sexta-feira, 19 de abril, 2024
31.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Ministério da Educação cria bolsa para estudantes de licenciatura

- Publicidade -

EDUCAÇÃO - Haddad lembra que proposta surgiu a partir de críticas ao PDE

Brasília (AE) – O Ministério da Educação vai criar um programa de bolsas para estudantes de licenciatura nas universidades federais, com ênfase para aqueles que estejam nas áreas de física, química e matemática. A intenção é treinar os alunos de licenciatura em projetos de didática desde o início dos cursos, assim como já é feito com programas de iniciação científica. A falta de um programa de treinamento para os estudantes de licenciatura foi uma das críticas recebidas pelo Ministério da Educação ao Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), apresentado em abril deste ano.

De acordo com o ministro da Educação, Fernando Haddad, essa foi uma crítica que chamou a atenção do ministério. "Essa situação retrata um pouco o que era uma visão existente, de se apoiar a educação voltada para a pós-graduação e desassistir a educação voltada para o ensino básico", afirmou Haddad. "Privilegiava-se o bacharelado e não a licenciatura". A estimativa do Conselho Nacional de Educação é que, hoje, faltem 246 mil professores para o ensino básico, especialmente nas áreas de ciências.

O programa está em fase de estruturação e deve ser implementado em 2008. Vai seguir os mesmos princípios do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), existente para os bacharelados. No Pibic, os alunos da graduação recebem uma bolsa para trabalhar em um projeto de pesquisa composto também por alunos da pós-graduação, orientados por professores da instituição. A idéia é despertar o interesse na pesquisa científica.

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), como já foi batizado, terá projetos de desenvolvimento de ensino e didática também orientados por professores. A intenção é que esses projetos trabalhem diretamente com escolas públicas, servindo também como integração entre as universidades federais e os sistemas públicos de ensino. "Será uma bolsa para amparar estágios, treinando já os estudantes para dar aulas. Estamos definindo como será a seleção de projetos e a relação com as escolas públicas. Estamos debruçados sobre os critérios", explicou o ministro. Haddad garante, no entanto, que haverá recursos no orçamento de 2008 para iniciar o programa.

As bolsas de graduação do Pibic são dadas pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, através do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq). Já as do Pibid deverão ser financiadas pelo próprio MEC. Hoje, o valor da bolsa de iniciação científica está em torno de R$ 300. As de iniciação à docência deverão seguir o mesmo padrão.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas