quinta-feira, 25 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Micarla de Sousa anuncia reforma do secretariado

- Publicidade -

Anna Ruth Dantas – Repórter

A reforma do secretariado da prefeita de Natal Micarla de Sousa atingiu 62% dos auxiliares e ainda trouxe mudanças nos próprios órgãos municipais. Dos 27 cargos de primeiro escalão, 17 passaram por mudanças. Além disso, a gestora mudou nomenclaturas e transformou secretarias em cargos adjuntos e adjuntos em status de secretário. Além disso, a gestora longe de trazer uma equipe técnica, operou muitas acomodações políticas.

Micarla de Sousa escolheu a irmã para o cargo de  secretária municipal da MulherMesmo criado ainda ano passado, a Secretaria da Mulher terá agora a primeira titular. A prefeita escolheu a própria irmã, Rosy de Sousa, que foi derrotada no pleito 2010 e atuou como secretário de Trabalho de Ação Social, para ser a titular da pasta. Outro derrotado no pleito, o ex-deputado estadual Luiz Almir, será o novo presidente da Urbana. Indicação pessoal de Micarla, o jornalista Bosco Afonso continuará acomodado no primeiro escalão, ele é o novo secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo.  O presidente de honra do PV, Rivaldo Fernandes, é o novo secretário executivo do Gabinete Civil, cargo que antes era ocupado por Sílvio Eugênio. A atribuição de Fernandes será fazer a interlocução política entre a prefeita e os vereadores da Câmara Municipal de Natal. Já o secretário chefe do Gabinete da Prefeita, Kalazans Bezerra, apontado como um “super secretário”, terá atribuição da articulação administrativa.

Nas indicações políticas do secretariado de Micarla há duas indicações do deputado Henrique Eduardo Alves, no caso os secretários de Mobilidade Urbana Ana Elizabeth Thé, e de Infraestrutura, Dâmocles Trinta. O deputado estadual Antônio Jácome (PMN) indicou Paulo Menezes Júnior para titular da Secretaria de Habitação.

Embora afirmem que não há adesão política, mas o fato é que o secretariado de Micarla de Sousa tem dois dirigentes do PSB. O ex-secretário estadual de Planejamento Vagner Araújo assumiu a Secretaria de Gestão de Pessoas. O ex-deputado estadual Cláudio Porpino é o novo secretário municipal de Serviços Urbanos.
#SAIBAMAIS#
O vice-prefeito Paulinho Freire é o responsável pela indicação de Rodrigo Cintra, ex-árbitro que atuava na Bahia, e agora será o secretário Municipal da Juventude, Esporte, Lazer e Copa do Mundo da FIFA 2014. Nessa pasta uma peculiaridade, Micarla de Sousa enviará uma mensagem para Câmara criando a Secretaria de Esporte para tentar dar estatus de secretário a José Vanildo, presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol, que foi indicado para adjunto de Esporte.

Outra mudança de órgão está no Procon. O órgão deixa de ser estatus de secretário e passa a ser um órgão adjunto da Secretaria de Defesa Social, pasta que tem como titular Carlos Paiva.

Novos secretários – Escolhidos para o primeiro escalão da prefeitura de Natal

Secretaria Municipal de Educação

José Walter Fonseca

Engenheiro Agrônomo com pós graduação pela USP. Foi reitor da Universidade Estadual do RN por três mandatos e presidente da Associação Brasileiro de Reitores das Universidades e Municipais. Foi membro titular por quatro mandatos do Conselho Deliberativo do CRUB – Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras. É vice-presidente estadual do Partido Verde do Rio Grande do Norte.

Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas, Logística e Modernização Organizacional

Francisco Vagner Gutemberg de Araújo

Bacharel em ciências contábeis, foi prefeito de Lucrécia em dois mandatos (1997 e 2000); secretário de Turismo de Natal (2002); secretário de Estado do Planejamento e Finanças do RN; Secretário-Chefe do Gabinete Civil do Governo do Estado do RN (de mai/2009 a Mar/2010).

NatalPrev Instituto de Previdência Social dos Servidores do Município de Natal

Silvio Eugênio

Economista, formado pela UNB (Universidade de Brasília). Pós Graduado em Finanças Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais. Funcionário de carreira do Banco do Brasil. Na Prefeitura do Natal, foi secretário adjunto de Saúde e secretário executivo do Gabinete da prefeita.

Fundação de Cultura Capitania das Artes

Roberto Lima

Graduado em Direito, mestre em Lógica e Filosofia da Ciência pela Unicamp e doutor em Filosofia, na Bélgica. Foi vice-diretor do CCHLA, da UFRN e fundador do Departamento de Artes da UFRN. Foi diretor administrativo da Emproturn. Chefe da Casa Civil do Estado. Foi secretário de Administração da Prefeitura do Natal.

Secretaria de Relações Institucionais e Governança Solidária

Sergio Pinheiro

Engenheiro Sanitarista. Foi diretor presidente da Urbana e foi diretor presidente da Caern

Secretaria Executiva do Gabinete Civil

Rivaldo Fernandes

Foi secretário Municipal de Relações Interinstitucionais e Governança Solidária (Serig). É mestre em Geografia. É fundador do PV no RN. Ocupou, na atual gestão da Prefeitura, o cargo de secretário adjunto da Semurb.

Secretaria Municipal de  Meio Ambiente e Urbanismo

João Bosco Afonso

Jornalista. Foi chefe de Gabinete da Alcanorte, Assessor Parlamentar do Senado, Diretor de Jornalismo, Comercial e Executivo da TV Ponta Negra. Foi presidente da Urbana da atual gestão.

Secretaria Municipal de Serviços Urbanos

Cláudio Henrique Pessoa Porpino

Empresário, odontólogo por formação. Foi diretor presidente da Urbana, secretário de Articulação com os Municípios do Estado e diretor-presidente da Emprotur.

Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infra-Estrutura

Dâmocles Pantaleão Lopes Trinta

Engenheiro Civil. Foi sub-secretário para Habitação do RN (2007/2008), presidente da Companhia Estadual de Habitação do RN (2008/2009), secretário de Estado da Infraestrutura  2009/2010 e Diretor do DER de Nov/2009 a dez 2010.

Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana

Ana Elizabete Thé Bonifácio Freire

Engenheira civil. Atuou no Banco Nacional de Habitação (BNH), na Companhia de Habitação Popular do RN (Cohab) e na iniciativa privada. Foi Secretária de Habitação da atual gestão municipal.

Secretaria Municipal da Juventude, Esporte, Lazer e Copa do Mundo da FIFA 2014

Rodrigo Cintra

Especialista em gestão de instalações eventos e entidades esportivas. Pós graduado em Administração e Marketing Esportivo pela Universidade Gama Filho (RJ). Árbitro profissional.

Esporte (Adjunto)

José Ivanildo

Urbana (Companhia de Serviços Urbanos de Natal)

Luiz Almir

Atuação como jornalista e radialista. Foi vereador em Natal e deputado estadual. Foi diretor da Alcanorte em Macau.

Secretaria da Mulher

Rosy de Sousa

Administradora de empresas e empresária, foi presidente do Instituto Pontes da Vida e secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social da Prefeitura do Natal.

Secretaria de Municipal de Defesa Social

Carlos Antônio Paiva

Administrador.  Foi diretor-presidente do Procon Municipal na atual gestão e está como secretário interino da Semdes há 2 meses.

Secretaria Municipal de Habitação, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes

Paulo Roberto Menezes Junior

Engenheiro civil. Experiência na iniciativa privada como empresário da área de construção civil.

Secretaria de Gestão Estratégica e Ouvidoria

Carlos Von Sosten

Administrador, consultor da área de Orientação Empresarial do SEBRAE/RN. Foi diretor da Escola de Turismo e Hotelaria Barreira Roxa, no período de 1997 a 1999; diretor Administrativo e Financeiro do Sebrae/RN, de outubro de 1995 a setembro de 1997; diretor Presidente do Conselho de Administração da Datanorte

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas