sexta-feira, 19 de abril, 2024
32.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Mexicanos desistem de vir de navio para a Copa em Natal

- Publicidade -

Roberto Lucena
repórter

Outro revés no turismo do Rio Grande do Norte durante o período da Copa do Mundo: além do cancelamento de reservas em hotéis da capital, o navio com mais de três mil torcedores mexicanos que atracaria no Porto de Natal mudou o roteiro da viagem. Devido a problemas de logística ocasionados pela dimensão do navio e altura da ponte Newton Navarro, os passageiros vão desembarcar em Recife/PE. Até o momento, não há confirmação de outras possíveis embarcações  para o período do evento esportivo.
Apesar de não ter pedido para o período da Copa, Terminal de Passageiros será concluído a tempo
A mudança de planos com relação a vinda dos mexicanos foi confirmada ontem pelo titular da secretaria Extraordinária para Assuntos Relativos à Copa do Mundo 2014 (Secopa), Demétrio Torres. “O navio é muito alto e não tem condições de passar embaixo da ponte Newton Navarro. Pensaram em outra possibilidade de viabilizar o desembarque dos passageiros, mas não foi possível. O navio com os mexicanos vai para Recife”, disse.

A outra possibilidade que o secretário faz menção seria o navio atracar em um determinado ponto do mar – nas proximidades do Forte dos Reis Magos – e 25 embarcações fariam o translado dos passageiros/torcedores até o desembarque no terminal de passageiros. Mas a manobra não foi aprovada pela operadora  Mundomex – responsável pelo cruzeiro.

A seleção mexicana joga em Natal no dia 13 de junho contra a seleção de Camarões. Além da capital potiguar, os mexicanos jogam, na primeira fase do campeonato mundial, em Recife/PE e Fortaleza/CE. Devido  à localização das cidades, a operadora Mundomex ofereceu o roteiro do cruzeiro. Os mexicanos são conhecidos por acompanhar a seleção de futebol em outras Copas.

Além do cancelamento da vinda do navio dos mexicanos, a Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern) ainda não tem a confirmação de nenhuma outra embarcação para o período da Copa. “Não temos nada confirmado. O que existia era a possibilidade desse navio com os mexicanos”, contou o presidente do órgão, Pedro Terceiro.

Terminal
Apesar de não existiram embarcações confirmadas para atracar em Natal durante o mês de junho, o presidente da Codern confirmou que o Terminal de Passageiros do Porto de Natal estará pronto até o final de maio. “A nossa meta é essa. A inauguração será em maio”, contou Terceiro de Melo.

Segundo a Codern, a obra está com 83% de execução. Atualmente, estão sendo feitos os serviços de alvenaria, revestimento e cobertura. A ampliação do cais e a construção do dolfim de atracação foram finalizadas. A obra conta com a participação de 293 funcionários diretos e a previsão é que o terminal seja finalizado entre 20 e 30 de maio. A obra teve investimento total de R$ 72,5 milhões.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas