Menos violência...

Publicação: 2020-02-15 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Rosalie Arruda
rosaliearruda@uol.com.br

O RN registrou 1279 crimes violentos em 2019, contra 1792 em 2018, uma redução de 29%.  O levantamento feito pelo Portal G1 dá um alento para uma realidade que angustia o país. De acordo com os estudos, o número de assassinatos caiu 19% no Brasil em 2019 e é o menor da série histórica. O portal se baseou em informações oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal que mostram uma diminuição pelo segundo ano consecutivo. Ainda assim, o país teve 41.635 vítimas de crimes violentos no ano passado, o menor número desde 2007.

... mais segurança
Por aqui, a Secretaria de Segurança vai abrindo mais possibilidades para combater a bandidagem. Nesta semana foi sancionada a lei que possibilita a celebração de convênio entre o Estado do RN e os Municípios, na implantação de sistema de videomonitoramento permanente nas ruas e espaços públicos. O Centro de Operações Integradas em Segurança Pública (CIOSP) da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SESED), ficará responsável pela recepção e registro das imagens e demais dados.

Cargos públicos
A Promotoria de Justiça da Comarca de Monte Alegre/RN averigua suposto acúmulo ilegal de cargos por funcionário público que teria uma nomeação na Prefeitura de Monte Alegre, onde inclusive teria carros locados, e outro cargo na Assembleia Legislativa do RN.

Dia da Mulher
O mundo é delas. Embora as mulheres, continuem sendo as maiores vítimas da violência doméstica, referenda-las passou a ser um ponto em comum nos poderes públicos. Com razão!

A Casa legislativa potiguar começa a montar a programação para o Dia Internacional da Mulher - comemorado anualmente em 8 de março.  Os eventos compõem a Semana da Mulher, que vai acontecer entre os dias 9 e 13 de março e começa com a entrega da Medalha de Mérito Social Maria do Céu, na segunda-feira (9).

Eólicas
A empresa EDP Renováveis já está de posse da licença para a instalação de uma nova linha de transmissão de energia eólica no Rio Grande do Norte. A novidade chega com a perspectiva de atrair 2500 novos empregos durante a fase de instalação,  que envolve novos parques eólicos e linhas de transmissão.  “Nosso planejamento é de que pelo menos 20% destes empregos sejam ocupados por pessoas que vivam no entorno dos empreendimentos”, completou o diretor Felipe Domingos, representantes da EDP Renováveis. A linha de transmissão de energia terá pouco mais de 50 km, cruzando as cidades de Santa Cruz, Sítio Novo, Barcelona e São Tomé.

Decibéis
Neste carnaval, muito cuidado com as “ouças” como dizia minha avó. De acordo com a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, no carnaval a intensidade de som pode atingir 120 decibéis, seja na folia das ruas, junto aos trios elétricos ou nos bailes dos clubes. Para se ter uma ideia, essa potência é próxima ao som da turbina de um avião. Os integrantes da bateria de uma escola de samba, por exemplo, estão expostos a ruídos de até 110 decibéis.

Vagas para adolescentes
A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) disponibilizará 340 novas vagas para os Cursos de Qualificação Profissional Gratuitos para o mês de março. Entre os cursos que serão oferecidos, estão: Recepcionista, Camareira, Libras, Inglês Básico e Português Básico para o Mundo do Trabalho. As vagas são destinadas a pessoas que se encontram em situação de desemprego e jovens (a partir de 15 anos).

De volta ao batente
A Câmara Municipal do Natal retomará suas sessões plenárias na próxima terça-feira 18 com a leitura da mensagem anual do Prefeito Álvaro Dias.

PROS  na Berlinda
O PROS Nacional está sob investigação e o Programa Fantástico já anuncia o assunto no quadro Cadê o Dinheiro que estava aqui? No Rio Grande do Norte, o partido comandando pelo casal Zenaide Maia e Jaime Callado esteve reunido ontem.

Dinheiro na mão
Os funcionários públicos estaduais que ainda tinha salários de novembro de 2018 a receber, devem fazê-lo hoje. O Secretário do Planejamento Aldemir Freire anunciou remessa de R$ 314,3 milhões para fazer frente aos pagamentos dos atrasados e o crédito do mês. 

Galocha
Não foi ontem que o natalense precisou usar galocha para se proteger do “chuvaral.” São Pedro não quis colaborar com a previsão meteorológica, nem com as expectativas desta colunista.

Pela cidade
BANDAS| São tantas as bandas que enchem a cidade de frevo, samba, axé e machinhas que não dá para descrevê-las. Mas, fica registrada a saída da Bandagália e seus intrépidos gauleses no Bar 294 com destino à Confeitaria Atheneu.

VACINA | Antes de cair no frevo, passe por uma das 70 salas de vacinação que a Prefeitura do Natal está disponibilizando para o dia D de mobilização contra o Sarampo. Os Postos de saúde da cidade vão estar recebendo das 7h às 13h desse sábado, pessoas com idade entre 5 e 19 anos que ainda não tenham tomado a primeira dose da vacina ou que estejam com o cartão vacinal incompleto.

QUINDINS | para Ana Elisa China, Paulo Santa Rosa Castim, Jean Valério e Gérson de Castro celebrando nova idade neste sabadão pré-carnavalesco.






Deixe seu comentário!

Comentários