terça-feira, 16 de abril, 2024
26.1 C
Natal
terça-feira, 16 de abril, 2024

Militares da Missão de Paz no Haiti voltam ao Brasil

- Publicidade -

REGRESSO -  Militares do Nordeste chegam amanhã ao Brasil

Publicada às 11h56

Cerca de 850 militares de diversos batalhões do Exército sediados em cidades do Nordeste, que estavam em missão de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU) no Haiti, começama voltar ao Brasil a partir de amanhã (6).

Eles vão desembarcar na BaseAérea do Recife e depois seguem para seus estados de origem. Antes de manter contato com as famílias, os militares ficarão quatro dias em unidades do Exército, submetendo-se a exames médicos e psicológicos.

A chamada desmobilização do efetivo será feita até o dia 20 deste mês. Os militares que voltam ao país depois de seis meses no exterior, serão recepcionados por autoridades e familiares, com banda de música. A tropa será substituída por integrantes do comando militar do Oeste, incluindo Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.

Segundo o capitão Danilo Hereda, assessor de comunicação social do Comando Militar do Nordeste, o trabalho dos militares nordestinos foi realizado com sucesso. "Consideramos que as atividades tanto na área de engenharia para reconstrução da infra-estrutura do país, quanto as relacionadas a manutenção da paz, ou seja escolta de autoridades, suprimentos, guarnições, controle de estradas, além de proteção de prédios e instalações foram importantes para pacificar o país que vivia em um ambiente conturbado por conflitos de gangues urbanas armadas", declarou .

O envio de forças militares internacionais ao Haiti foi aprovado pelo Conselho de Segurança da ONU desde 2004, após a renúncia do presidente Jean Bertrand Aristide, que deixou o país em meio a uma rebelião.

O atual presidente do Haiti, René Préval, que visitou o Brasil em março deste ano, se mostrou favorável manutenção da força de paz brasileira, que segundo ele vem contribuindo para fortalecer a democracia no país.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas