sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Mercado de trabalho piora

- Publicidade -

Luiz Antônio Felipe
[email protected]

O Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) da Fundação Getúlio Vargas, recua 0,8 ponto em julho, para 94,7 pontos, menor nível desde dezembro de 2016 (90,0 pontos). O recuo ocorre pela quinta vez consecutiva – desde meados do segundo trimestre de 2014, início da crise. A trajetória de queda converge para níveis próximos da média histórica prévia a crise (87 pontos). Este fato mostra que a geração de emprego ao longo dos próximos meses deverá ser mais modesta, relacionando-se com o crescimento econômico mais moderado do que o previamente esperado.”, afirma Fernando de Holanda Barbosa Filho, economista da FGV IBRE.

ANÁLISE O Banco Central diz em ata, da última reunião do Copom, que a projeção é de reajuste de preços administrados em 2019. O BC avalia que a manutenção do elevado grau de ociosidade na economia ainda segue como um risco de baixa para a inflação.  

Debate

A Associação de Supermercados do RN vai promover, pela primeira vez, um debate com os candidatos e empresários do setor. O encontro será amanhã,  a partir das 9 horas, com a proposta de  conhecer os projetos dos candidatos, principalmente para as áreas de segurança e economia. Será no auditório do prédio comercial do Villa Park Hotel, no Tirol.

 

Expansão

A atividade do comércio cresce 7,8% em julho, aponta pesquisa da Serasa Experian, com os bens duráveis puxando o resultado, na comparação como mesmo período de 2017. Foi o melhor resultado da atividade varejista para o mês dos últimos seis anos. Ajudaram as taxas de juros mais baixas, a expansão, ainda que modesta, do crédito ao consumidor.

Dificuldades
Pesquisa da Fiesp mostra falta de caixa para pagar empréstimos em 44% das empresas paulistas, carro-chefe da economia brasileira. Acende o alerta para a desorganização da cadeia de fornecimento por falta de acesso a crédito para pequenas e médias empresas.  O estudo também aponta que 12,4% das empresas estão com parcelas atrasadas. E cerca de 8,2% atingiram um número tão grande de parcelas em aberto que têm bloqueio de movimentações bancárias.

Mapa do Agronegócios
O PIB agropecuário cresce em junho, mas deve encerrar 2018 com queda de 1%, segundo a seção de Economia Agrícola da Carta de Conjuntura do IPEA, analisando o  impacto da grave dos caminhoneiros e da supersafra de 2017. O setor do agronegócios do País  avançou 2,6% entre os meses de maio e junho. O resultado, no entanto, não foi suficiente para evitar a queda no segundo trimestre de 2018, que ficou em 1,9%.

Futuro
A safra de grãos deve alcançar 300 milhões toneladas nos próximos  dez anos, com a produtividade sendo a principal responsável pela evolução de 30%. O Brasil vai agregar  69 milhões de toneladas a mais de grãos, saltando de 232 milhões de toneladas para de 302 milhões em 2027/2028, puxadas pela soja (156 milhões t) e o milho (113 milhões t), com incremento estimado em 30%.

Direitos
A Gol é obrigada a mudar o regulamento do programa de fidelidade. A Proteste, entidade de defesa do consumidor, entrou com uma ação civil pública contra o programa da companhia alegando que ela não informa quando aumenta a exigência de pontos para a emissão de passagens. Alguns clientes do programa tiveram o acesso bloqueado.

Satisfação
A Azul lidera todos os quesitos em ranking de satisfação de clientes. Levantamento divulgado pelo portal consumidor.gov, da Anac, mostra que a empresa registra os melhores índices de solução de queixas e de satisfação. A empresa registrou ainda o menor índice de reclamações, apenas 882 em um universo de cinco milhões de clientes transportados.

Tráfego
Em julho, a taxa de ocupação doméstica da GOL cresceu para 82,9%, aumento de 0,3 p.p. em relação a Julho de 2017. A demanda doméstica da GOL cresceu 10,0% e a oferta doméstica aumentou em 9,6%, Mas, a demanda e oferta nos vôos internacionais reduziram 21,8% e 11,8%, cada. A  ocupação foi 68,4%, queda de 8,7 p.p.

Agência
O presidente em exercício da Fecomércio RN, Luiz Lacerda, pede agilidade na retomada dos serviços do Banco do Brasil, em Macaíba. Ele fez a solicitação ao superintendente do BB no RN, Ronaldo Alves de Oliveira. O fechamento da agência, desde o dia 12 de julho, vem trazendo transtornos à população e ao comércio. Antes do início de outubro a agência não vai reabrir.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas