quinta-feira, 25 de abril, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Mercado das Pulgas retorna

- Publicidade -

Após o sucesso do primeiro domingo, com mais de seis mil visitantes, o Mercado das Pulgas de Natal continua a oferecer uma nova opção para as tardes de domingo até o mês de julho. O evento atrai pessoas de todas as idades, alguns deles turistas, e acontece na área externa da Arena das Dunas, das 15h à 21h, com entrada gratuita. Neste domingo (23), o Mercado vai contar com a presença da Macaxeira Jazz e Camila Masiso e o espetáculo infantil HI-5 da Cia Era Uma Vez.

Na feira, haverá vários estandes com livros, vinis, antiguidade, artesanato, flores e outros tipos de comercialização.Também terá exposição do Clube do Fusca, um brechó e dois novos estandes de antiquário, sendo um destes de peças colecionáveis. A praça de alimentação da feira conta com 20 espaços de culinária variada.

Parques, atividades esportivas, atrações infantis, shows musicais, espaço para caminhadas, patinação e pista de skate completam a diversão dos adultos, dos jovens e da criançada. Para a sua concretização, o Mercado das Pulgas de Natal conta com o patrocínio da Prefeitura de Natal, através da Lei Djalma Maranhão, da Arena das Dunas e Natal Veículos. A realização é da Natal Cultural.

Pernambuco discute Turismo

Desenvolver a consciência dos profissionais e empresários sobre a importância da qualidade e tecnologia para os serviços na área de turismo é apenas uma das motivações para a realização do Quality Meeting. O evento acontece nos dias 26 e 27 de abril, no Mar Hotel, em Boa Viagem, no Recife, e em Porto de Galinhas no dia 27 à tarde.

A iniciativa é da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB-PE), que conta com o patrocínio da Secretaria de Turismo do Recife e apoio institucional das demais entidades do setor, tais como Abrasel-PE, Abav-PE, Abeoc, ABRH, Recife Convention Bureau e Porto de Galinhas CVB.

A expectativa da organização é reunir 250 pessoas no Recife durante as palestras e painéis e aproximadamente mil profissionais na área de exposição. Já Porto de Galinhas recebe a segunda etapa do evento, com co-realização do Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau.

A ideia, tal como o Fórum de Turismo do RN, que vai para sua nona versão, é proporcionar uma enriquecedora troca de experiências entre gestores e diretores de agências, hotéis, operadoras e empresas de alimentos e bebidas, entre outros da cadeia produtiva do turismo.

Paraíba divulga voo da Argentina

O Destino Paraíba vai ser apresentado aos agentes de viagem e operadores de turismo da Argentina no dia 23 de maio, durante Workshop da Trend, em Buenos Aires. O evento será exclusivo para divulgar os roteiros paraibanos. O objetivo é incrementar o voo entre a capital argentina e João Pessoa, que será operado pela Gol Linhas Aéreas Inteligentes a partir do dia 1º de julho.

Também foi fechada uma série de ações no mercado argentino em parceria com a operadora All Seasons, cujo diretor, Gabriel Sanchez. foi palestrante no Fórum de Turismo do RN, realizado há duas semanas em Natal. Estão previstas ainda capacitações do destino Paraíba entre agentes de viagem de várias cidades argentinas. O foco é a divulgação do novo voo.

A Embratur apoia o evento da Paraíba na Argentina.  O diretor de Inteligência Competitiva e Promoção Turística da Embratur, Gilson Lira – que é paraibano -, está tratando do assunto pessoalmente.

Turismo interno em baixa

Embora repleto de belíssimos destinos turísticos, o Brasil não atrai expressivo número de visitantes estrangeiros. É fato. E uma parcela significativa da população também não teve a oportunidade de descobrir o seu próprio País. É o que revela uma pesquisa feita pelo Ministério do Turismo, que identificou que 44,4% dos brasileiros nunca viajaram a turismo pelo Brasil.

Para a metade dos que afirmaram viajar a Turismo (49,4% ), a periodicidade é de uma vez por ano, enquanto 13,8% dizem que viajam uma vez a cada seis meses. Sobre o meio de transporte utilizado nas últimas viagens, a pesquisa mostrou um empate técnico entre carro (39,5%) e ônibus (38,2%).

Quanto à hospedagem, quase metade dos brasileiros optou por hotéis, resorts ou pousadas (48,2%), enquanto 35% preferem se hospedar em casa de parentes ou amigos. Para se locomover entre as atrações dos destinos turísticos, as formas mais usadas foram ônibus (31,7%), carro próprio (27,1%) e táxi (13%).

Na pesquisa foram entrevistadas duas mil pessoas, com 16 anos ou mais, no período de 17 a 23 de março de 2017. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.

O novo Mapa do Turismo

Importante ferramenta de orientação para a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento de políticas públicas, o Mapa do Turismo Brasileiro está sendo atualizado. A iniciativa atende os critérios divulgados na Portaria Nº. 268, de 2016, que estabelece que a atualização deverá ser feita bienalmente, respeitando o primeiro ano de mandato dos prefeitos municipais e dos governadores estaduais e do Distrito Federal.

A atualização está prevista para ser concluída em julho e os municípios do Rio Grande do Norte precisam estar atentos. O processo é conduzido pelos gestores locais. Para tanto, os gestores estaduais e os novos gestores municipais estão devidamente informados, segundo o MTur, sobre prazos e a importância do remapeamento.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas