Ministério da Saúde confirma oito casos de coronavírus no Brasil

Publicação: 2020-03-05 16:29:00
A+ A-
O Ministério da Saúde confirmou na tarde desta quinta-feira (5), que o Brasil chegou a oito casos de infecção pelo novo coronavírus. O anúncio foi feito durante entrevista coletiva pelo secretário de de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira. 

Créditos: Divulgação/Josué Damacena (IO


O Ministério confirmou também que são investigados 636 casos suspeitos do Covid-19 em todo o país, sendo quatro no Rio Grande do Norte. Dos casos confirmados seis são no Estado de São Paulo, um no Rio de Janeiro e outro no Espírito Santo. O caso no Espírito Santo só entrará no banco de dados do ministério nas próximas horas, mas já está confirmado.

Um caso no Distrito Federal deu positivo em um primeiro teste realizado em laboratório particular e será submetido a contraprova pelo Laboratório Central de Goiás. Todos os casos confirmados até agora são considerados 'importados', de pacientes com histórico de viagem ao exterior.

Testes de coronavírus no Brasil
No Brasil, laboratórios públicos ou privados que identificarem casos confirmados da doença pela primeira vez, devem passar por validação de um dos três laboratórios de referência nacional: Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); Instituto Evandro Chagas, no Pará; e Instituto Adolfo Lutz em São Paulo. Após a validação da qualidade, o laboratório passa a ser considerado parte da Rede Nacional de Alerta e Resposta às Emergências em Saúde Pública.

Ontem (4) a Fiocruz começou a distribuir, no Rio de Janeiro, kits para o diagnóstico do novo coronavírus para laboratórios centrais estaduais, que também passarão por um processo de capacitação para a realização dos testes.

Os kits foram desenvolvidos no Brasil pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz) e pelo Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP). Já a capacitação será conduzida pelo Laboratório de Vírus Respiratório e Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz.

Com informações da Agência Brasil







Deixe seu comentário!

Comentários