quarta-feira, 24 de abril, 2024
25.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Mercado: crise atinge setor automotivo brasileiro

- Publicidade -

Queda da comercialização interna de veículos automotores, duas e quatro rodas “zero quilômetro” tende a diminuir a frota brasileira. A situação é realmente preocupante. Tanto assim, que  o  Sindipeças, entidade que representa o setor de fabricantes de peças em nosso País promoveu, recentemente, acurado estudo, o qual aponta que no ano passado havia rodando no território nacional  42.900.000 de unidades entre automóveis, comerciais leves, caminhões, motos e ônibus. Apenas 0,7% a mais que no ano de 2015. Comerciais leves (-1,1%) e ônibus (-0,9%) recuaram pela primeira vez desde o ano de 1990. Vale salientar, que o número de motocicletas também diminuiu (1,2%). Agora, existem rodando Brasil afora 13.500.000 veículos duas rodas.

O Brasil tem uma média aproximada  de um automóvel para cada 2,94 habitantes.

Opção

Em cores para veículos, encerrada no mercado brasileiro a ditadura do preto e do prata, o mandão branco está em queda livre, quase superado. Nos dias atuais, a moda geral agora é o “cinza”, em cabelos, decoração de ambientes e, acima de tudo, automóveis. É a cor externa mais vendida entre os Ford europeus e deve ser destaque no novo EcoSport, a ser lançado este ano.

Competição

Alejandro e Marcos Galanti, pilotos de rallye, convenceram Toyota del Paraguay produzir o “Etios” mais rápido do mundo e competir na Categoria Rallye 5. A francesa AD Competition fez. Ajeitou a mecânica, aplicou motor 1,8 do cupê Celica, bem desenvolvido, gerando 315 cv. Atingiram o objetivo. Toyota não o fará, mas a aventura paraguaia exibe casamento

Nomes
Você sabia que os nomes Fiat e Saab, na verdade, são siglas? Que Citroën, Peugeot e Renault carregam o sobrenome dos fundadores? Imagina por que os três losangos no emblema da Mitsubishi? Há muitas curiosidades na origem dos nomes das marcas de carros, e você conhecerá várias delas no canal “Best Cars”.

Conectividade
De olho na pista, conectado com o mundo. Antigamente, a melhor maneira de nos conectarmos enquanto dirigíamos era pelo rádio. Hoje, continua assim: rádio é só para tocar música. Por exemplo, no novo automóvel compacto VW up! TSI, você pode conectar o seu smartphone e o aplicativo maps + more com o novo sistema de som Composition Phone…

Segurança (1)
Os brasileiros não dão “a mínima” para segurança automotiva, pois acreditam que acidente só acontece com os outros.
A grande maioria só demonstra preocupação com o assunto quando questionado em pesquisas de mercado. No showroom das concessionárias, a opção é pela roda de liga, banco de couro, trio elétrico, som de última geração (multimídia) etc.

Segurança (2)
A Inspeção Veicular, necessidade premente para depurar a frota usada a partir de itens “inseguros”, não consegue ser implantada no Brasil, apesar de definida pelo Denatran, órgão regrador. Seu funcionamento melhoraria o trânsito, reduziria acidentes e seus custos, diminuiria as emissões de poluentes e fomentaria a venda de automóveis novos. Mas não consegue ser tornada obrigatória no Brasil!

Poluição
A Câmara dos Deputados analisa proposta que torna crime adulterar tecnologia e/ou substância para reduzir poluição ambiental. Atualmente,  é fraude comum, praticada por motoristas, transportadoras e oficinas mecânicas, anular a ação do “Arla 32” em motores diesel de caminhões e ônibus. Volume desse reagente é 50% menor que o previsto na frota circulante brasileira.

Exportação 

Comercialização doméstica em queda, fabricantes de veículos e auto peças buscam clientes de fora do País. Volkswagen do Brasil e FCA (Fiat Chrysler Automobiles) focam ampliar na América Latina, com diretorias específicas. Zen, catarinense de impulsores de partida e polias de roda livre, expôs na Automechanika, em Dubai. Quer exportar seus produtos.

Volvo
Fabricante sueca é a 1ª- autorizada a comercializar veículos no Brasil com isenção de impostos para pessoas com “deficiência”. Pelo programa “Volvo For All”, a alíquota do IPI é de 13% para carros com motor a gasolina e chega a 25% nos automóveis movidos a diesel. Daniel Dias, nadador paralímpico dirige um XC90 D5 adaptado.

JAC T6
A “SNS”, importadora da marca chinesa de automóveis JAC Motors, anunciou recentemente  em São Paulo, em convenção oficial  de concessionárias autorizadas brasileiras, a importação de pick-ups T6 a partir de março de 2018. Terá a configuração de agrado ao mercado: cabine dupla, tração 4×2 ou 4×4, câmbio de seis velocidades à frente, e motor diesel.

Audi
Johannes Roscheck, novo presidente da Audi do Brasil, fará em breve périplo pelo País com o objetivo de conhecer, in loco, a “operação” das concessionárias da marca no que tange a serviços (oficinas), atendimento e vendas. Quer entender baixa performance, em especial quanto aos modelos de maior preço em seu processo de melhorar o rendimento da marca.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas