quinta-feira, 18 de abril, 2024
31.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Menos pescadores, mais marinheiros

- Publicidade -

 Nos mares de Pirangi do Norte, em Nísia Floresta, a tendência profissional é diferenciada das demais praias urbanas. Muitos pescadores, habilitados a conduzir barco a motor pela carteira POP – de pescador profissional -, estão migrando para a atividade turística. Alguns nos três meses de verão (janeiro, fevereiro e março), outros o ano inteiro. Eles são contratados para pilotar lanchas particulares ou de empresas de passeio. Enquanto a marina de Pirangi do Sul comporta 17 barcos a motor, usados pelos pescadores, o número de lanchas chega a 150.

Eraldo Dantas, 40, filho de pescador preferiu não seguir os passos de seu pai e avô, mas continuou no ambiente marítimo.  Ele é piloto de lancha e guia de turismo e já trabalha na área há mais de 8 anos. Antes, havia sido segurança residencial. Seu pai também deixou a pesca e hoje é dono de uma das empresas locadas na praia.
Eraldo é filho de pescador, mas optou por ser piloto de lancha
Questionado sobre porque não quis seguir os passos paternos, a resposta é direta. “É uma vida muito sofrida, via o sofrimento do meu pai e ele também nunca quis que eu seguisse”, revela. “Essa época agora o marinheiro ganha dinheiro”, acrescenta.

Como vantagem, ele também pontua o fato de a pescaria ser sazonal. Dependente da maré, do que o mar oferecer ou até dos períodos de defeso. “Vivemos numa escassez da lagosta nos últimos dez anos. Muitos, como meu pai, venderam seus bens porque não tinham mais como se manter”, afirma.
Gonzaga: na pesca há 30 anos
#SAIBAMAIS# A queda da produção da lagosta é em todo o Estado, o que tem gerado queda nas exportações, que concentra 90% do produto. De janeiro à novembro de 2013, período em que a lagosta pode ser comercializada, foram exportados 138,981 toneladas e cerca de R$ 4,370 milhões em receita foi gerada para o RN, o que representa menos da metade do volume exportado em 2008: 380 toneladas.  Nos anos seguintes, a quantidade de toneladas exportadas caiu consideravelmente, chegando a 129 toneladas em 2010. Em 2012, foram exportadas 111 mil quilos de lagosta.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas