sexta-feira, 29 de março, 2024
27.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Micarla de Sousa fará reforma no secretariado

- Publicidade -

A nova reforma administrativa da Prefeitura de Natal – que deve ser deflagrada em janeiro próximo – já tem três personagens com saída marcada e cujas pastas terão que ser recompostas pela prefeita Micarla de Sousa (PV). Trata-se do chefe de Gabinete Civil, Kalazans Bezerra; da secretária de Mobilidade Urbana (Semob), Elizabeth Thé; e da titular da Secretaria de Política para as Mulheres (Semul), Rosy de Sousa. A chefe do Executivo confirmou as alterações ontem, em entrevista à rádio 98 FM. “No início do ano vamos fazer ajustes com as equipes. Quem estiver trabalhando e rendendo com certeza há de ficar”, ponderou ela. Somente com as modificações previstas – embora seja provável que outras sejam feitas – a administração municipal alcança o patamar de 48 mudanças no primeiro escalão no período de 36 meses de gestão.
Micarla de Sousa confirma que vai substituir pelo menos três secretários municipais
Neste momento não há concretude de informações no que concerne aos possíveis substitutos dos três secretários que deixam o Governo. Até porque 2012 é ano de eleição e o desgaste da atual administração já tem causado dificuldades na hora de recompor o quadro nas inúmeras reformas anteriormente realizadas. Em setembro passado, deixara a gestão o engenheiro Dâmocles Trinta, ex-titular da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi). Na vaga dele assumiu Sérgio Pinheiro, que ocupava o cargo de secretário municipal de Relações Institucionais. Pinheiro é carta certa na permanência no cargo.

Mesmo destino deve ter o secretário João Bastos, pessoa de confiança da prefeita, que deverá permanecer na Urbana. Sérgio Pinheiro e João Bastos foram as últimas indicações pessoais da chefe do Executivo da capital potiguar. Espera-se que a mesma solução seja dada para a atual reforma. As mudanças no primeiro escalão, no entanto, podem atingir outras Secretarias. Uma delas poderá ser no âmbito da Secretaria Municipal da Juventude, Esporte, Lazer e Copa do Mundo da Fifa (Secopa), cujo comando está nas mãos do ex-arbitro Rodrigo Cintra. Ele enfrentou turbulências neste final de ano face um contrato realizado para consultoria de obras da Copa do Mundo. O valor do serviço girava em torno de R$ 1 milhão e foi firmado a despeito de um parecer contrário da Controladoria Geral do  Município. A prefeita acabou cancelando o contrato. Em 2011 foram realizadas duas reformas. 2012 já começa com a primeira. O que ainda virá? É a pergunta que fica.

Justifica envolve problemas de saúde

A prefeita Micarla de Sousa (PV) creditou a problemas de saúde a saída de Kalazans Bezerra e de Rosy de Sousa da gestão municipal. A irmã da chefe do Executivo sofreria da chamada fibromialgia – síndrome dolorosa não-inflamatória, caracterizada por dores musculares difusas, fadiga, distúrbios de sono, entre outros – cujo diagnóstico estaria diretamente atrelado ao estresse. Já no caso de Kalazans, a pevista aponta o mesmo motivo de saída do auxiliar, embora este não seja o argumento utilizado pelo próprio chefe do Gabinete Civil. Kalazans Bezerra informou à TRIBUNA DO NORTE que deixa a Prefeitura motivado por obrigações profissionais junto ao Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do RN (Crea/RN), de cuja instituição é servidor de carreira e cuja licença para afastamento do serviço será concluída em janeiro de 2012.

“Quando a prefeita me convidou para ser o secretário da Semurb [antes de assumir o Gabinete Civil] eu estava exercendo a função de superintendente do Crea/RN e acabei tirando uma licença de dois anos que terminou em janeiro de 2009. Neste período eu pedi um novo afastamento e me foi concedido até janeiro próximo. Agora é hora de voltar”, destacou Kalazans. Ele nega pretensões políticas e garante que retorna ao Conselho de Engenharia para somar-se, enquanto servidor efetivo, dos novos dirigentes do órgão.

Kalazans Bezerra informou ainda que já vinha conversando longamente com Micarla de Sousa sobre as intenções de deixar a Prefeitura. Ele disse que os diálogos visam dar mais tempo para que ela possa escolher o substituto da pasta que é a mais próxima do chefe do Executivo. Ele está de férias da administração municipal e disse que retorna dia 11 deste mês como serão retomadas as conversas com a pevista. “A gente vai voltar a conversar mas o que eu já deixei certo com a prefeita já é no sentido que se até lá ela já tiver escolhido a ideia é que em janeiro no máximo fevereiro eu possa estar retornando minhas atividades normais no Crea/RN”, concluiu ele. A secretária da Semob, Elizabeth Thé, que era uma indicação do deputado federal Henrique Alves (PMDB) não deverá ser substituída por outra pessoa da cota do PMDB e sim por um nome próximo à Micarla de Sousa.

Prefeita afirma que se sente injustiçada

A prefeita de Natal, Micarla de Sousa, comentou ontem sobre o recente pedido de abertura de um processo de impeachment (embora não aceito), ocorrido na Câmara Municipal de Natal (CMN).  Ela disse que fica incomodada com as tentativas de destituí-la do cargo e declarou que se sente injustiçada com as “mentiras da oposição quando tenta desqualificá-la”. Questionada pelo jornalista, a chefe do Executivo afirmou que são inverídicas as críticas de que  sua gestão é descomprometida e mencionou os problemas dos buracos espalhados na cidade como exemplo de desafios que existem em outros municípios do país.

“Eu vou dar um exemplo bem claro: lixo. Quando eu entrei se arrecadava 700 toneladas por dia de lixo. Hoje em Natal nós já passamos para mil toneladas de lixo por dia. São 300 toneladas a mais em três anos”, lamentou. Micarla de Sousa chamou a atenção da população para que pague os impostos em dia e passe a ter uma maior consciência ambiental e não suje a cidade.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas