Ministro da Saúde garante início da vacinação contra covid-19 ainda em janeiro

Publicação: 2021-01-13 13:02:00
O ministro da Saúde Eduardo Pazuello afirmou que o governo federal vai enviar um avião para pegar 2 milhões de doses da vacina da AstraZeneca na Índia nesta quarta-feira (13). Segundo ele, a vacinação no Brasil começa ainda em janeiro, assim que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concluir a análise das vacinas CoronaVac e da AstraZeneca, que pediram autorização do uso emergencial dos imunizantes produzidos pelo  Butantan e Fiocruz, respectivamente.

Créditos: Arquivo/TNVacinação terá início simultâneo em todos os estados, segundo o Ministério da SaúdeVacinação terá início simultâneo em todos os estados, segundo o Ministério da Saúde

"São 8 milhões de doses já em janeiro. Quando a Anvisa concluir sua análise, três, quatro dias depois estaremos distribuindo a vacina", disse Pazuello em uma coletiva de imprensa em Manaus.

Uma reunião da diretoria colegiada sobre o uso emergencial das vacinas vai acontecer neste domingo (17). A data é o penúltimo dia do prazo estabelecido para a avaliação dos pedidos.

Na próxima terça-feira (19) está marcada uma reunião do Ministério da Saúde com os governadores brasileiros para divulgação do calendário nacional de vacinação. A governadora Fátima Bezerra confirmou participação no encontro por videochamada e já anunciou que o Rio Grande do Norte está com a logística pronta para garantir o suporte aos municípios na vacinação e pode iniciar a primeira fase da campanha de imunização 72 horas após a chegada da vacina.





Leia também: