sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Meteorologia prevê inverno normal no RN

- Publicidade -

Meteorologistas de todo o Brasil, coordenados pelo Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE), divulgaram ontem o primeiro prognóstico sobre a quadra chuvosa de 2009 no sertão nordestino. A previsão é de um inverno normal, o que seria um bom indicador para a economia rural da região, tendo em vista que as chuvas foram abundantes no ano passado, causando, em alguns estados como o Rio Grande do Norte e a Paraíba, destruição de açudes.

O estudo sobre os campos atmosféricos e oceânicos globais, concluídos ao final do segundo dia de reuniões, realizadas em Teresina, capital do Piauí,  mostraram uma condição de neutralidade no Pacifico Tropical.  Isso significa dizer que não há El Niña nem El Niño em formação na costa do Peru. El Niño é um fenômeno formado pelo aquecimento da água da superfície do mar do Pacífico. Em anos dominados por El Niño geralmente ocorrem enchentes torrenciais no Sul do Brasil e seca no Nordeste.

Os meteorologistas esclarecem que as condições atuais indicam a persistência desta condição de neutralidade pelo menos ate o primeiro trimestre de 2009.  De acordo com este quadro, o total pluviométrico para o trimestre dezembro, janeiro e fevereiro 2008/2009 deve ocorrer com as seguintes probabilidades: 30% acima da média; 35% dentro da média; 35% abaixo da média; ou seja as maiores chances concentram-se entre as categorias normal a abaixo da normal do setor Sul do Piauí e na Bahia como um todo. Nas demais áreas da Região Nordeste os totais pluviométricos apresentam maiores probabilidades de se inserir na categoria normal.

A análise geral das condições atmosféricas, feita com base em dados fornecidos por satélites e sondas meteorológicas aponta, além da neutralidade do Pacífico,   ventos alísios mais relaxados na parte centro-oeste. No centro-leste, ao norte do Equador foram registrados ventos menos intensos do que a média climatológica; ao sul do equador foram observados valores acima da média.. No Atlântico Tropical a principal característica observada foi a presença de anomalias significativamente positivas (até 1,5ºC) ao norte do Equador, enquanto ao sul as temperaturas da superfície do mar estiveram em torno da média.

O ano de 2008 foi um dos melhores da última décadas. O volume de chuvas em algumas áreas superou os 40%. As chuvas intensas encheram todos os reservatórios, inclusive a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, com capacidade para 2,4 bilhões de litros.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas