Ministro Marcos Pontes confirma presença em lançamento de produtos do projeto revELA

Publicação: 2020-10-27 19:59:00
Confirmada a participação do Ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, no lançamento dos produtos do Projeto revELA, uma iniciativa do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN). O projeto revELA envolve diversas ações e produtos para o melhor atendimento dos pacientes que sofrem com Esclerose Lateral Amiotrófica, por meio de possibilidades de autonomia e convivência em sociedade. Todas as ações são baseadas em pesquisas voltadas para o desenvolvimento de tecnologias e inovações no tratamento, monitoramento e definições de protocolos.

Créditos: Marcello Casal JrAgência Brasil

O lançamento ocorrerá no próximo dia 30, a partir das 10h, e pode ser acompanhado virtualmente, através do canal do LAIS no YouTube (link da transmissão: https://youtu.be/CXy7q6L7Tfw). Além de Marcos Pontes, também estarão presentes os representantes do Ministério da Saúde, Luciene Fontes Schluckebier Bonan, Coordenadora-Geral de Inovação Tecnológica na Saúde da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos; do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Liliane Cristina Bernardes, Diretora de Gestão e Relações Internacionais, e do Ministério do Desenvolvimento Regional, Aldo Aloisio Dantas da Silva, Assessor Especial do Ministro de Estado do Desenvolvimento Regional.

Além das autoridades ministeriais, estão confirmadas as presenças do Deputado Federal pelo RN, Eliéser Girão Monteiro Filho, e do Reitor da UFRN, professor Daniel Diniz. O coordenador do LAIS, professor Ricardo Valentim, será o responsável pela apresentação do Projeto.

Durante a solenidade de lançamento, o médico alagoano Emerson Casado e o General Eduardo Villas Bôas, ambos portadores de ELA, darão depoimentos sobre a importância do projeto e da inovação tecnológica para o bem estar do paciente.

A Dra. Adriana Leico Oda, Presidente da Presidente da Associação Brasileira de Esclerose Lateral Amiotrófica – ABRELA – e a Dra. Andréa S. de Araújo, Presidente da Associação Regional Esclerose Lateral Amiotrófica – ARELA-RS – também se pronunciarão durante o evento. As duas Associações são parceira dos LAIS no desenvolvimento do Projeto. O evento contará também com a presença do Dr. Carlos Roberto M. Riede, – Presidente da Academia Brasileira de Neurologia – ABN.

Em 2019, durante sua visita às instalações do LAIS, o Ministro Marcos Pontes teve a oportunidade de conhecer algumas das tecnologias usadas no Projeto revELA, como o Autonomus, que dá, ao paciente, a possibilidade de comunicação por meio utilizando a tecnologia.










Informações: site oficial LAIS