A versão mais potente do maior e mais versátil modelo “MINI”, está disponível nas concessionárias da marca no Brasil, pelo preço sugerido de R$ 213.950,00. O carro tem motor 4 cilindros turbo, que entrega 231 cv e 350 Nm de torque. Trata-se do motor mais potente instalado em um modelo da fabricante britânica e que, combinado a um sistema de tração integral ALL4 e construção robusta, eleva a experiência ao volante de um “MINI” a um novo patamar quando o assunto é vivenciar sensações extremas ao acelerá-lo.
Mini John Cooper Works Countryman ALL4, um automóvel que empolga por
sua esportividade, tecnologia, entre outros atributos
O carro faz de “0” a 100 km/h em 6,5 segundos, com auxílio de um câmbio automático Steptronic de 8 marchas. Velocidade máxima: 234 km/h. Mas, as características de alto desempenho desse automóvel são percebidas por sua elasticidade em retomadas de velocidade, estabilidade em curvas e rápidas desacelerações. Esses atributos advêm de melhorias baseadas na expertise em competições da divisão John Cooper Works, que englobam o conjunto motriz, a tração nas 4 rodas, a suspensão esportiva, as rodas de liga leve de 18 polegadas, freios esportivos Brembo e componentes externos, a fim de melhorar a aerodinâmica da carroceria, amplas entradas de ar que favorecem a refrigeração, além de cabine desenvolvida para o modelo e assentos esportivos John Cooper Works. Entre as tecnologias do novo MINI, podemos destacar o MINI Driving Modes, faróis Full LED Direcionais, Comfort Access, sistema de áudio Hi Fi Harman/Kardon e MINI Connected XL.
Entre os equipamentos exclusivos estão itens como ajuste eletrônico de amortecimento, ar-condicionado digital automático de duas zonas, câmera de ré, direcionais, luzes de ambiência (Mini Excitment Package), MINI Head Up Display, teto solar panorâmico e sistema de áudio Harman-Kardon.
Motor, potência e som
O motor 2.0, 4 cilindros turbo, transversal dianteiro do novo Mini evidencia ainda mais os atributos de performance inspirados em carros de competição. O conjunto motriz é uma versão específica da tecnologia Mini TwinPower Turbo dotada de sistema de turbo alimentação, integrado a um coletor de aço fundido, injeção eletrônica de combustível, sistema de controle de válvulas totalmente variável (Valvetronic) e controle da árvore do comando de válvulas também variável (Duplo Vanos). Resistente a altas temperaturas, o turbo compressor gera pressão de 2,2 bar. Isso possibilita uma entrega de potência intensa e contínua. O motor despeja seu torque máximo de 350 Nm a partir de 1.450 rpm, permanecendo até 4.500 rpm. E seu pico de potência de 231 cavalos surge de 5.000 a 6.200 rpm. Entre as peculiaridades do conjunto podemos destacar pistões especiais, grande capacidade de refrigeração e radiador adicional. O sistema de escape esportivo impressiona tanto pelo visual – graças às saídas duplas e cromadas – quanto pela acústica, apto a fazer ecoar o som típico dos modelos John Cooper Works.
Câmbio Steptronic
O câmbio automático esportivo Steptronic, de 8 marchas, oferece relações curtas de trocas, que podem ser feitas através da alavanca tradicional ou de hastes situadas atrás do volante. O câmbio conta, também, com a função Launch Control (Controle de Largada) para obter a menor perda de aderência no momento da partida. A tração integral ALL4 não garante apenas a melhor performance e dirigibilidade no asfalto, aumenta a estabilidade em situações adversas. Está acoplada ao controle dinâmico de estabilidade (DSC), proporcionando respostas vigorosas, rápidas e precisas em todas as situações em que o torque é distribuído entre as rodas dianteiras e traseiras.
A suspensão conta com tecnologia que oferece o máximo desempenho em situações extremas, pois harmoniza a alta potência de saída do motor, à longa distância entre-eixos, posição elevada em relação ao solo e ao baixo centro de gravidade. Aliado com a direção Servotronic, o conjunto favorece a precisão em curvas e conforto.
O sistema de freios, projetado pela Brembo, traz discos de pinça fixa e 4 pistões nas rodas dianteiras. Chamam a atenção pela cor vermelha e o logo John Cooper Works impresso em destaque. A tração durante as acelerações, a estabilidade, agilidade em curvas, e a frenagem segura, são garantidas pelo sistema de controle de estabilidade dinâmica, que está associado aos controles de tração dinâmico (DTC), de bloqueio eletrônico do diferencial (EDLC) e de Performance, para contornar curvas em altas velocidades. O modelo tem rodas de liga leve de 19 polegadas John Cooper Works Course Spoke e pneus runflat.
Condução customizada
O Mini Driving Modes permite configurar o modelo de acordo com o motorista. Um botão instalado no painel permite optar entre 3 perfis de condução: Sport, Mid e Green. Dependendo do modo escolhido, ele altera a rigidez do pedal do acelerador e da direção, o som do motor, as características do câmbio Steptronic, assim como o controle dinâmico da suspensão. No modo “Sport”, a calibragem dos amortecedores favorece à condução dinâmica, enquanto que o “Mid” dá maior conforto. O modo “Green” é voltado para um deslocamento mais eficiente em termos de consumo. Nesse caso, a tração integral é desacoplada entre 50 km/h e 160 km/h, assim que o motorista tira o pé do acelerador.
Esportividade
O visual externo do novo “MINI” esbanja uma combinação exclusiva entre esportividade e versatilidade. Com 4,299m de comprimento, 1,822m de largura, 1,557m de altura e 2,670m de distância entre-eixos, o MINI evidencia dimensões dignas de um verdadeiro protagonista da família John Cooper Works. Suas proporções atléticas são ressaltadas por detalhes, em especial o pacote de componentes aerodinâmicos John Cooper Works. As opções de cores externas contam com 8 tonalidades diferentes, sendo uma básica (Cinza Moonwalk), 4 clássicas (Branco Light, Preto Midnight, Verde British Racing e Vermelho Chili), duas especiais (Azul Lapisluxury e Verde Rebel) e outras duas modernas (Cinza Melting e Cinza Thunder).