quinta-feira, 18 de abril, 2024
28.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Mentes do bem ou do mal

- Publicidade -

Walber Gonçalves de Souza – professor na Fundação Educacional de Caratinga (MG)

Pensar, com certeza é a nossa segunda maior qualidade. Pois a primeira sem sombra de dúvidas é a capacidade de amar, de amar incondicionalmente. Juntas então, amar e pensar, uma união perfeita, torna o ser humano um ser especial. Amar e pensar transforma o animal em gente, transforma o ser em humano.

Ao desenvolver a nossa capacidade de pensar nos afastamos dos outros animais. E como diria o filósofo René Descartes passamos a existir, pois para ele “penso, logo existo! ”. O pensamento possibilita ao ser humano a capacidade de articular, de programar, de prever situações, de organizar os seus atos… enfim, o pensamento torna-se o cerne, a essência, de como o ser humano lida com a sua própria vida.

Mas o pensamento pode ser condicionado, levando as pessoas ao estado de alienação ou manipulação. Da mesma forma também pode ser direcionado, fomentando assim perigosas ideologias. A forma de pensar ou de como aprendemos a pensar dará a direção para a nossa vida.

O pensamento pode sofrer alterações? Acredito que sim, entretanto, quanto mais formatados em uma ideia nós formos, na mesma proporção ficará difícil mudarmos a nossa concepção do que foi pensado. Como exemplo citarei os intermináveis casos de intolerância religiosa que presenciamos mundo afora. Quanto mais radical é a formação religiosa de grupo, mais intolerante ele se torna em relação aos membros de outras religiões. Outro exemplo também que pode ser dito está ligado aos campos de futebol, quantas pessoas na radicalidade da sua opinião acredita que ninguém pode torcer para outro time. Imagine se todas as pessoas torcessem para um time só. Os outros com o tempo acabariam e aquele de torcida única, acabaria também pois não teria com quem jogar.

Pensar deve ser então uma atividade mental diversa, múltipla e que deveria servir para o ser humano evoluir, crescer, desenvolver-se. Mas pode ser usada das mais diversas formas, para as coisas boas e para as coisas ruins.

Nenhum de nós pode negar a inteligência de Hitler, a forma como ele conduziu o nazismo é algo inusitado. Somente uma mente “brilhante” conseguiria tamanho êxito. Só que ele usou sua “brilhante” mente para o mal. Para maltratar, para matar, para discriminar, para propagar a intolerância, o ódio…

É impressionante como tantas pessoas usam uma das nossas maiores qualidades para desenvolverem a maldade. Temos presenciado no nosso país um turbilhão de mentes “brilhantes” usando o pensamento para o mal. Como covardes desumanos usam o ato de pensar como uma ferramenta de maquinar a decadência humana.

Entre os intermináveis atos de corrupção que dia a dia vemos brotar sob os nossos olhos, alguns se tornam tão sutis, tão bem pensados que quase chegam a ser um plano perfeito. A inteligência humana manifesta na sua mais cruel forma, busca nos limites da lei dar um ar de legalidade à prática corruptiva.

Somente uma mente “brilhante” poderia pensar em cobrar praticamente um real em cada prestação de todos aqueles que buscam crédito bancário. Pois não foi isto que aconteceu em mais um escândalo envolvendo os nossos ditos homens públicos. Aproveitam da fragilidade da pessoa que busca o crédito, pois quem está precisando de ajuda financeira não vai comprar a briga por pagar alguns centavos a mais na sua prestação, mesmo porventura achando aquilo algo estranho. E como diria o ditado popular de “grão em grão” foram afortunando-se à custa do trabalhador brasileiro, que historicamente sempre foi, com raríssima exceção, explorado das mais diversas formas. 

Estamos vivendo uma “onda” estranha, onde em nome da relatividade, tudo aos poucos vai ganhando ares de normalidade. Assim, exemplos não faltariam para mencionarmos o que seria e como agiria uma mente do mal. Pois com caras piedosas tramam as mais cruéis falcatruas.

Todos somos dotados da capacidade de pensar, todos podemos ser bons ou maus, cabe a nós escolhermos o caminho que queremos seguir e como usaremos a nossa capacidade de pensar. Agora, pensando o Brasil, são tantas coisas que precisamos  pensar, são tantas cosias precisando melhorar, que um bom caminho seria usar a nossa mente para pensarmos coisas boas, usarmos a nossa mente para o bem.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas