume o Comando Aéreo Nordeste que atua nas Bases Aéreas de Fortaleza, Salvador, Recife e Natal, capitais dos estados nordestinos. 

Saúde 
A Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final da Câmara de Natal aprovou, ontem, um projeto de lei que insere o exame de oximetria de pulso no protocolo de triagem de todos os pacientes atendidos nos hospitais, clínicas médicas e postos de atendimento de saúde públicos e privados do município enquanto durar a pandemia ocasionada pelo novo coronavírus. 

Educação
A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara aprovou o projeto que institui o Programa Municipal de Apoio e Promoção ao Esporte (Promape). 

Despedida de Elmar  
O cirurgião dentista Elmar Santos Leite faleceu ontem, aos 68 anos. Sogro do deputado federal Walter Alves, ele tinha atividades agropecuárias no município de Lagoa Salgada.  Elmar estava internado após apresentar sintomas de uma  trombose venosa mesentérica. A missa de corpo presente será hoje, às 11h, na capela do Centro de Velório de Emaús, em Parnamirim. Em seguida, haverá o sepultamento.