quinta-feira, 25 de abril, 2024
26.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Mercado do Canto do Mangue passará por reforma

- Publicidade -

MELHORIAS - O projeto de ampliação do mercado foi apresentado ontem à tardeO mercado do peixe mais tradicional de Natal, o Canto do Mangue, no bairro das Rocas, deverá ser outro até o final do ano. O prefeito Carlos Eduardo Alves assinou ontem, em solenidade realizada no Palácio Felipe Camarão, a ordem de serviço para a construção do novo Mercado do Peixe, que terá estrutura de dois andares, estacionamento, área de pesagem e banheiros.

No pavimento térreo, segundo explicou a arquiteta da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), Márcia Duarte, as instalações contemplam 16 boxes de 16 metros quadrados cada; duas câmaras frigoríficas para estoque das mercadorias; uma bateria de sanitários; uma agência do Banco Popular, conforme requisitado pelos comerciantes e pescadores; e um entorno externo para estacionamento. No pavimento superior funcionará o setor administrativo e a praça da alimentação, com oito boxes de dez metros quadrados e área para dez mesas cada um.

“Tudo foi feito com a intenção de satisfazer as necessidades do pessoal da venda de pescado, que participou de várias reuniões realizadas até que se chegasse ao projeto final”, disse a arquiteta, ressaltando que o primeiro projeto não havia agradado os pescadores, que pediram que as dimensões dos boxes, que a princípio eram de 2,5×3,5 metros quadrados, fossem maiores. De acordo com ela, o mercado seria térreo se não fosse a modificação.

Durante a solenidade, a secretária municipal de Serviços Urbanos, Marilene Dantas, ressaltou o fato de o projeto ter sido concretizado com recursos próprios da prefeitura, no valor de pouco mais de R$ 1 milhão. Na ocasião, ela aproveitou para pedir o apoio da população para a manutenção do estabelecimento. “Sem o apoio da comunidade nós não vamos fazer manutenção depois da conclusão da obra”, afirmou ela, que aproveitou para informar que assim que o mercado for concluído e o pessoal acomodado, a Semsur dará início à obra da Praça Pôr do Sol, que funcionará no mesmo local. A previsão de conclusão da obra, que começará efetivamente na próxima segunda-feira, é de cinco meses. “Isso, se não houver nenhum imprevisto, como chuvas”, ressalvou a sócia da construtora que executará o serviço, Cristiane Fernandes.

A presidente da Colônia de Pesca de Natal, Rosângela Silva, se mostrava bastante satisfeita com a ordem de serviço da construção. “Agora, a expectativa é que se termine logo porque a necessidade é grande e as vendas caíram muito”, disse ela, respaldada pela tratadora de peixes do mercado atual, Maria Lúcia do Carmo, que está contente com a novidade. “Vai ser muito melhor de se trabalhar. Vai ficar mais organizado e trazer mais clientes.”

“O bairro da Ribeira é um local que sofreu com o crescimento de Natal e acabou se esvaziando, trazendo prejuízos aos comerciantes. Estou muito feliz em dar essa ordem de serviço para que a obra brevemente se torne uma realidade”, discursou o prefeito Carlos Eduardo.

Também compareceram à ocasião, pescadores e comerciantes das Rocas; além  de representantes de órgãos como a Secretaria de Turismo de Natal (Sectur), a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (STTU).

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas