Mercado: livre comércio de veículos

Publicação: 2019-05-12 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Mercado: livre comércio de veículos
O livre comércio de veículos entre Brasil e México, sem cotas ou imposto de importação, começou no último mês de março. Mas só em 2020 incluirá caminhões pesados, segmento em que o País é bastante competitivo e nunca pôde vender livremente para lá, desde o primeiro acordo em 2002. Outra característica, que dificulta para quem quer exportar para o México, é a importação de veículos usados dos Estados Unidos. Esse problema foi maior, mas ainda existe.

Luiz Carlos Moraes, novo presidente da Anfavea, sabe que o atual governo federal tem posição econômica liberal e antiprotecionista. Ele sugere medidas para estimular o comércio exterior, melhorar a logística e reduzir a carga tributária. “Trará nova dinâmica em diversos segmentos da economia, não somente o automobilístico”, acrescenta.
Resta torcer para tudo dar certo.

Mobilidade
A pesquisaMobilidade através das gerações”encomendada pela Anfavea, associação das  fábricas de carros, revelou o hábito de deslocamento dos brasileiros por faixa etária. O ônibus é o meio de transporte  mais utilizado em todas as idades. Razões:
Economia, 27%; praticidade: 19%; necessidade, 16%.
Mas o futuro é  compartilhar.

Orçamento
Você sabia que só 0,1% do orçamento do governo federal foi direcionado para o transporte coletivo este ano/? A Área de mobilidade urbana é reestruturada pelo atual governo, mas o baixo investimento em transporte público coletivo urbano preocupa o setor e demonstra a falta de prioridade desse serviço essencial.

Porsche
O 911 Speedster, carro aberto de dois lugares,está entrando em produção. O modelo combina o ideal de um veículo purista e orientado ao condutor com tecnologia do automobilismo esportivo adaptada ao uso diário. O motor boxer, com 510 cv, proporciona uma emocionante experiência sonora no cockpit.
Adquira logo o seu.

Elétrico
VW começa pré-venda de seu elétrico popularna Europa. Preço:  30.000 euros. Apenas a edição especial de lançamento do ID.3, de 40.000 euros, pode ser reservada. O carro é o 1o- da família de elétricos da VW.
Reservas pela internet e 1 mil euros.A produção está prevista para o final de 2019, e as entregas das primeiras unidades.

Mercado
Enquanto as vendas de automóveis e veículos comerciais acumuladas no primeiro quadrimestre deste ano, em relação a igual período de 2018, continuam 10,1% superiores, a produção na mesma comparação estagnou. Cenário provocado pela queda de 45% nas exportações em razão da depressão econômica na Argentina. Aqui, estoques de 40 dias estão 14% acima do normal.

Seminovo
Outro termômetro do mercado interno – venda de veículos seminovos – mostra uma “tênue linha de recuo (1,2%) nos números acumulados de janeiro a abril, em relação a 2018”, segundo a FENAUTO, associação nacional de comerciantes desse ramo. A entidade atribui a sinais de pequena queda no Índice de Confiança do Consumidor, mas não tem previsão ainda para o ano em curso (2019).

Utilitário-Esportivo
Hyundai Creta Prestige, SUV compacto mais vendido em 2018 e segundo em 2019, se destaca pelo espaço interno, porta-malas amplo e recursos como saídas de ar-condicionado para o banco traseiro, TV a bordo, ventilação do banco do motorista e pulseira-relógio que serve como chave presencial. Motor é bastante elástico, mas cilindrada de 2 litros cobra em consumo.

Trânsito
O lema deste ano da campanha “Maio Amarelo”, do Observatório Nacional de Segurança Viária, é simples e direto: “No trânsito o sentido é a vida”. No filme de divulgação, crianças pedem aos adultos para respeitar as regras de boasatitudes ao volante. Inspirado nos cinco sentidos humanos, chama atenção para a sinalização de trânsito que costumaser desrespeitada.

Comunicação
A décima versão do sistema operacional“Android” para smartphones chega ao Brasil no segundo semestre. Traz um prático recurso, que tem por base a tecnologia de predição, no intuito de antecipar os próximos passos do usuário. Quando alguém enviar um endereço, bastará tocar na tela para abrir diretamente no Google Maps e navegar até o destino.



continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários