quinta-feira, 28 de março, 2024
27.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Mirando as paisagens

- Publicidade -

Além do horizonte existem alguns lugares com muita história, lazer e paisagens de tirar o fôlego. Apesar de o Rio Grande do Norte não ter uma geografia dominada por relevos, há pontos que favorecem exuberantes vistas panorâmicas – mirantes feitos pelo homem ou obrados há milhões de anos pela natureza. Muitos desses espaços estão espalhados pelo interior do Estado, alguns, atrelados ao turismo religioso, complementados por um belo cenário. Outros, estão na própria capital do RN, provando que há mais paisagens além das praias para se deslumbrar. Aprecie com ou seu binóculo.
Torre do Parque da Cidade é boa opção para se apreciar a paisagem
Localizado no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, a futurista torre do Memorial de Natal oferece uma das melhores vistas da capital. O espaço projetado por Oscar Niemeyer tem 45 metros de altura, localizado entre os bairros de Candelária, Cidade Nova e Pitimbu. Além de museu, é um mirante potente. Exibe desde a natureza exuberante do parque (em seus 64 hectares), até outras paragens mais distantes da cidade. “Os fotógrafos e cinegrafistas fazem a festa por aqui. Já registraram desde a Arena das Dunas até o Morro do Careca. Temos muitos visitantes que só vêm ao parque para curtir esse mirante”, diz a assessora Vilma Lúcia. A torre abre de quarta a domingo, das 14 às 17h30.
Pedra do Rosário é um dos melhores lugares da cidade para se apreciar o pôr-do-sol
O melhor lugar para vislumbrar o rio Potengi é a Pedra do Rosário, na Cidade Alta. É ponto de devoção religiosa desde 1753, quando uma imagem  da padroeira Nossa Senhora da Apresentação foi achada por pescadores. Dois séculos depois foi construído acima da pedra um deck, que abriga uma réplica da imagem. Desse ponto vê-se os telhados do Passo da Pátria, os trens da CBTU, partes da zona norte, os mangues, a ponte Newton Navarro, e a exuberância do rio Potengi. O pôr do sol faz sucesso entre casais, turistas e fotógrafos.

Mirantes de Martins
Martins, a “princesa serrana”, com sua localização a 745 metros de altitude, é rica em mirantes. O mais famoso é o Mirante do Canto, apreciado por moradores e turistas. Fica a 750 metros de altitude a nível de mar, permitindo a visualização de Umarizal, Patu, Lucrécia, Almino Afonso, Frutuoso Gomes, comunidades rurais próximas, e até algumas cidades da Paraíba. Em frente a esse mirante, está a famosa ‘casa de pedra’. Tem estrutura com bar e restaurante.
Bem estruturado e a 750 metros de altitude, Mirante do Canto é preferido em Martins
O Mirante da Carranca está situado no bairro do Jacu, a 2,5km do centro de Martins. Exibe mais panoramas naturais deslumbrantes. O restaurante e bar do local tem até fondue para harmonizar com o friozinho. Outro mirante badalado é o de Mãe Guilé, localizado no bairro de Lagoa Nova, logo após a subida da serra. As belas paisagens já começam pela estrada que leva ao  lugar, entre rochas e cenários verdejantes. Também conta com serviço de bar e restaurante.
Mirante da Carranca, em Martins é outra boa opção para se apreciar paisagem no Oeste
Falésias de Pipa
O chamado ‘chapadão’ de Pipa é uma grande falésia de tom avermelhado, bem próxima ao balneário. De seus mirantes é possível avistar a Praia do Amor, a Lajinha e a Praia das Minas. O cenário proporciona contrastes de cores entre o azul do céu, o verde do mar e as areias vermelhas das falésias. Para curtir todo o visual de baixo, pode-se chegar lá caminhando desde o centro de Pipa até a Praia do Amor, com paradas para o banho. Tem escadaria nas falésias.
Falésias de Pipa são paradas obrigatórias para quem quer uma boa foto da paisagem
Visual santo
Instalada desde 2010 em Santa Cruz, a 115km de Natal, a estátua de Santa Rita de Cássia tem o status de maior imagem católica do planeta. Tem 56 metros de altura (equivalente a um prédio de 17 andares), e é cercada por um complexo que oferece capela, auditório, restaurante, lanchonete, banheiros, e salas para pequenos socorros. Está localizada no Monte Carmelo, que possui uma altitude média de 300 metros. O visual de lá também é abençoado.
No Monte Carmelo, em Santa Cruz, está a imagem de Santa Rita de Cássia e, de lá, é possível admirar uma bela paisagem
Mirante e bar: Cerro-Corá
Em Cerro-Corá, a 190km de Natal, o mirante em cima da Serra de Santana é bastante associado ao restaurante do comerciante Pipila Araújo – daí ser chamado de Mirante do Pipila. Independente do estabelecimento, o local oferece uma das vistas mais bonitas do Seridó.
Mirante-Bar do Pipila é uma das atrações em Cerro Corá
Golfinhos de Tabatinga
Após subir a ladeira que liga as praias de Búzios e Tabatinga, está o famoso Mirante dos Golfinhos, em cima de uma falésia. Vê-se as dunas da região e, claro, os golfinhos que costumam aparecer no final de tarde (em marés cheias). O local tem restaurante, quiosques, banheiros, e até um comércio de rendeiras de bilro.
Mirante dos Golfinhos, em Tabatinga, é uma alternativa para se curtir o litoral Sul
Santuário
O mirante do Monte do Galo, em Carnaúba dos Dantas (a 235km de Natal), chama a atenção pelo misto de cenário natural e mística religiosa. O local é cercado de lendas: desde o galo  que assombrava os vaqueiros no século 19, até a construção  do cruzeiro em 1928, e em seguida a capela, devotados a Nossa Senhora das Vitórias. O santuário religioso permite visões panorâmicas de honrar qualquer cartão postal. O monte fica a 115 metros de altura.
Monte Galo, em Carnaúba dos Dantas, está na rota do turismo religioso
Castelo Mouro
O Castelo Zé dos Montes, no município de Sítio Novo, é uma visão saída da idade média. Localizado na Serra do Tapuia, interior do RN, é um dos cartões postais mais conhecidos do Estado. O local tem cerca de 100 torres, construídas em pedra e cal. A construção começou em 1984. Além da arquitetura mourisca, é um mirante para toda a região. Aos interessados, terá uma expedição fotográfica ao local no dia 13 de março. Contatos pelo 98896-5436.
Zé dos Montes recebeu orientação divina para construir o castelo
Borborema Potiguar
A microrregião da Borborema Potiguar é pródiga em paisagens incríveis. A Serra de São Bento é exuberante, tem clima frio, e dispõe de pousadas que têm a Pedra da Boca como cenário. Uma delas é a Villas da Serra, construída sobre uma pedra. Já em Monta das Gameleiras, cuja beleza serrana é emoldurada pela Pousada Pedra Grande, que reproduz uma vila holandesa. Os estabelecimentos dispõem de sistema ‘day use’.
Serra de São Bento, na Borborema Potiguar, é um bom local para visitar e apreciar a natureza
Portalegre
A acolhedora Portalegre, a 370km de Natal, vale a longa viagem pelos seus mirantes. O Mirante Boa Vista é mais recomendado durante o inverno, quando a vegetação está verdejante. Já o Mirante Torres de Portalegre é recomendado para quem curte o ecoturismo. Para chegar a ele faz-se uma trilha por cerca de três quilômetros, onde toda a beleza da região pode ser apreciada.
Portalegre é uma boa alternativa para o ecoturismo
Serra de Patu
A Serra do Lima, em Patu, conta com uma extensão média de oito km, com altitude entre 400 e 600 metros. É outro local que conta com o atrativo religioso, já que abria o Santuário do Lima, visitado anualmente por religiosos e turistas. É considerado uma das sete maravilhas do Estado.

Mirante do cajueiro
Em Florânia, a 270 km de Natal, está o Mirante do Cajueiro, atrelado ao Sítio Cajueiro, que conta com serviço de bar e restaurante.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas