segunda-feira, 6 de maio, 2024
26.1 C
Natal
segunda-feira, 6 de maio, 2024

Militares acionaram forças de elite

- Publicidade -

Com os telefones cortados, o Congresso ocupado e quadras cercadas na Esplanada dos Ministérios, o único meio de comunicação disponível era uma Central de Telex instalada na presidência da Câmara. Foi através dela que o presidente interino Clóvis Motta se comunicou com as Forças Armadas e também com a delegação brasileira em missão pela Europa.

Depois de comunicar que estavam sitiados e de pedir providências ao Exército, nas primeiras horas da manhã, a sala de comunicação da Câmara recebeu o seguinte telex:
#SAIBAMAIS#
— Quem está no aparelho? Diga ao presidente da Câmara que Coronel Dagoberto está  caminhando para aqui, onde deverá chegar em dez minutos. Informe a ele que o coronel já colocou o coronel Sarmento em contato com o governador em Porto Alegre. Confirme a entrega deste recado.”

Em seguida chegava uma nova mensagem: “Favor chamar o deputado Clóvis Motta ao aparelho. Coronel Dagoberto deseja falar-lhe.”

— Recebi sua mensagem e a do deputado Clóvis Motta muito bem. Transmiti a última integralmente ao ministro da Justiça, deputado Abelardo Jurema, que se encontra neste momento com o ministro da Guerra no gabinete dele. Mandou dizer ao deputado Clóvis Motta que todas as providências já foram tomadas e tropa paraquedista deverá seguir para Brasília imediatamente. Aqui na Guanabara, e nos demais estados, reina a mais absoluta calma. O Palácio das Laranjeiras já entrou em  contato com o presidente que se encontra em Pelotas. Aguardo informações e peço não desfazer contato com este aparelho. Abraços, coronel Dagoberto.

Mazzilli fica na Europa

Aos poucos a notícia foi se espalhando. Por volta das 8h40, o telex da Câmara recebeu uma mensagem do Palácio do Governo  mineiro em Belo Horizonte.

— O Sr. Governador solicita que o deputado Bilac Pinto ou José Bonifácio Andrade entre em contato conosco afim de informar a situação em Brasília. Seria possível localizá-lo?”

Como resposta o operado em Brasília transmitiu a seguinte mensagem:

— No momento nenhum dos dois. Aqui ao lado [está] o presidente da casa. Pode falar…

— Trata-se do seguinte: o gabinete do governador foi informado que há algo anormal aí e está vivamente interessado saber das notícias.

— Dr. Clóvis Motta diz o seguinte: houve movimento sedicioso de sargentos Aeronáutica e Marinha. Já controlada a situação.

De Belgrado, aonde se encontrava em visita à Iugoslávia, o presidente Ranieri Mazzilli enviou a seguinte mensagem: “Acabo de saber pelo noticiário da imprensa que o deputado Clóvis Motta, presidente em exercício, teria sido detido como refém. Se notícia corresponde à realidade dos fatos, desejo manifestar toda minha simpatia e solidariedade ao meu colega, declarar que cargo da presidência está em boas mãos e que todas as medidas necessárias foram certamente tomadas, não havendo outras a tomar. Cordiais saudações, Ranieri Mazzilli.

Com a situação sob controle, o presidente da Câmara continuou sua turnê pela Europa. Depois da Iugoslávia, ele seguiu para a França, de onde passou a se comunicar com a mesa diretora da Casa.  Os rebelados foram presos e condenados, apesar das propostas de anistia.

Seis meses depois, houve o golpe militar que depôs Jango e uma série de cassações de políticos supostamente ligados a partidos de esquerda ou simpatizantes de seus ideais. Clóvis escapou da cassação. No pleito seguinte foi eleito vice-govenador do Rio Grande do Norte.

Ficha parlamentar
Clóvis Coutinho da Motta
Clóvis Coutinho da Motta
21/6/1926 – 09/01/1979

Naturalidade
Campina Grande (PB)

Profissões
engenheiro, industrial

Mandatos
deputado federal nas legislaturas
1959-1963 e 1963-1967

Renúncias
Renunciou ao mandato de deputado federal, em 3 de março de 1966, para assumir o cargo de vice-governador do Rio Grande
do Norte, eleito na chapa com Monsenhor Walfredo Gurgel

Filiações partidárias
PTB

Atividades partidárias
Vice-líder do PTB em 1961 e depois presidente do partido do RN

Atividades parlamentares
Primeiro-vice-presidente da Câmara dos Deputados  em 1963-1964

Outros mandatos
Deputado estadual (PTB) de 1955 a 1959
Vice-governador (PTB) de 1966 a 1971

Atividades profissionais e cargos públicos
Diretor da J. Mota Indústria e Comércio, diretor do Alecrim Futebol Cube

Atividades sindicais
Presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern)

Posições políticas

Clóvis Coutinho da Motta, engenheiro, industrial, desportista, natural de Campina Grande, era considerado um político progressista. Como deputado federal eleito pela Cruzada da Esperança, uma aliança de partidos formada para derrotar o então governador Dinarte Mariz, Clóvis apoiou o projeto do presidente Juscelino Kubitschek de transferir a capital federal do Rio para Brasília, engrossou o coro do presidente Jânio Quadro no reconhecimento do governo revolucionário de Cuba liderado por Fidel Castro e também defendeu o reatamento das relações diplomáticas do Brasil com a União Soviética, em 1961. Conseguiu votação consagradora em Natal ao defender a redução das tarifas de energia elétrica para a classe de baixa renda.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas