'Minha Defumaria' investe no aroma das lenhas

Publicação: 2019-06-20 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
A defumação é uma técnica milenar de conservar e dar mais sabor às carnes. Apesar de ser bem difundida pela indústria alimentar, ainda é raro encontrar exemplos do uso artesanal desse processo. Foi ao perceber isso que os primos Diego Câmara e Diógenes Alves criaram a Minha Defumaria, uma empresa de defumação que comercializa suas peças por encomenda e via online. O projeto tem três meses e já está enchendo muitos churrascos de aromas e sabores originais.

Minha Defumaria comercializa peças por encomenda. A marca também vende tábuas rústicas
Minha Defumaria comercializa peças por encomenda. A marca também vende tábuas rústicas

“A gente sempre gostou de cozinhar e comer bem, e notamos que praticamente não há um mercado real de defumados em Natal, então resolvemos investir nisso com qualidade”, afirma Diego, que chegou a cursar gastronomia para entender melhor os processos da cozinha. Os sócios e primos ressaltam a produção artesanal e sem uso de aditivos químicos como diferenciais de seus produtos.

A Minha Defumaria trabalha apenas com carne suína selecionada. Oferece cortes de contrafilé, costela, lombo, pernil, e bacon. No segmento de linguiças, todas de produção artesanal, contam com combinações de queijo, tomate seco, natural, apimentada ou levemente apimentada. Diógenes que os embutidos são feitos de tripa natural, sem os colágenos das versões industrializadas. A produção tem estoque novo de quinze em quinze dias, e são embaladas à vácuo. Os pedidos devem ter pelo menos dois dias de antecedência.

Os primos Diego e Diógenes criaram a marca há três meses. Toda a produção é feita em São Miguel do Gostoso. Eles selecionam os cortes, e depois das carnes temperadas e maturadas, são levadas para o defumador
Os primos Diego e Diógenes criaram a marca há três meses. Toda a produção é feita em São Miguel do Gostoso. Eles selecionam os cortes, e depois das carnes temperadas e maturadas, são levadas para o defumador

A produção é toda feita numa fazenda em São Miguel do Gostoso. Diego e Diógenes selecionam os cortes, e depois das carnes temperadas e maturadas (sem aditivos), são levadas para o defumador, uma peça de alvenaria semelhante a uma churrasqueira, onde as carnes são submetidas ao calor e à fumaça da madeira moída (pó de serragem) em chamas. Vale destacar a importância da madeira, especialmente selecionada para isso. “A carne absorve o sabor da madeira, que pode ser doce ou mais ácido”, explica Diego. A defumação leva de seis a 12 horas.

As iguarias defumadas são consumidas na maioria das vezes como tira-gostos, acompanhando cerveja ou vinho. Os pedidos vão de eventos como vaquejadas até reuniões caseiras e confraternizações, segundo os proprietários. A empresa está só no começo e muita fumaça ainda vai subir no cardápio. Diego e Diógenes adiantam que em breve virão linguiças de frango, cordeiro, e até javali. A produção de salames também está sendo pensada. Além das carnes, a empresa também comercializa tábuas rústicas de madeira para cortar as carnes, ideais para servir frios ou churrascos.

Serviço:
Minha Defumaria Artesanal. Encomendas pelo 99142-7111 ou pelo Instagram @minhadefumaria.





continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários