terça-feira, 16 de abril, 2024
26.1 C
Natal
terça-feira, 16 de abril, 2024

Ministro desqualifica protesto contra transposição

- Publicidade -

TRANSPOSIÇÃO - Garibaldi, integrante do CDR, apóia Geddel, mas está preocupado com desenvolvimento das obrasO ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, afirmou ontem, em debate com senadores na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), que os manifestantes que acamparam nas proximidades das obras do projeto de transposição do Rio São Francisco, iniciadas neste mês de junho, não têm legitimidade para exigir a paralisação do projeto, pois não foram eleitos para governar.

“O Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional foi aprovado por maioria esmagadora do povo brasileiro na última eleição do presidente Lula e, assim, o governo Lula tem legitimidade para executar o projeto”, declarou Geddel Vieira Lima.

A afirmação foi feita em resposta ao senador Eduardo Suplicy (PT-SP), que perguntou sobre o diálogo com o bispo Dom Luiz Flávio Cappio – um dos líderes dos manifestantes. Geddel Vieira Lima disse que, logo ao assumir o ministério, há dois meses, telefonou a Dom Luiz Cappio e o convidou para uma conversa no ministério, mas nunca recebeu resposta, “nem um telefonema do bispo”. Na audiência pública, proposta pela presidente da comissão, senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), para discutir a política de desenvolvimento regional, o projeto de transposição do São Francisco recebeu apoio dos senadores Garibaldi Alves (PMDB-RN) e Cícero Lucena (PSDB-PB).

O senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) disse não ser contra o projeto, mas a favor de que se faça antes a revitalização do Rio São Francisco. Em resposta, o ministro disse que a revitalização deve ser feita “antes, durante e depois” da transposição. Geddel ressaltou que, durante visita na semana passada à nascente do São Francisco, à Lagoa da Prata e à cidade de Pirapora (MG), de onde seguiu para Bom Jesus da Lapa (BA), testemunhou a necessidade do projeto tornar-se uma ação permanente.  “Navegando pelo Rio São Francisco, de Minas a Bahia, vi garrafas de plástico jogadas no rio, bombas retirando água numa vazão maior do que a permitida por lei e outras ações predatórias que combatemos”, disse Geddel Vieira Lima.

Depois de ressaltar a importância do projeto, o senador Garibaldi Alves disse que está preocupado com a informação de que, pelas previsões atuais do desenvolvimento das obras, somente daqui a três anos estará pronto o canal norte, que levará água para os sertões de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. O canal leste, que beneficiará parte do sertão e as regiões do agreste de Pernambuco e da Paraíba, deverá estar pronto primeiro, disse Garibaldi.

Mas Geddel Vieira Lima confirmou ontem que as construções dos dois canais do projeto do rio São Francisco serão feitas simultaneamente.

Segundo o coordenador do Projeto São Francisco, Rômulo Macedo, a transposição além de garantir a oferta hídrica para a região vai melhorar a gestão da água já existente. Em relação à questão ambiental, Rômulo enfatizou “que o impacto ambiental no rio São Francisco é próximo de zero e que não vai gerar prejuízos e, sim, melhorias na vida de 12 milhões de brasileiros”. (Com informações da Agência Senado).

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas