Mercado de trabalho em construção

Publicação: 2019-09-22 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Mariana Ceci
Repórter

A probabilidade que seu filho trabalhe em uma profissão da qual você nunca ouviu falar e que ainda não existe é alta. De acordo com um relatório elaborado pelo Fórum Econômico Mundial, 65% das crianças que estão começando o ensino fundamental vão trabalhar em empregos que ainda não existem. Formar esses profissionais, que vão atuar em um mundo de inovação tecnológica permanente e dinâmica, é um dos desafios das instituições de ensino diante do novo mundo do trabalho.

“Hoje, falta gente qualificada para atuar na área de tecnologia, porque essa geração não foi tão incentivada pelos pais a ingressar nesse campo. Os filhos das pessoas que estão ingressando no mercado de trabalho, no entanto, terão esse incentivo, e a tendência é de presença cada vez maior das tecnologias em todas as áreas de atuação”, afirma o reitor da Universidade Potiguar, Gedson Bezerra Nunes.

Para o reitor da UnP, Gedson Bezerra Nunes, o profissional do futuro será “um aprendiz permanente”
Para o reitor da UnP, Gedson Bezerra Nunes, o profissional do futuro será “um aprendiz permanente”

De acordo com o reitor, diante de um cenário que está mudando rapidamente, o papel das instituições de ensino é de análise de tendências e comportamento da população para poder aperfeiçoar a formação dos profissionais. "É preciso analisar as tendências do futuro, o comportamento das pessoas e dos consumidores em diversas áreas e preparar para esse mundo que se aproxima, muito mais tecnológico", afirma.

A UnP é uma das realizadoras do seminário “Profissional 4.0: Futuro do trabalho”, organizado em parceria com a Tribuna do Norte, Instituto Metrópole Digital e Sebrae. O evento acontece na próxima quarta-feira (25), na UnP localizada na avenida Engenheiro Roberto Freire, em Natal.

Nos últimos anos, a UnP optou por adotar, nos últimos anos, uma metodologia cada vez mais voltada para o fomento ao empreendedorismo nos diversos cursos, com a criação de novas empresas juniores e projetos de extensão. “Nós temos que preparar cursos não apenas de formação específica para uma área de conhecimento que pareça promissora, mas preparar todas as profissões para o novo futuro”, completa o reitor.

De acordo com ele, com o fluxo cada vez maior de informações e inovações tecnológicas, o profissional do futuro precisa ser formado, sobretudo, para ser “um aprendiz permanente”.

Preparar os alunos para as novas formas de relação de trabalho também é um dos desafios enxergados pelos educadores. No Brasil, o número de microempreendedores individuais já superou os 8 milhões, e registrou um crescimento de 120% nos últimos 5 anos.

Muitos, no entanto, ainda carecem de acesso a informações básicas sobre finanças e planejamento para fazer os negócios prosperarem, algo que as instituições de ensino enxergam como uma lacuna a ser preenchida. “O comportamento empreendedor é algo que tem que ser fomentado, e é uma das principais competências de um profissional em qualquer área de atuação”, afirma Gedson Bezerra.

Além da TRIBUNA DO NORTE, realizam o “Fórum Profissional 4.0: Futuro do Trabalho” o Sebrae, Universidade Potiguar (UnP) e Instituto Metrópole Digital (IMD). O evento contará com patrocínio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Riachuelo, Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio Grande do Norte (Fecomércio-RN), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte e Governo do Estado.

Serviço

Profissional 4.0: Futuro do Trabalho
Data: 25/09/2019
Local: UnP da Engenheiro Roberto Freire, Capim Macio, Natal/RN
Horário: 18h30
Valor: R$ 20,00
Carga Horária: 4h
Inscrição: https://unp.br/eventos

Palestrantes:

Martha Gabriel:
Martha Gabriel tem seis livros, entre eles, Marketing na Era Digital
Escritora, consultora e palestrante nas áreas marketing digital, inovação e educação. Autora de 6 livros, inclusive o best seller “Marketing na Era Digital” e o finalista do Prêmio Jabuti 2014 com “Educ@r: a (r)evolução digital na educação”. Palestrante de 4 TEDx, keynote speaker internacional com mais de 70 palestras no exterior e premiada três vezes como melhor palestrante em congressos nos Estados Unidos.

Luana Wandecy:
Luana Wandecy
Empreendedora, mestre em tecnologia e inovação, engenheira da computação,  Luana é CEO e cofundadora da Blindog, empresa que recebeu proposta no Shark Tank 2019, foi startup destaque na aceleração do Inovativa Brasil 2018 e atualmente está no ranking das 30 empresas mais inovadoras do país na área da saúde, de acordo com o Brazilian Pharma e Health.

George Daniel:
George Daniel
Potiguar apaixonado por cultura e tecnologia. Idealizador do perfil @SignosNordestinos, um dos principais perfis de humor, cultura e Nordeste do País, com mais de 2 milhões de seguidores nas mídias sociais. Em 2019 foi agraciado como destaque no programa de aceleração do YouPix, uma das principais empresas de conexão entre marcas e criadores de conteúdo do país. Já foi analista e gestor de mídias sociais; atualmente é empresário e empreendedor social.

Maria Rita:
Maria Rita
Estudante de publicidade apaixonada por comunicação, e uma empreendedora focada em impacto social. Desenvolveu o Trilha Criativa como um que visa transformar o empreendedorismo para crianças em práticas gamificadas, atuando em escolas do Rio Grande do Norte. Já ganhou premiações como o concurso global de habilidades de apresentação da Laureate, Ginga Tank UnP e faz parte do edital de impacto social do SEBRAE-RN. Acredita no poder das crianças e da criatividade e trabalha para que no futuro a educação seja uma experiencia mais humana, sustentável e divertida.



continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários