Renato Lisboa
Repórter
Integração de comunidades rurais, aumento da produtividade na agricultura, telecirurgia e educação robótica estão entre algumas das melhorias que a tecnologia 5G se propõe a impulsionar. O ministro das Comunicações, Fábio Faria (PSD-RN), em solenidade nesta quinta-feira (16) em Natal, lançou, em fase de testes, o uso na nova geração da transmissão de dados pela internet.

Ministro das Comunicações, Fábio Faria destaca que haverá ganhos de produtividade e conexão muito mais eficiente
A expectativa é que, até julho de 2022, em torno de 250 antenas estejam instaladas, contemplando toda a região metropolitana com sinal. A iniciativa foi firmada entre o Ministério das Comunicações e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).
“Estamos diante de uma verdadeira revolução. Os ganhos de bem estar e produtividade que uma conexão muito mais eficiente pode proporcionar são imensos”, disse Fábio Faria.
Uma das inovações do lançamento piloto é o uso de luminárias dotadas de antenas 5G e instaladas em postes. Elas podem emitir sinais de até 100 metros de raio para cada poste. O projeto é batizado de Conecta5G. Além das conexões entre aparelhos, os instrumentos fazem reconhecimento facial, abrindo o caminho para uma melhor gestão na segurança pública. A lâmpadas das luminárias podem ser controladas a partir de um aplicativo de celular do gestor do sistema elétrico, como comandos de desligamento e intensidade da luz.
O ministro disse que serão instaladas não só o que era mandatário no leilão (realizado no dia 5 de novembro), uma quantidade de antenas restrita alguns bairros, mas sim 250 antenas até julho do ano que vem, contemplando toda a grande Natal. “O que teríamos de investimentos para os três anos seguintes devem ser efetivados já em 2022”, prometeu Fábio Faria.
O prefeito de Ceará-Mirim, Júlio César Câmara, comemora o fato do município ser o pioneiro do Conecta 5G no estado e diz que uma tecnologia de ponta será crucial para fazer a interligação não só do perímetro urbano do quinto maior município do RN, como das 96 comunidades rurais que o integram.
“Precisamos avançar tecnologicamente. Para você ter uma ideia, Ceará-Mirim é um município territorialmente em maior do que Natal, mas em alguns lugares não tem nem sinal de telefone. Esperamos que essa lacuna diminua muito agora e esse projeto tem um grande potencial transformador”, falou o prefeito, acrescentando que sistemas de irrigação devem ser controlados a partir desse artefato.
Na cerimônia também foram montados stands para demonstrar como algumas empresas serão beneficiadas com a quinta geração da internet.
O coordenador técnico da Robo Educ, Philipy Brito, afirma que a nova conexão vai dar mais desenvoltura na forma de ensinar tecnologia para crianças e adolescentes. A Robo Educ é uma escola de programação e robótica, usadas como instrumentos de apoio à sala de aula. No caso, o 5G vai tornar mais ágil o funcionamento de uma ferramenta lúdica que simula a dinâmica de uma cidade inteligente.
O leilão do 5G foi consumado no início de novembro. Foram arrematadas 85% das faixas de radiofrequência disponibilizadas. As ofertas totalizaram R$ 47,2 bilhões e, destes, mais de R$ 39,8 bi serão investidos na ampliação da infraestrutura de conectividade no Brasil.
O plano lançado ontem também é um incentivo para as prefeituras construírem suas redes de fibra ótica e ofereçam a infraestrutura para as empresas vencedoras do leilão.
Entusiasmado, o ministro Fábio Faria diz ver o Nordeste do Brasil como uma “nova Califórnia”, comparando a mudança de grandes empresas de tecnologia para o maior estado americano ao ser oferecida uma melhor infraestrutura pelo poder público.