quarta-feira, 24 de abril, 2024
31.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Mesatenista do RN disputa Brasil-Open em Belo Horizonte

- Publicidade -

TÊNIS DE MESA - Lucas de Souza é atleta da AABB e vai brigar por uma boa colocação

O mesatenista potiguar Lucas Souza, da AABB Natal, vai disputar o Brasil Open, principal competição profissional do país. O torneio aberto acontece em Belo Horizonte, a partir da próxima quinta-feira, dia 12, e terá destaques internacionais, como o atual campeão olímpico, o sul-coreano Ryu Seung Min.

Lucas tem 20 anos e é treinado desde os oito anos de idade pelo pai dele, o técnico André Souza. O atleta, que treina no clube AABB Natal, espera uma boa colocação no torneio, apesar de reconhecer que vencer uma competição desse nível ainda é um sonho.

“Será uma disputa de altíssimo nível, com estrelas internacionais, mas estou no meu melhor momento em termos de preparação técnica e condicionamento físico”, explica o atleta, que já participa de competições profissionais, embora ainda tenha idade para jogar na categoria “Juventude”.

Atual líder do ranking nordestino em sua faixa etária, o atleta, que além de se dedicar ao tênis de mesa cursa a faculdade de Educação Física, também se prepara para o Brasileiro da categoria Juventude, que será disputado em novembro. Terceiro colocado nessa competição em 2006, o potiguar acha que pode voltar levar o título deste ano. “Estou melhor preparado e mais experiente, pronto para ser campeão brasileiro”, anima-se.

Com um currículo que inclui duas competições internacionais, boas posições em torneios nacionais e muitos títulos locais, o atleta segue uma rotina de preparação que tem até cinco horas diárias de treinos.

Lucas vem sendo obrigado, porém, a enfrentar o problema mais comum para os atletas brasileiros: a falta de patrocínio. Ele também lamenta não ter acesso à infra-estrutura necessária para um atleta profissional. No Nordeste não há centros de treinamento para o tênis de mesa. No Rio Grande sequer existe um campeonato estadual regular. As competições são geralmente disputadas apenas entre colégios.

“Temos um jogador de nível internacional, mas que é, de certa maneira, prejudicado pela falta de confrontos com outros atletas de alto rendimento e pela ausência de uma preparação física voltada especificamente para sua modalidade”, observa o treinador André Souza.

Ele informa que está pleiteando a admissão do filho no programa Bolsa Atleta, criado pelo governo federal para incentivar o desenvolvimento do esporte nacional. André de Souza acrescenta que ele e o próprio Lucas também estudam uma transferência para um centro de treinamento em São Paulo a partir do final desse ano.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas