quarta-feira, 24 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Miguel Nicolelis recebe prêmio principal do Faz Diferença

- Publicidade -

O cientista Miguel Nicolelis, responsável por uma das mais importantes pesquisas médicas mundiais na área de neurociência, recebeu ontem o principal trofeu do Prêmio Faz Diferença, conferido anualmente pelo jornal “O Globo” a brasileiros com trabalho e talento para mudar o país. A entrega foi ontem à noite no Copacabana Palace em solenidade para convidados. Nicolelis, que coordena o Instituto Internacional de Neurociência de Natal, foi eleito a personalidade de 2011 por um júri especial formado pelos jornalistas Merval Pereira, recém-eleito imortal da Academia Brasileira de Letras; Miriam Leitão, comentarista da TV Globo e colunista de O Globo; Luiz Garcia; o colunista Ancelmo de Gois, Luiz Antônio Novaes e o editor Ascânio Seleme.

Os jurados lembram que o grupo coordenado por Nicolelis na Universidade de Duke, nos Estados Unidos,  trabalha com a interface cérebro-máquina, cujo objetivo é conseguir mover membros virtuais com a força da mente e levar pessoas com paralisia a andar.  Amante do futebo, torcedor do Plameiras, Nicolelis cultiva um sonho: que o pontapé inicial da abertura da Copa de 2014, seja dado por uma criança paraplégica.

Em paralelo ao trabalho científico, ele coordena o Instituto Internacional de Neurociência de Natal (INN), em Macaíba, que conta com um centro de pesquisa, três centros de educação científica para 1.400 alunos de escolas públicas e um centro de saúde voltado para gestantes, que faz 12 mil atendimentos por ano. Um dos planos do neurocientista é inaugurar o Campus do Cérebro.

“Esse é um prêmio dado por jornalistas a pessoas e instituições que habitualmente são objetos do seu trabalho. E é aí que reside a sua maior importância. Jornalistas, que são por natureza críticos com os objetos de suas investigações, aqui elogiam publicamente e premiam estas instituições e estes cidadãos que se destacaram no ano anterior, que fizeram diferença”, explicou o diretor de Redação Ascânio Seleme. Já os vencedores de cada uma das 17 categorias foram escolhidos por um júri composto por jornalistas de o Globo, pelos vencedores da edição anterior e por meio de votação popular no site do jornal.

Entre os vencedores estão o empresário Eike Batista, a documentarista e cineasta Julia Bacha, o atacante Neymar, do Santos; a ONG chilena “Um Teto Para Meu País”,  a novela Cordel Encantado, o líder dos catadores de Jardim Gramacho Tião Santos, o ator Tiago Abravanel, com o espetáculo “Tim Maia”.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas