quinta-feira, 28 de março, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Ministro recua sobre sedes da Copa

- Publicidade -

Guia Dantas e Júlio Pinheiro – repórteres

Depois de ameaçar cortar quatro das doze sedes da Copa do Mundo caso as obras não fossem iniciadas até 3 de maio, prazo final dado pela Fifa, o ministro dos Esportes, Orlando Silva, voltou atrás e distribuiu uma nota, no final da tarde em que nega a existência de um plano B. Ao participar ontem de um fórum empresarial, no município de Comadatuba (BA), o ministro levantou de forma enfática a possibilidade de que o mundial do Brasil passaria a ter apenas oito sub-sedes, que é o número mínimo exigido pela Fifa. “Posso assegurar: se a cidade não cumprir o prazo de início das obras em 3 de maio passa a ter o risco de exclusão da Copa”, avisou.

A declaração do ministro chegou a causar preocupações em Natal, tendo em vista que o financiamento de R$ 77 milhões, de responsabilidade do Governo do Estado, pode não ter o aval da Assembleia Legislativa no tempo hábil.

Confirmando que a indicação de 12 cidades como sedes foi uma decisão do presidente Lula, Orlando Silva argumentou que, por serem apenas oito grupos na Copa do Mundo, o evento poderia ser facilmente realizado em oito estádios. A difusão do mundial pelo Brasil seria uma forma de interiorizar ainda mais o turismo e dar oportunidade para que pessoas de todas as regiões tivessem a chance de acompanhar os jogos de perto. Entretanto, Orlando Silva garantiu que não irá tolerar atraso no início das obras.

As cidades escolhidas para sediarem o mundial são Manaus, Fortaleza, Natal, Recife, Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Cuiabá e Brasília. Entre as sedes que apresentam os maiores problemas em seus projetos são o Rio de Janeiro e São Paulo, que ainda não apresentaram propostas que satisfizessem as normas da Fifa. O Morumbi, que pleiteia abrigar a abertura da Copa, corre sério risco de não ser escolhido como estádio utilizado nos jogos em São Paulo. Para isso, há, inclusive, um plano alternativo de construção de uma arena na Zona Norte da capital paulista. Já em Natal, que tem o projeto aprovado pela Fifa, o problema que poderá afetar a realização dos jogos no Rio Grande do Norte é o possível atraso nas obras.

Na nota oficial, o ministro garante que “não há plano B do Governo Federal para reduzir o número de cidades sedes. Estádios é assunto entre as cidades, estados e a Fifa.” A nota lembra que o início das obras é um problema da Federação Internacional de Futebol Association e explica que “a participação do governo se limita à abertura de uma linha de financiamento exclusiva no Branco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a construção e reforma dos estádios que receberão jogos da Copa do Mundo 2014.”

Antes do recuo do ministro,  o secretário especial da Copa do Mundo em Natal, Fernando Fernandes, disse etar tranquilo com relação ao início das obras da Arenas das Dunas. De acordo com o secretário, o estado e município já têm recursos suficientes para iniciarem o trabalho inicial de preparação do entorno da Arena e os primeiros passos para a demolição do Machadão. Contudo, o estado vem enfrentando dificuldades na aceleração do trâmite de projetos que viabilizarão recursos para as ações voltadas à mobilidade urbana, o que poderá resultar em atraso no transcorrer das obras. Apesar disso, Fernando Fernandes garante que não há chances de que Natal seja excluída pela Fifa por não cumprir o início do cronograma de obras. “Na primeira semana de maio começaremos as obras com toda certeza, dentro do prazo”, garantiu.

Deputado garante votação de projeto na AL

O deputado Fernando Mineiro (PT) afirmou ontem que conversou com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Robinson Faria (PMN), tendo recebido dele a garantia de que o projeto que solicita o financiamento para as obras de Mobilidade Urbana, essencial para credenciar Natal à Copa do Mundo, será votado na próxima semana. “O RN não perderá os recursos Pró-transporte/Copa”, disse o parlamentar petista, acrescentando: Hoje conversei com Robinson Faria sobre este assunto e ele se dispôs a votar o projeto. Robinson solicitou detalhamento da aplicação dos recursos. E isso é bom e será feito. O entrave será removido e o projeto aprovado”, declarou ontem  Fernando Mineiro, no microblog twitter.

O presidente da Assembleia Legislativa afirmou, durante a visita do governador Iberê Ferreira à AL, que não pode atestar se o projeto que versa sobre recursos para Mobilidade Urbana terá a tramitação dispensada como quer o Executivo. Ele assinalou que ouvirá os líderes partidários para tomar uma decisão. Sabe-se que os líderes do PMDB, José Dias, e do DEM, Getúlio Rêgo, posicionaram-se contrários de antemão.

O partido de Robinson, o PMN, também optou por não dispensar a tramitação da matéria esta semana. A expectativa recai sobre as articulações do governo a partir da próxima semana. Robinson Faria inclusive criticou o fato de o projeto ter chegado ao legislativo a pouco tempo. “O governo enviou esse projeto esses dias e eu preciso ouvir os líderes partidários para que tenhamos uma definição”, disse.

Há informações de que, temerosos com a possibilidade de Natal não sediar o mundial, estaria prevista uma mobilização  de representantes da categoria dos bugueiros e taxistas em prol da continuidade do projeto. Setores da indústria hoteleira também estariam programando uma movimentação em defesa da Copa do Mundo de 2014 em Natal. Os deputados Larissa Rosado e Fernando Mineiro encampam as articulações da bancada governista na AL.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas