sexta-feira, 19 de abril, 2024
29.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Mercado de arte ganha galeria nova em Natal

- Publicidade -

Um panorama eclético das artes visuais do Rio Grande do Norte apresentado a partir de 28 artistas potiguares das mais diversas linguagens. Assim começa a trajetória da Galeria da Arte Iquebana, novo projeto da loja de decoração homônima que completa 20 anos de funcionamento, apostando agora mais forte no mercado da arte. O lançamento para convidados acontece nesta quinta-feira (6), e, a partir da sexta, poderá ser visitada pelo público em geral.

Galeria Iquebana inaugura nesta quinta-feira, expondo trabalhos de 28 artistas
Galeria Iquebana inaugura nesta quinta-feira, expondo trabalhos de 28 artistas do RN e um convidado do Ceará

“Já trabalhávamos com esculturas e pinturas, mas não com um espaço voltado exclusivamente para exposição de artes”, diz a proprietária Eline Linhares. Como arquiteta, ela percebeu a carência de galerias com acervo plural na cidade. “Para arquitetos e clientes diretos, mesmo com o interesse de contar em seus projetos com obras locais, o acesso a obras de artistas é difícil. Às vezes, só indo na residência do artista. As poucas opções, quando não são de valores acessíveis, são focadas em apenas um artista, não mostrando variedade de estilos. Nossa ideia com a galeria foi justamente apresentar para as pessoas a diversidade da produção artística potiguar em um único local de exposição”.

Segundo Eline, a exposição será fixa, com todas as obras à venda e com duração indeterminada. “O acervo será renovado regularmente, à medida que as obras forem adquiridas. Os valores são variados e acessíveis. A proposta é de também ampliar o acesso a arte local”, conta.

Marcam presença na exposição os artistas Daniel Torres, Ammer Jácome, Ana Selma Galvão, Nôra Aires, Luiz Gadelha, Canidé Soares, Napoleão Nunes, Ubiratan Gomes, Ara Teles, Josenias Freire, Carlos Sergio Borges, Kefren Pok. Dentre as peças, esculturas em papel maché, mármore, bonecas em tecido, fotografias, telas com os mais variados temas e técnicas. “Há obras para jardim, condomínio, espaços internos”, comenta a galerista.

Empresária Eline Linhares fez contrato de um ano com artistas
Empresária Eline Linhares fez contrato de um ano com artistas

A maioria dos artistas é de Natal, mas há nomes de Ceará-Mirim, Assu e Mossoró. Além dos 28 artistas locais, o escultor Josenias Freire, de Fortaleza, completa a exposição, totalizando 29 nomes que terão espaço fixo na exposição. Dependendo da recepção e movimento da galeria, a exposição pode expandir para um recorte regional no próximo ano, com artistas de todo o nordeste.

“Fiz contrato de um ano com os artistas. Pretendemos dar um suporte e visibilidade aos artistas”, afirma Eline. “Sempre tive vontade de ter uma galeria. Como arquiteta, tinha vontade de levar clientes para montarem projetos de decoração com obras de artista potiguares, mas sempre encontrei dificuldades. Estou apostando nesse projeto para levar a arte local para dentro dos lares”. A galeria fica no pavimento superior da loja, com 200m² , divididos em seis salas de exposição. (Texto: redação do Viver)

Serviço
Galeria Arte Iquebana
Av. Prudente de Morais, 4588, Lagoa Nova
Aberto ao público a partir do dia 7 de abril
Visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h; sábado, das 9h às 13h.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas