Informe Publicitário
Militec mostra 5 dicas sobre tratamentos de óleo de motor
Publicado: 16:14:00 - 25/11/2021 Atualizado: 16:23:26 - 25/11/2021
Conteúdo de Responsabilidade do Anunciante
Se você já ouviu falar de tratamentos de óleo de motor e aditivos de óleo, você provavelmente se pergunta, "Por que todo o hype?" Você não está sozinho. Investigamos esse tema e descobrimos que entusiastas automotivos e mecânicos tendem a criticar em vez de apoiar o uso de tratamentos de óleo de motor. Então, para esclarecer os fatos, pesquisamos mais para responder a todas as suas perguntas sobre os benefícios do tratamento do óleo do motor.

Divulgação



Servir seu motor com um tratamento de óleo do motor é benéfico porque: 
- melhora vazamentos de blocos e vedações em motores mais antigos,
- evita o desgaste dos componentes do motor,
- previne a corrosão,
- promove a limpeza do óleo, e
- melhora a viscosidade.

O que são tratamentos de óleo? Quais são os tipos de aditivos? Eles são prejudiciais? Porque suas perguntas continuam chegando, nós colocamos respostas sobre este assunto juntos para você. Continue lendo para todos os detalhes sobre os tratamentos de óleo do motor neste post completo.

1. Melhora Selos e Bloqueia Vazamentos em Motores Antigos
Se o seu veículo tiver cinco anos ou mais e você ainda não tiver substituído o motor, a manutenção regular pode não ser suficiente para manter o motor em condições de topo. O tratamento do óleo do motor pode ajudar a melhorar os problemas mais antigos do motor.  Vazamentos de combustível, causados por linhas de combustível e seus acessórios, ocorrem quando as peças racham ou sofrem danos devido ao desgaste normal. O tratamento do óleo do motor mantém linhas e conexões mais antigas saudáveis para aumentar a eficácia na contenção do combustível no tanque de combustível. O tratamento com óleo pode ser um processo delicado, por isso, se você não tem certeza de como administrar um tratamento de óleo a um motor mais antigo, por favor, empregue os serviços de um profissional.

2. Previne o Desgaste dos Componentes do Motor
Algumas peças se movem umas contra as outras em um motor. Sem lubrificação, o atrito entre essas peças causa desgaste nos componentes do motor. O óleo do motor normalmente lubrifica, mas ocasionalmente não serve ao seu propósito de forma eficaz, principalmente se usar o combustível errado.  O tratamento do óleo do motor ajuda os motores a se manterem no seu melhor, revestindo peças e superfícies e minimizando o atrito para evitar o desgaste excessivo. Tratar o óleo do motor pode evitar a apreensão de um motor.

3. Previne a Corrosão
O óleo do motor contém ácido, que, quando desenfreado, pode danificar o motor. A maioria dos óleos modernos contém aditivos para combater o acúmulo de ácido no óleo. Com o tempo, no entanto, o óleo contaminado torna-se ácido. Tratar o óleo do motor retarda a oxidação neutralizando ácidos no óleo para proteger o motor de produtos químicos potencialmente prejudiciais.

4. Promove a Limpeza do Óleo
À medida que o óleo do motor funciona para manter o motor funcionando com sucesso, ele queima e cria subprodutos químicos semelhantes às cinzas. Subprodutos grudam nas paredes do cilindro e se movem através do motor com o óleo.  As impurezas afetam a eficácia do óleo e podem resultar em uma vida útil mais curta para o motor. O tratamento do óleo do motor ajuda a se livrar dessas impurezas, restaurando assim a pureza do óleo.

5. Promove a Viscosidade
O óleo do motor perde sua viscosidade quando é resfriado e aquecido em um motor. A viscosidade diminui, ou diminui, com aumento da temperatura e engrossa, ou aumenta, com temperatura decrescente.

A maioria dos óleos não pode permanecer constante, independentemente da mudança de temperatura; Viscosidade é a principal e, talvez, a característica física mais importante do óleo. Viscosidade é a resistência que o líquido tem para fluir.  Na prática, de maneira geral, a viscosidade então seria a resistência ou a velocidade com que o óleo teria de circular dentro do motor. Podemos pensar na comparação do vinho e da água: o vinho demora muito mais para fluir, portanto tem maior viscosidade que a água. Vale observar a característica referida como VI do combustível ou índice de viscosidade. Um VI alto significa que há uma redução no consumo de combustível em temperaturas mais baixas, bem como menos desgaste, e menor consumo de óleo em temperaturas mais altas. O tratamento do óleo do motor ajuda a manter a viscosidade no nível certo para todas as faixas de temperatura.

O que são Aditivos de Óleo do Motor?
Os aditivos de óleo são compostos químicos exclusivos adicionados a um óleo base, adicionando suplementos de óleo pós-mercado ou suplementando durante a fabricação.  O óleo do motor perde aditivos cruciais com o tempo devido à decomposição e oxidação. Ele também os perde através da adsorção de aditivos de óleo em superfícies de água, partículas e metal. A separação por assentamento ou filtração perde aditivos de óleo.

Os aditivos de óleo do motor ajudam o óleo do motor a executar funções cruciais, como resfriar o motor, proteger contra corrosão e remover contaminantes. Suplementos de óleo pós-venda também podem ser usados para melhorar ainda mais a operação do motor e o óleo.

Os Aditivos de Óleo do Motor são prejudiciais?
Os aditivos de óleo do motor não são prejudiciais. Pelo contrário, eles trazem o melhor em combustível e promovem um motor saudável.

Quando devo usar um Tratamento de Óleo de Motor?
Use o tratamento de óleo do motor quando notar irregularidades no motor, como vazamentos de combustível ou fumaça do capô. Você também deve tratar o óleo se o seu veículo tem alta quilometragem, se for velho(principalmente), ou se sons incomuns forem ouvidos do seu motor.

No entanto, é melhor prevenir um problema em vez de curá-lo. Não espere o desastre acontecer. Como veremos na próxima seção, existem vários tipos de aditivos, e cada um tem seu propósito. Se você não tem certeza sobre o uso de aditivos, você sempre pode pedir a um especialista para ajudá-lo a fazer a escolha certa.

Tipos De Tratamentos de Óleo do Motor (Aditivos)
Existem seis tipos principais de aditivos de óleo do motor. Embora a maioria dos óleos do motor contenham um tipo, óleos de motor sintéticos e convencionais geralmente têm uma combinação de vários tipos de aditivos formulados para um determinado tipo de motor.

Aditivos Antifoaming
Os tratamentos antifoaming ( anticorrosivos, ) são projetados para evitar que o óleo do motor espumasse enquanto circula pelo motor. Esses aditivos reduzem a tensão superficial entre o óleo do motor e as bolhas de ar, permitindo que as bolhas de ar se dissipem facilmente.

Modificadores De Viscosidade
Modificadores de viscosidade melhoram o índice de viscosidade do óleo do motor. Estes aditivos ajudam a manter a viscosidade do óleo do motor dentro da faixa certa, não importa a temperatura.

Aditivos de óleo 
Os aditivos para lubrificantes são substâncias químicas adicionadas a óleos básicos que intensificam suas características, minimizando propriedades indesejáveis e evitando possíveis danos ao motor. Mesmo quando usados em pequenas quantidades, esses aditivos transformam as propriedades dos lubrificantes.

O Militec 1 ajuda a reduzir o consumo de combustível reduzindo o desgaste interno, o que economiza dinheiro em peças de motor e litros de gasolina mantém novos motores limpos.

O óleo do motor mais espesso é melhor?
Sim, o óleo mais espesso é melhor porque sela melhor e mantém um melhor filme de lubrificação entre partes móveis.

Ao procurar óleo de motor espesso, certifique-se de que ele não é muito grosso porque o óleo excessivamente grosso faz com que o motor use mais energia para girar o virabrequim. Petróleo mais viscoso também pode tornar mais desafiador ligar o motor, o que reduz a economia de combustível.

Tratamentos de Óleo do Motor
Agora você sabe sobre o tratamento de óleo do motor e todos os benefícios para o seu veículo. Não importa a idade do seu motor, se ele está corroendo ou precisa  um ajuste de viscosidade, o tratamento do óleo provavelmente está disponível para melhorar o problema. Trate o motor direito usando o tratamento de óleo do motor, e ele vai servi-lo por mais tempo do que você espera!


Conteúdo de Responsabilidade do Anunciante

Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte