quinta-feira, 28 de março, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Missa de cinzas atrai fieis à Catedral

- Publicidade -
A Catedral Metropolitana de Natal recebeu centenas de fiéis na manhã desta quarta-feira (26) para a missa de cinzas. A celebração marca o início da quaresma. Para os católicos, é o tempo de penitência e de oração mais intensa até a Pascoa, que, neste ano, será celebrada no dia 12 de abril. Durante a celebração, a Campanha da Fraternidade 2020 também foi citada com o tema “Fraternidade e Vida: dom e compromisso”. O lançamento oficial será no próximo domingo, 1º de março.

Para os católicos, a Quaresma é o tempo de penitência e de oração mais intensa até a Pascoa, este ano celebrada no dia 12 abril

A missa foi celebrada pelo padre Robério Camilo. Segundo explica, o período de quaresma significa o ápice da fé cristã. “É o momento em que vamos tentando conformar a nossa vida com o que está no Evangelho: a proposta de Jesus de ter uma vida fraterna e nova”, afirmou.

Presente pela primeira vez em muitos anos na missa de Cinzas da Catedral Metropolitana, a natalense Marlete de Souza, 60 anos, compareceu acompanhado pelo filho, a nora e três netos. “Quero ter uma boa quaresma e hoje a missa foi linda. Hoje eu orei por todos que estavam aqui e também pelos que não estavam”, disse. “Foi uma missa muito bonita e especial porque marca o início da Quaresma.”

Moradora do conjunto Nova Natal, zona norte de Natal, Marlete saiu cedo de casa para ver o início da missa às 8h. “A gente sempre está na missa da comunidade, na Paróquia Santa Luzia. Graças a Deus, essa é uma época que eu sei que a gente tem que vivenciar com muito amor e muita fé. Eu sempre procuro acompanhar as solenidades e procuro levar os filhos e os netos porque às vezes o mundo fica precisando de oração”, acrescentou.

Durante a missa, foram escolhidas liturgias que trouxeram temas como a justiça, a caridade e a reconciliação com Deus. Vários são os tipos de jejum possíveis durante a Quaresma. Há desde o “jejum completo”, no qual as pessoas comem apenas o café da manhã (o jejum encerrado às 16h) ao jejum à base de líquidos, além de outros tipos mais leves.

A quarta-feira de Cinzas e a Sexta-Feira Santa são os dois dias do ano nos quais a Igreja define jejum e abstinência obrigatórios. Na abstinência, evita-se comer carnes de animais de sangue  “quente”  (bovina,  ovina, aviária). Entretanto, a Igreja Católica enfatiza que cada pessoa deve estar atenta às suas especificidades médicas.

O momento mais esperado pelos fiéis é a benção com cinzas em formato de cruz na testa, um ritual para relembrar a finitude da vida. Segundo o cristianismo, a cruz lembra de que os seres são pó e ao pó voltarão. “É um dos momentos mais lindos”, considera Marlete.

Além das cinzas, a missa desta quarta-feira também marcou o início da Campanha de Fraternidade 2020. O tema “Fraternidade e Vida: dom e compromisso” é acompanhado pelo lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” para promover uma reflexão sobre o significado da vida nas diversas dimensões: pessoal, comunitária, social e ecológica.

Fraternidade
Oficialmente, o lançamento Campanha da Fraternidade este ano acontece no primeiro dia de março, a partir das 14 horas. A programação da Igreja inclui uma caminhada, que sairá da Igreja Matriz de São Tiago Menor, no Conjunto Santarém, com destino ao Centro Pastoral Dom Bosco, no Gramoré. No encerramento, vai ser celebrada missa, presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha.

A primeira Campanha da Fraternidade foi realizada no território da Arquidiocese de Natal, no dia 8 de abril de 1962, por iniciativa do então Administrador Apostólico, Dom Eugênio de Araújo Sales. A Campanha tinha como objetivo fazer uma coleta em favor das obras sociais e apostólicas da Arquidiocese. A comunidade de Timbó, no município de Nísia Floresta, foi o lugar onde a campanha ocorreu pela primeira vez.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas